Alagoas: a vaca leiteira que dá “leite” de todas as maneiras
   13 de março de 2014   │     18:47  │  2

Brasília – A propósito da postagem no blog sobre as potencialidades de Alagoas, das quais Alagoas não se beneficia, um ex-secretário e professor aposentado da Ufal me lembra que o gás natural alagoano também alimenta Pernambuco.

É verdade; eu esqueci de citar que Pernambuco também se beneficia do gás alagoano. Aliás, todos se beneficiam – Sergipe, Bahia e Pernambuco; menos Alagoas.

Dois gasodutos, uma para o Norte e o outro para o Sul, levam o gás alagoano para Pernambuco, Sergipe e Bahia. Levam quase tudo; dos 2 milhões de metros cúbicos diários que Alagoas produz, apenas 0,2 por cento ficam no Estado, disse-me o professor.

Com a merreca que fica aqui, Alagoas enche algumas centenas de botijões de gás na bomba instalada na Chã do Pilar e abastece algumas dezenas de bombas de postos de combustível.

Quem se beneficia mesmo do gás alagoano é a Bahia – que ainda consegue extrair gasolina; Sergipe – que oferece o gás natural alagoano como atrativo aos investimentos industriais privados; e Pernambuco – que poderia ficar de fora da farra.

Ora, se Alagoas é essa vaca leiteira que dá leite de toda maneira para a Bahia e Sergipe, não seria justo que Pernambuco ficasse de fora. É ou não é?

Está, pois, feita a correção. Infelizmente, o ex-secretário que foi meu professor no curso de Economia da Ufal pediu para ser mantido no anonimato.

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Amigo do Povo

    Bem, bebe o leite quem tem competencia ! O Gás existe e é explorado a décadas e apenas agora no século 21 Alagoas consegue 4 ou 5 indústrias de médio porte (tem gente que fala INDUSTRIAS)e começa a consumir o gás que produz – É uma vergonha. No que diz respeito ao gás da foz do São Francisco = nada, aopós Sal = nada – pré Sal nem se fala. A política local ainda é dominada pelos donos da matriz energética local = usineiros e estes jamais irã enfraquecer sua hegemonia no setor. Uma vergonha que 1/2 século depois de implanar a SALGEMA tenhamos pouquíssimas industrias de 3 geração no setor. O Eteno produzido vai para fora integralmente (PE) e (BA). Quem garante a energia para industrialização em AL ? Eletrobrás ? Quel é prioritário na área produtiva NE AL , BA ou PE ? Somos sacaneados sim, e muito, mas principalmente pela elite burguesa agro industrial dominante = Usineiros !

  2. Danilo

    Pois Bob, você foi enganado por esse ex: secretário, me parece que essa conversa que você deve ter tido com ele, foi na década de 70, porque nos dias atuais, a distribuição de gás natural aumentou consideradamente em Alagoas, por causa do número de grandes indústrias que aqui estão se instalando. Só a nova Braskem consome uma quantidade imensa de gás natural, a fábrica da Bauducco é totalmente abastecida com gás natural, da mesma forma todo distrito industrial de Marechal Deodoro, e o Distrito Industrial de Maceió. O que está indo para Pernambuco e Sergipe são quantidades mínimas, que estão deixando os governadores desses Estados com cabelo em pé. E essa quantidade que está indo pra fora, ainda vai diminuir, pois a futura fábrica da Portobello consumirá uma quantidade gigantesca de gás natural.

Comments are closed.