Garcia Marquez: jornalismo é investigativo por definição
   18 de abril de 2014   │     6:06  │  1

Por Aprigio Vilanova*

Morreu nesta quinta-feira (17), na Cidade do México, aos 87 anos, o escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez. Gabo como era conhecido na intimidade, recebeu o prêmio Nobel de Literatura em 1982 com o livro “Cem anos de Solidão”.

Garcia Marquez foi um escritor genial numa geração de tantos outros mestres. Ajudou a construir o movimento literário “Boom” latino americano, com forte base no realismo mágico ou realismo fantástico.

Ele preferia definir assim: “É só Realismo.A realidade é que é mágica. Não invento nada. Não há uma só linha nos meus livros que não seja realidade. Não tenho imaginação”. A literatura de Gabo está profundamente ligada a sua experiência como jornalista.

O jornalismo era uma paixão que Gabo anunciou aos quatro cantos do mundo. Para ele o jornalismo é a certeza de que a investigação não é uma especialidade do ofício, já que todo jornalismo deve ser investigativo por definição e que a ética deve estar sempre orientando o caminho do fazer jornalístico.

Gabo fala da relação na sua obra entre jornalismo e literatura numa entrevista concedida a revista “the Paris Review”, em 1977: “A ficção ajudou meu jornalismo pois trouxe para ele valor literário. O jornalismo ajudou minha ficção porque me manteve numa relação próxima com a realidade”.

O escritor criou a Fundação do Novo Cinema Latino-Americano (FNLA) e a Escola Internacional de Cinema e Televisão (Eic TV), em Cuba, em 1985, na tentativa de impulsionar o movimento cinematográfico produzido na América Latina.

Outra criação importante do genial escritor foi a Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI), em 1994, na Colômbia. A fundação promove cursos, palestras e oficinas sobre jornalismo pela América Latina e está preocupada com a qualidade do jornalismo e tem como objetivo incentivar vocações, a ética e a boa narrativa.

Sua obra é fundamental para entender a América latina e o povo latino americano. Gabo fundiu magistralmente o real e o mágico, a realidade e a fantasia para esmiuçar as engrenagens das estruturas de exploração impostas aos povos humildes de latino-america.

Hasta La Vista Gabo!

* é estudante de Jornalismo da Universidade federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Gerson Maciel Guimarães

    Felizmente Garcia Marquez não conheceu como se faz (?)jornalismo em Alagoas.
    Em Alagoas, jornalismo não é investigativo nem crítico – por definição.

Comments are closed.