Por que o padre Cícero, que ainda hoje faz milagre, não é santo?
   2 de abril de 2014   │     15:27  │  14

Brasília – O cardeal Joseph Ratzinger presidiu a comissão encarregada de investigar os milagres do padre Cícero Romão Batista. Ninguém mais, na Igreja Católica Apostólica Romana, conhece melhor a vida do padre Cícero que o cardeal Ratzinger.

Tem muitos santos que a Igreja Católica Romana reconhece e que fizeram muito menos que o padre Cícero, e o cardeal Ratzinger sabe disso. Sabe e teve tudo para fazer justiça e nada fez; pelo contrário – Ratzinger engavetou o que ele mesmo apurou sobre o padre Cícero.

Em tempo: para quem não sabe, o cardeal Joseph Ratzinger virou o papa Bento 16 e está na história da Igreja romana como um dos poucos que renunciou ao papado, protagonizando esse fato raro de o mundo católico ter um ex-papa vivo.

E por que o cardeal Ratzinger, que deu declarações favoráveis à canonização do padre Cícero, não sustentou a palavra quando virou papa e comandou a Igreja Católica?

A resposta está com o saudoso frei Damião; uma vez ele me repreendeu durante uma entrevista para a GAZETA DE ALAGOAS, porque eu disse que ele era o segundo padre Cícero.

Não me compare ao padre Cícero não, viu?! Eu não desobedeci ao papa – respondeu abusado o frei Damião, ao lembrar o fato do padre Cícero ter continuado celebrando missa, apesar de proibido pelo papa.

Só depois, quando eu fui estudar a chamada “Santa Missão”, que o frei Damião comandou no Nordeste brasileiro, é que eu entendi a reação abusada do frei quando o comparei inadvertidamente ao padre Cícero – reação esta que ainda prospera no Vaticano e impediu o para Bento 16 de concluir o trabalho dele como cardeal.

É que havia – e ainda há – o temor de que o padre Cícero possa se tornar num líder de uma Igreja Católica Apostólica Brasileira. Aliás, esse temor é antigo e antecede aos “milagres do Juazeiro” e ao próprio padre Cícero.

Sim, porque muito antes do padre Cícero aparecer no Juazeiro outro padre, chamado Ibiapina, já andava pela região do Cariri como se fosse uma espécie de São João Batistra anunciando a vinda do Messias.

Erra quem pensa que a religiosidade arraigada na região cearense começou com o padre Cícero. Na verdade, o padre Cícero se tornou mais famoso, mas não foi o único nem o movimento religioso em torno do Juazeiro começou com ele.

Na verdade, Juazeiro era um povoado do Crato que cresceu em torno da fé e dos milagres do padre Cícero – que a Igreja Católica Romana, por temor, não admite; mas santifica o padre Anchieta, que não fez milagre algum.

Não tenho nada contra o padre Anchieta, mas eu esperava que o Vaticano santificasse primeiro o padre Cícero – que fez e ainda faz muito mais milagres.

Como dizia o ex-governador de Pernambuco, Nilo Coelho, o padre Cícero “é o fator de contenção da revolta dos que sofrem no Nordeste”.

E este milagre se repete todos os dias, ainda hoje.

E tem mais: na história da Religião Católica, Apostólica, Romana, o padre Cícero é o único integrante que é venerado sem ter sido peregrino – o que já é um milagre.

O frei Damião, por exemplo, era italiano. Serviu ao exército e brigou na I Guerra Mundial com o nome de guerra de “soldado Giannotti”; terminada a I Guerra Mundial ele deu baixa e entrou para o convento, onde se ordenou frei e foi nomeado reitor do Convento de Brindsi.

E foi na condição de reitor que veio para o Brasil para ser o frei Damião.

Já o padre Cícero era do Crato, estudou e se ordenou em Fortaleza, e está na história – queira ou não o Vaticano – como o primeiro santo que fez milagre em casa.

Viva o padre Cícero Romão Batista! Viva. 

COMENTÁRIOS
14

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Rômulo Monte

    De fato o homem que foi a luz de Cristo no sertão do Cariri. Não será considerado santo pela Igreja aqui na terra pelo simples fato da desobediência ao Papa na época, onde ele não deveria celebrar missa, mas assim continuo, como segue o artigo. Imagine que exemplo estaria dando para os demais sacerdotes.
    Mas que seja considerado santo no céu, como dizia São Felipe Nero “Eu prefiro o Paraíso”.
    Por interseção de Pe Cicero (através das orações da minha Vó) Jesus Cristo curou minha Mãe de uma grave doença no cérebro que é comprovado cientificamente através de exames.
    E para os homens e mulheres de boa vontade, que carreguemos o exemplo do Pe. Cicero que soube dizer sim quando Deus o chamou para missão de apascentar as ovelhas junto a sua Igreja.

  2. Luiz Henrique

    Quem disse que padre cicero romão batista não e milagroso?

    minha família nos somos todos devotos dele. pois já recebemos muita intercepção do do santo padre. e já vimos muitos duvidar do padre cicero e do frei Damião e sofrer depois!

