A violência assumiu o comando e salve-se. Se tiver tempo
   11 de fevereiro de 2014   │     8:54  │  2

Brasília – Nos últimos dois anos, 164 lojas no Setor Comercial nas quadras 510 e 511 Sul fecharam as portas – divulgou o Bom Dia Brasília desta terça-feira, 11.

Motivos: assalto demais e a polícia não deu conta.

Em tempo: estamos falando do Plano Piloto, o que agrava a estatística!

Como assim, se a polícia de Brasília é a mais bem equipada e a mais bem paga da América do Sul e Central, e a terceira mais bem paga da América do Norte – só perde para a polícia dos Estados Unidos e do Canadá!

Pois é; como assim?

Quer dizer então que o problema da violência não é só o desaparelhamento e o baixo vencimento?

Como assim?

Só há uma explicação: o país está sob a égide da desordem, que leva à desobediência e à inoperância. Isso explica o motivo de a polícia não dá conta de controlar o crime, e isto apesar do excessivo número de policias que o país possui.

Tem a polícia federal, a polícia rodoviária e a força federal; em nível estadual tem a polícia militar, civil e a guarda municipal.

E tem ainda os vigilantes, que são uma força privada de propriedade de quem deveria estar zelando pela segurança pública.

É polícia demais e não dá para entender como a violência também é demais, se em tese uma coisa deveria reduzia a outra e não reduz – pelo contrário: só aumenta.

Lembra até o verso do poeta cubano Silvio Rodrigues sobre a serpente: eu mato e me aparece outra maior.

Nunca, na história deste país, a polícia prendeu tantos e não dá para entender como, concomitantemente, o crime só aumenta.

Em Brasília, a capital do país, a recomendação à polícia é não sair para cumprir os mandados de prisão porque os presídios estão superlotados. A Papupa, o principal presídio de Brasília, tem capacidade para 6 mil presos e já está com 13 mil!

Fica-se a imagina como não estará a situação em Alagoas, na Paraíba, no Piauí…

A morte do jornalista Santiago Andrade é como a crônica de uma tragédia anunciada, algo que nos parece aguardado e no máximo nos cabe reagir com a observação: não disse!

Não disse que isso ia acontecer?

E o pior, gente, é que ainda vão ocorrer coisas piores até que alguém decida de verdade colocar o ponto final nessa tragédia anunciada.

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Há Lagoas

    Um Estado omisso, Leis brandas e uma sociedade invertendo os valores…
    Se o braço armado do Estado, legitimado pela força da lei não consegue debelar a violência no DF, em Alagoas então…
    Não é apenas valorizar o policial com bons salários, equipamentos e estrutura, pois do outro lado você tem uma sociedade não afeita as regras, e cuja cidadania encontrasse entorpecida, caída em uma vala comum do esquecimento.
    Ao que parece, tudo se resolve no confronto, e diante de um Estado colapsado, todos se acham no direito de infringir a lei. E não estou falando apenas de bandidos…

Comments are closed.