Os Estados Unidos são tão bonzinhos…
   26 de março de 2014   │     14:32  │  3

Brasília – Cinquenta anos depois os Estados Unidos liberam a papelada que conta a trama para o golpe militar que derrubou o presidente João Goulart.

Tarde demais…

E ainda pior porque, com certeza, essa papelada não conta tudo; não diz o que foi o complô urdido pelo embaixador Lincoln Gordon.

Por exemplo: não diz que os Estados Unidos deslocaram a 7ª Frota, a mais poderosa armada incumbida da segurança no Cone Sul, para o caso de alguma eventualidade.

E a eventualidade seria a reação ao golpe.

Entenda-se como reação o compromisso moral que o comandante do II Exército ( São Paulo e Minas Gerais ), general Amauri Kruel, tinha com o presidente Goulart – mas moral não é para qualquer um.

O general Amauri Kruel era secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro e o filho dele vivia extorquindo os bicheiros, até que alguém denunciou. Sem ter como se segurar no cargo, o general foi demitido e ganhou de Goulart, como prêmio de consolação, o comando do II Exército.

O golpe de 1964 teria outro desfecho se o general Kruel não tivesse traído o amigo e compadre João Goulart.

Digamos que foi melhor assim, pois evitou a carnificina. Mas é preciso contar a história certa, porque a história brasileira está cheia de falsos heróis iguais ( e piores ) a Rui Barbosa.

Se os Estados Unidos se solidarizam de verdade com os 50 anos dessa história que maculou a nossa história e fazem a sua “mea culpa, máxima culpa”, que comecem revogando a proibição para os brasileiros que sequestraram o embaixador norte-americana para trocá-lo pelos presos políticos da ditadura entrarem no país do Tio San.

Porque os documentos que liberaram não contam nada mais do que a gente já sabe.

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Luis Carlos Lins

    Bob:
    Essa frota era 4a. absorvida pela segunda e reativada quando se falou no pre-sal.

    Comando
    Contra-almirante Victor G. Guillory
    Área de atuação da Frotas dos Estados Unidos.

    A Quarta Frota dos Estados Unidos (U.S. 4th Fleet) é uma divisão da Marinha dos Estados Unidos da América responsável por operações no Atlântico Sul, atuando como um componente do Comando do Sul e desde 1° de junho de 2009 comandada pelo contra-almirante Victor G. Guillory1 . O Comando da Quarta Frota encontra-se na Base Naval de Mayport, em Jacksonville, Florida2 e é responsável pela operação de cerca de 15 mil homens, e duas dúzias de navios, e aeronaves embarcadas da marinha americana atuantes no Caribe, América Central e do Sul.
    História

    A Quarta Frota foi estabelecida em 1943, durante a II Guerra Mundial, juntamente com outras frotas numeradas. Mais tarde, foi absorvida pela Segunda Frota e desmobilizada em 1950.

    Em março de 1943, um destacamento aéreo da Quarta Frota foi transferido para a cidade de Natal, Rio Grande do Norte, a fim de realizar operações de patrulhamento no Atlântico Sul.

    Em abril de 2008, foi anunciado o retorno das operações da Quarta Frota.2 Embora o governo americano tenha argumentado que a iniciativa não amplie presença naval americana na área3 e o objetivo seja para colaborar com o combate ao narcotráfico, vigilância e monitoramento das novas reservas de petróleo do pré-sal brasileiro, interações militares e treinamento bilateral e multinacional,2 o anúncio gerou inquietação entre lideranças da América Latina.4 5 Os governos da Argentina e do Brasil, fizeram inquéritos formais quanto à missão da frota na região. Na Venezuela, Hugo Chávez acusou os Estados Unidos de tentarem amedrontar o povo da América do Sul com a reativação da frota, e prometeu que os novos aviões Sukhoi Su-30 de seu país poderiam afundar quaisquer navios norte-americanos invadindo águas venezuelanas. O ex-presidente cubano Fidel Castro advertiu que poderiam ocorrer mais incidentes, tais como a intervenção colombiana no Equador.

    Sobre o que Lindon Johnson disponibilizou para apoiar o golpe, veja-se:

    Desculpe, a intenção é somar. Parabéns pelo blog.

  2. antonio

    Acontece caro BOB que a situação no Brasil chegou a um ponto insustentável e só uma intervenção militar pra dar um basta nesta podridão de roubalheira e desmandos. Por isso que a midia está se borrando de medo e agora dedica boa parte do seu tempo com reportagens que denigrem a verdadeira história, é só ver o patrimônio que todos os ex presidentes deixaram e veja o patrimônio dos atuais.

  3. Gutemberg Lócio

    Pobre de nós se não fossem os Americanos,hoje e ontem,são os maiores compradores do mundo,sustentam a economia mundial,de uma forma correta ou não,mantém os tiranos em seus devidos lugares com a política do “manda quem pode” e ainda por cima interromperam os planos Japoneses de dominação mundial aliados à Alemanha Nazista e a Itália Fascista,já pensaram se o Eixo do mal tivesse levado à cabo suas pretensões? prefiro viver nesse modelo do que viver subjugado por ideologias malucas,de discriminação,de fanatismos idiotas,de cerceamento de pensamento e de nem ter o direito de me expressar como agora faço.

Comments are closed.