Será que esconderam a sujeira embaixo do tapete?
   16 de abril de 2014   │     16:28  │  2

Brasília – Conta a história e eu acredito que levaram o imperador Pedro II, na visita que fez à Cachoeira de Paulo Afonso, para conhecer o “véu da noiva” – que não mais existe, depois das obras das hidrelétricas.

Local íngreme e ainda assim o imperador fez questão de conhecer. Na descuida sobre as pedras, o imperador escorregou e caiu, sendo amparado por um assessor.

Na volta, alguém sugeriu que se fincasse um marco eternizando para a história que o imperador havia visitado o local e Pedro II reprovou a ideia; ele disse que no lugar de se fincar o marco da sua visita construíssem uma escada para que ninguém mais tornasse a cair na descida.

A visita de Pedro II a Paulo Afonso é igual à visita do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, a Maceió esta semana. Ou seja, levaram o presidente do Supremo para descer um terreno íngreme sem escada.

Mas igual a Pedro II sabia que a questão não era o marco da sua visita, o presidente do Supremo sabe que o problema da violência em Alagoas não está nas condições desumanas dos presídios – afinal, um Estado que precisa de presídios é porque não tem escolas nem leis.

Num Estado decente a lei vigora, se a lei vigora a justiça prospera e se a justiça prospera haverá menos rebotalhos humanos na cadeia.

O presidente do Supremo, com certeza, está muito bem informado sobre o quadro dantesco que levou Alagoas a essa degradação, até porque ele veio visitar o Estado no rastro da reportagem sobre a impunidade reinante – e, pior que isso, a premiação que se confere a quem tem contas a ajustar com a lei.

O ministro já sabe que o problema de Alagoas não está apenas nas péssimas condições dos presídios, mas na ausência de quem deveria estar dentro das celas e permanece solto pela impunidade criminosa.

Afinal, a questão maior é a ausência de quem deveria estar na cela e permanece solto – porque isso alimenta o crime e estimula novos criminosos.

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Luis Reis

    Muito bem analisado!!! É isso. Eles todos sabem…Deve ser mais barato educar, afinal se gasta e mal, nessa tarefa, que é obrigação, do que fazer presídios. Enquanto a educação e a saúde forem moedas de troca…sem esperança!

  2. fred

    BEM O QUE É FEITO PARA ESSA GENTE, NADA, POIS ESSA POLITICA DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA NÃO EXISTE, O QUE SE FALA NÃO SE COLOCA NA PRÁTICA.

Comments are closed.