Dilma pede ao senador Renan que se candidate a governador
   5 de abril de 2014   │     11:45  │  4

Brasília – Por duas vezes a presidente Dilma pediu ao senador Renan Calheiros para disputar o governo de Alagoas, este ano. Com o projeto de chegar novamente à presidência do Senado, como de fato chegou, Renan desconversou embora considere uma honra governar o Estado.

Na ocasião, Renan explicou a Dilma que a candidatura dele ao governo de Alagoas não poderia ser uma decisão unilateral e propôs que conversassem mais à frente, ou seja, quando 2014 chegasse e 2014 chegou.

E chegou com os números indicando que a presidente Dilma estava certa e o presidente do Senado deve discutir a proposta considerando a possibilidade de aceitá-la; afinal, ele será um dos carros-chefes da campanha de Dilma à reeleição.

O resultado da pesquisa de intenção de votos, que a presidente Dilma tomou conhecimento,  mostra o dado “sui  generis” na política nacional: o pai e o filho, juntos, se elegeriam no primeiro turno somando-se o percentual de votos apurados.

Claro que um ou o outro será o candidato, mas isto mostra com bastante antecedência a tendência do eleitorado – a faixa mais jovem numa nítida disposição para seguir a tendência do eleitorado de Maceió e a faixa mais calejada optando pela experiência.

Colocado em segundo lugar, o senador Benedito de Lira lembra que na eleição em 2010 as pesquisas apontavam a vereadora Heloísa Helena como eleita para o Senado e foi ele quem se elegeu, inclusive como o mais votado.

É verdade.

Mas também é verdade que se deve levar em consideração o aspecto fundamental da disputa, com o esforço concentrado do governo federal em derrotar Heloísa Helena. Na eleição em 2010 a análise que se fazia era a seguinte: o Renan está eleito; vamos carregar no outro candidato uma vez que se disputavam duas vagas de senadores.

Além do mais, a eleição para senador sempre apresentou essas nuances em Alagoas.  Imagine que o saudoso vereador Camucé teria derrotado o Teotônio Vilela, pai, se não fosse o casuísmo da legislação que anulava os votos do então MDB nos municípios onde o partido não tivesse diretório formado.

E na época, dos 94 municípios existentes, o MDB só possuía diretoria em pouco mais de 50. Nos quase 40 municípios restantes os votos para o Camucé sequer foram contados.

O senador Renan está entre os dez políticos mais influentes do país, hoje, e a conjuntura nacional parece lhe preparar um cavalo selado passando na sua porta pra lá e pra cá. E até a Dilma já viu o cavalo.

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. David

    Ela quer é ver esse cara bem longe de Brasilia. Isso sim é a realidade. Tem os podres dos políticos quase em sua totalidade e usa como chantagem para barganhar seus “ganhos” e manter-se no poder.

  2. EM NOME DOS POLICIAIS !

    Caríssimo Senador, sabemos que tens prestígio e poder perante ao governo federal, nós estamos acompanhando todo esses desdobramentos e temos conhecimento de todo o seu poder de articulação e persuasão, gostaríamos de informar que não esquecemos a PEC300/446, se queres o Governo de Alagoas o senhor tem como nos contemplar com o fim dessa injustiça histórica que nos acomete ao longo de décadas,nossas famíliares e amigos aguardam ansiosamente com essa aprovação, portanto aguardaremos uma resposta com brevidade.

  3. Carlos Alberto

    Cavalo selado só o do Zorro. Você deveria também afirmar que o seu Renan tem o maior índice de rejeição de todos os candidatos e já perdeu três eleições uma para Guilherme Palmeira(Prefeito) outra para o Geraldo Bulhões(Governador) e se tivesse uma unica vaga para o senado federal na ultima eleição ele estaria fora pois teve menos votos que o Benedito de Lira ,falar a verdade não faz mal a ninguém.

  4. CELIO JOSE REBELO DE VASCONCELOS

    Este casuísmo do REGIME MILITAR foi instituído para o pleito de 1982,quando da volta das eleições diretas para Governador. Nas eleições para o Senado Federal , o saudoso MDB apresentou os seguintes Candidatos :
    a) Em -1974 = Pedro Marinho MUNIZ FALCÃO( Apelido : CAMUCÉ
    b) Em 1978 -José MOURA Rocha (MOURA ).
    NESTAS ELEIÇÕES-1974 E 1978 -ERA PERMITIDO VOTAR para DEPUTADO da ARENA e SENADOR do MDB e Vice-versa .
    AGORA,A EXIGÊNCIA ERA QUE SE VOTASSE PARA Deputado ,O Deputado Estadual e Deputado Federal DEVERIAM SER da mesma LEGENDA , ou seja : NÃO PODIA MISTURAR :ESTADUAL do MDB e FEDERAL da ARENA ou Vice-versa . Poderia votar só para Estadual ou só para FEDERAL.
    Portanto o CAMUCÉ e o MOURA ROCHA foram votadosem todos os Municípios Alagoanos.

Comments are closed.