A esperança é quando o sergento Garcia prender o Zorro
   17 de fevereiro de 2014   │     18:58  │  0

Brasília – Na história da humanidade, antes e depois de Cristo, não há sociedade, não há país que tenha se desenvolvido, que tenha evoluído, sem antes ter conhecido uma tragédia.

No Brasil, a única tragédia que se conhece se deu em 1950 quando a seleção de futebol perder a copa do mundo.

Este ano, 64 anos depois, a copa do mundo de futebol será realizada no Brasil, mas a chance de a seleção brasileira perder é zero; a seleção brasileira será campeã e não é porque o raio não cai duas vezes no mesmo lugar – cai sim.

É porque a copa do mundo de futebol é uma marmelada.

E sem conhecer tragédias sociais e políticas o Brasil virou este país do “jeitinho brasileiro”; dá-se jeito pra tudo.

Outro dia ouvi perplexo o professor Granjeiro, dono do Gran Curso, um dos maiores cursinho do país, dizer que o Brasil tem mais faculdade de Direito do que o mundo inteiro.

Não é possível – pensei – mas é verdade. Somando-se todas as faculdades de Direito existente no mundo, ainda assim o Brasil tem mais faculdade de Direito do que o mundo inteiro e, no entanto, somos o país das injustiças, da justiça tardia, do crime que compensa, da lei que se burla e etc.

Como explicar tamanho disparate? Só pode estar na Genesis da Independência – que foi a Inglaterra que fez. A Inglaterra fez a Independência e a República, e também fez uma guerra ( Guerra do Paraguai) para o Brasil que inventaram.

O Brasil virou República, mas a sua bandeira mantém a reverência à Monarquia nas cores verde e amarela – que, ao contrário do que nos ensinam no colégio, não representam as nossas matas e o nosso ouro, mas a união imperial com a Áustria que nos deu a princesa Leopoldina.

E assim ficamos nós a espera de uma tragédia além das tragédias diárias que nos infelicitam, mas não resolvem o nosso problema. Entra ano e sai ano; entra governo e sai governo e os problemas só se avolumam.

Todos buscando direitos num país que tem mais Faculdade de Direito do que a somatória do mundo, junto. E a esperança parece estar apenas no dia em que o sargento Garcia prender o Zorro