Muita coisa acontece na Pauliceia desvairada
   6 de março de 2014   │     0:19  │  0

por Aprigio Vilanova*

São Paulo – O carnaval de São Paulo surpreende os mais desavisados. A diversidade de eventos da capital paulista mostra um carnaval vivo e que a cada ano se afirma como um pólo multicultural também durante a folia de momo.

Tem festa para todos os gostos e para as mais diversas origens étnico-culturais. Quem resolve curtir o carnaval em Sampa pode aproveitar a festa momesca de vários lugares do mundo. O desfile das escolas de samba tão explorado pela mídia em nada reflete o caldeirão cultural que borbulha na paulicéia.

Os blocos de rua pipocam pelos quatro lados da cidade. A variação de ritmos reflete a própria formação cultural da megalópole, pode-se pular a festa ao som do maracatu ou do frevo pernambucano, do samba paulista, das marchinhas tradicionais ou em forma de paródias, do punk rock com batucada.

Dois blocos entre as dezenas que desfilam pelas ruas de São Paulo merecem ser conhecidos e apreciados. O desfile do Ilu Obá de Min, bloco de maracatu com a bateria composta só por mulheres, reuniu mais de 2 mil pessoas no centro da cidade.

Bateria do bloco Ilu Obá de MIn (divulgação)

Bateria do bloco Ilu Obá de MIn (Rita Rodrigues)

O bloco do Saci, composto por militantes da esquerda paulista, sai tradicional bairro do Bixiga e a trilha sonora são as paródias das tradicionais marchinhas carnavalescas. O tema deste ano do Bloco do Saci foi 50 anos de resistência à ditadura militar.

A paródia de Mamãe eu quero mostra bem o caráter do Bloco do Saci: “Mamãe eu quero, mamãe eu quero, mamãe eu quero escrachar, quem ocultou, quem torturou pois sem justiça não podemos ficar”.

Desfile do Bloco do Saci no bairro do Bixiga (Manuel Amaral da Silva)

Desfile do Bloco do Saci no bairro do Bixiga (Manuel Amaral da Silva)

*é estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto – MG