  3. Junior do Crato

    Esses que bravatam bobagens somente demonstram que nada entendem de história, muito menos da vida do Padre Cícero. Vão estudar antes de ficarem repetindo as besteiras que ouvem muitas vezes de formadores de opinião idiotizados e desinformados. Uma farsa não se sustenta por um século. Olhe nos olhos daqueles que se curaram com a fé no Padre e pergunte a eles quem é Cicero? Antes de ficarem repetindo insanidades. outra coisa, vão estudar a história dos santos da igreja católica que vocês saberão que tem santos que foram coisa muito pior que políticos. Estudem irmãos, pois até os papagaios têm opiniões. Não quer dizer que tenham algum fundamento.

  4. JOÃO FILHO

    TUDO O QUE MEU PADRINHO FEZ AQUI NA TERRA E CONTINUA FAZENDO NA ESPIRITUALIDADE FOI SOMENTE PENSANDO NO BEM DE TODOS PRINCIPALMENTE AOS POBRES NORDESTINOS QUE SOFREM AS INJUSTIÇAS NESSA MUNDO ONDE POBRE NÃO TEM VEZ,E ELE OUVIA TODOS E SEMPRE ORIENTAVA PARA O CAMINHO DO BEM.QUANTA A LAMPIÃO ELE DEU SEUS CONSELHOS CABIA AO MESMO OBEDECE-LO,SE NÃO OBEDECEU MEU PADRINHO NÃO É CULPADO, ELE FEZ A SUA PARTE DE CONSELHEIRO.A IGREJA CATÓLICA A QUAL SOU BATIZADO E ASSUMO O MEU BATISMO, DEVE AGRADECER AO PADRE CICERO POR QUE TEM SIDO UM SUSTENTACULO DA IGREJA CATÓLICA PRINCIPALMENTE NO NORDESTE AS SEITAS ESTÃO INVADINDO OS LARES E MUITOS NÃO SE DEBANDARAM AINDA PORQUE SÃO AFILHADOS DESSE GRANDE SANTO DEPOIS DE DEUS SOU FELIZ POR SER CATÓLICO AMIGO DE JESUS DEVOTO DE NOSSA SENHORA DAS DORES E AFILHADO DO MEU PADRINHO CICERO.

  5. Amigo do Povo

    O BoB, Anchiete,não era um picareta político, Cícero era, e se for para fazer este picareta Santo, que se faça tambem o Lula, o Chê ! e por ai vai, alias o chê foi costumizado pela esquerda de merda como um segundo JC, com barba e coisa e tal. Esqueceram rápidamente o paredon que ele instituiu em Cuba (eliminando os próprios companheiros)o enrolão da sierra maestra, esqueceram dos hectolitros de sangue que ele derramou. Assim como esquecem de pol plot, Stalin (matou mais que hitler, pois não matou na guerra e sim nas perseguições), Mao tse tung (O esquizofrênico)sanguinário, O Roxas (Ídolo do PC do B) que nunca assumiu sua homossexualidade abertamente e tantos outros.

  6. john

    Não se pode negar a liderança religiosa do Pe. Cícero, muito embora ele foi tão líder religioso quanto político. Foi prefeito do Juazeiro por 14 anos, comandou uma revolta que derrubou o governo do Ceará. Ele deveria ter seguido seu sacerdócio, sem envolvimento na política partidária, que atende a muitos interesses escusos.

  7. Elias Oliveira

    Meu caro Bob, concordo em quase tudo contigo, menos no que se refere ao Papa bento. Por Ele o Padre Cícero, O Padrinho do Povo, já estaria reabilitado se não fosse o ranço ainda de cardeais da Europa e do próprio Brasil que não engole a devoção do povo a seu padrinho. E aos que ainda falam contra o Padre Cícero politico, deixo a sugestão que leiam o Livro: Padre Cícero poder e guerra no Sertão de Lira Neto.
    “Um dia a própria Igreja fará minha defesa” disse o Padre Cícero. Aguardemos confiantes!

  8. Dinho

    Acompanho todos os dias o seu conceituado Blog, e com todo o respeito ao nobre jornalista,é bom lembrar que Padre Cícero foi político, se apoderou de terras, aliou-se aos poderosos (coronéis) da época e ainda acoitou as perversidades do movimento de cangaço.Como pode uma das pessoas mais inteligente do mundo como o Papa cometer loucura desta.

  9. Carlos dos Anjos

    Padre Cícero nunca fez milagre. Foi político. Você já viu algum político honesto? Como pode ser santo, fazer milagre, sendo político? Só se for o milagre de surupiar o dinheiro do povo. Tenha santa paciência.

  10. santos

    Era, um verdadeiro bandido disfarçado entrando na politica,protegendo lampeão,e inventando falsos milagres pra ser santo na igreja catolica tem que ser um exemplo para os catolicos e padre ciço não foi e nem e exemplo, ele apenas faz parte do mito do nordeste como lampeão que hoje já tem gente que acha que ele foi santo

  11. João Pedro

    Esse tal de Padre Cicero era um verdadeiro Coronel de Batina, era um político que defendia as oligarquias da época, de santo esse não tinha nada… vale lembrar que ele foi excomungado pelo Papa… e era protetor de Lampião…

Comments are closed.