Para os índios só restou o 19 de abril
   19 de abril de 2014   │     18:33  │  1

*Aprigio Vilanova

Os índios brasileiros foram transformados numa data comemorativa, o 19 de abril. A escola brasileira estereotipa os nossos indígenas e em nada contribui para entendermos o que eram e no que foram transformados.

As crianças são pintadas, enfeitadas, e forçadas a emitirem um som que em nada tem a ver com a cultura indígena. A data serve apenas para a contínua construção de uma imagem exótica que beira a animalização.

Não existe uma discussão profunda da cultura indígena no país. A história oficial do Brasil nega a importância destes povos e os brasileiros continuam alimentados pelo preconceito fruto do eurocentrismo que impera em nossa mentalidade.

São 514 anos de exploração, extermínio, aculturação e de negação da importância histórica destes povos na cultura brasileira. Mas esquecemos que o português falado no Brasil está repleto de palavras que herdamos do tupi-guarani, que a nossa culinária só é o que é graças a influência indígena, que a sabedoria da medicina natural está sendo apropriada pela indústria farmacêutica.

A situação em que vivem os índios brasileiros é de lamentar. A forma como continuam sendo tratados em muito reflete o pensamento que impera em nós. Os povos nativos do Brasil sofreram e continuam sofrendo a exploração do homem branco em nome de um progresso que nunca será deles.

* é estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. fred

    NÃO É SÓ PARA OS INDIOS, É PARA TODOS QUE SOBREVIVEM, PRINCIPALMENTE A CLASSE TRABALHADORA, QUE O SENHOR LULA FALAVA, TIRANDO POR MIM E POR ALGUNS QUE MORAM PERTO DE MIM, SÓ RESTA LUTAR PARA SOBREVIVER, POIS PELO LADO DO GOVERNO DO PT, NADA FOI E ATÉ AGORA PELO NOSSO POVO. ESSA GENTE QUE É USADA PELO BOLSA-FAMILIA, MAIS QUE FAMILIA QUE GANHA UMA AJUDA E QUE NÃO TRADUZ BENEFICIO PARA A NOSSA MASSA HUMANA.

Comments are closed.