No Brasil, o crime tem compensado…
   10 de abril de 2014   │     12:00  │  1

Brasília– O professor Granjeiro, dono do Gran Curso, disse que o Brasil tem mais curso de Direito do que a soma do mundo inteiro.

Tô bege, como diz uma amiga minha.

Isto quer dizer que somando os cursos de Direito existentes no mundo inteiro, ainda assim o Brasil supera – são quase 2 mil cursos de Direito existentes no país, enquanto no mundo inteiro existem pouco mais de 1,5 mil cursos.

Por conseguinte, o Brasil deveria ser o país modelo; o Brasil deveria ser o exemplo; o Brasil deveria ser o país da Justiça mais ágil e mais contundente.

Mas não é.

Pelo contrário: a sociedade brasileira vive essa distorção e agora é refém de leis que não se aplicam e de uma falta crônica de justiça – o que mais se ouve é a população bradar nas ruas: queremos justiça.

Entenda-se por justiça não apenas a que emana das decisões togadas, mas as que se origina da crença e dos valores que a sociedade deve cultuar.

O Rio de Janeiro vive um estado de guerra e não dá mais para culpar as favelas. O poder público faliu em todos os seus sentidos e uma parte da população injustiçada, ou seja, sem justiça, decidiu sair às ruas para afrontar a lei.

Convenhamos que é o meio mais fácil, até porque o risco de ser preso já não intimida; de ordinário, o delinquente brada solenemente: estou preso hoje, mas amanhã estarei solto.

E volta a delinquir nesse circulo vicioso que se alimenta pela impunidade, especialmente a impunidade para os delinquentes de grava e capital – que nunca se dão mal.

Talvez o fato de termos o maior número de cursos de Direito no mundo alimente essa delinquência. Afinal, se a oferta é grande a demanda cresce na mesma proporção – e essa é a lei irrevogável e indestrutível da Ciência Econômica.

A cena da senhora sendo atacada por delinquentes no Rio de Janeiro, enquanto concedia entrevista é mais que um flagrante jornalístico; é, antes de tudo, a prova inconteste de que já não há mais valores nem ordem pública a se preservar.

É o caos; é o salve-se quem puder.

Os maus exemplos que vêm da cúpula inspiram a plebe; e a ausência ou a demora da Justiça está levando muita gente a acreditar que o crime compensa.

E se continuar assim resta só pedir a Deus que salve o Brasil. Se ainda houver tempo, claro.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. fred

    COMO DIZIA O GRANDE ADVOGADO; – POBRE NÃO PODE MATAR NINGUEM, POR QUE NÃO TEM DINHEIRO PARA SE SOLTAR, ESSA MAXIMA MOSTRA QUE OS POLITICOS E OS RICOS DO MUNDO E EM ESPECIAL DO NOSSO PAIS, MANDA E DESMANDA, POIS O CRIME SEMPRE COMPENSA, E COM DIZ AQUELE MESTRE ;- DEMOCRACIA SÓ NA MORTE, POIS MORRE POBRE E O RICO TAMBÉM VAI.

Comments are closed.