A lição do general que envergonhou o professor de Direito
   10 de fevereiro de 2014   │     12:05  │  4

Brasília – O presidente Figueiredo ficou na história como “um grosso, um cavalo mal-educado” por ter se recusado a passar o governo para o Sarney, e ninguém, nem o mais renomado e honesto dos juristas brasileiros saiu em sua defesa para sustentar que estava certo.

Na verdade, mesmo sem ser formado em Direito, o general deu uma lição de Direito Constitucional. Deu pena de ver o jurista Afonso Arinos defendendo a posse do Sarney; ao fim da vida, o jurista se desmoralizou e não resistiu por muito tempo – eu acho que a vergonha por ter manchado a sua história levou-o à morte em seguida.

Para entender: o Tancredo Neves morreu antes de prestar o juramento e tomar posse, logo, ele era o presidente de fato e não de direito.

E sendo assim, o vice-presidente também estava impedido de assumir porque era na verdade o vice do fato que ainda não havia se tornado direito, ou seja, o Sarney era o vice do nada – de acordo com a Constituição.

E como o Tancredo morreu antes de cumprir com os trâmites constitucionais, a Constituição da época determinava que o Ulisses Guimarães assumisse o governo por 30 dias e nesse prazo convocasse nova eleição – que seria realizada também pelo Colégio Eleitoral, ou seja, de forma indireta.

Mas não foi isso o que fizeram.

O pior é que, para ocultar a covardia, o foco foi desviado e o homem que deu uma lição de Direito Constitucional sem nunca ter sido jurista e sequer advogado foi execrado como “um grosso, um cavalo”.

Pois então, quando alguém ler na história que o general se recusou a passar o governo a um civil repila com veemência!  Na verdade, o Figueiredo deu foi uma aula de Direito Constitucional que desmoralizou o até então maior Constitucionalista do país.

 

 

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. jonas freitas

    Meu caro Bob, foi a partir dai que começou a grande sacagem deste Brasil de políticos corruptos…Já está na hora de passar esse país a limpo. O próximos presidente, se for inteligente, convocar uma nova constituinte e fazer uma reforma geral nesta que está ai… Não , com os atuais congressistas…Como disse nosso amigo Breno…Eu era feliz e não sabia.

  2. ESTÓRIA E HISTÓRIA

    Bob,

    Foi mais uma grande mentira da nossa política colocada na nossa História, o que é uma pena e um desserviço as gerações futuras.
    ´
    Tal qual a Comissão da MEIA Verdade, pois não entendo uma VERDADE de um lado só.

    E o outro, que também matou, roubou, sequestrou e muitas vezes, fez justiça com as próprias mãos.

    Em ambos os casos, UMA SENHORA DESONESTIDADE, coisas do nosso Brasile dos nossos “líderes”.

  3. Amigo do Povo

    Olha Bob, sacanagem mesmo fizeram com o Jango e fizeram duas vezes (2 golpes), primeiro foi aquela do parlamentarismo e depois com o aval da UDN e Cia. Derrubaram de Vez o Presidente.
    Entre os UDNistas golpistas temos os pais de dois Senadores Alagoanos da Atualidade. Então o que aconteceu com a posse de Sarney é fichinha. Seria bom que você lembrasse publicamente o nome dos políticos que na época pisaram e rasgaram a constituição e muitos deles, como Sarney, posam ainda como paladinos da liberdade e da ordem.

Comments are closed.