A dívida impagável de Alagoas e a exigência de Renan
   7 de fevereiro de 2014   │     12:20  │  1

Brasília – Nada foi tão devastador para Alagoas quanto a crise na década de 1990, que culminou com a renúncia forçada do governador Divaldo Suruagy diante do risco real de uma convulsão social.

Os dez meses de vencimento atrasado para o funcionalismo era algo inusitado e a crise estourou exatamente nas mãos do Suruagy – que exibia a pontualidade no pagamento do funcionalismo como uma das marcas de governo.

Suruagy foi forçado a renunciar e na tentativa para se eleger deputado federal em 1978 ficou em terceiro lugar na coligação, abaixo do delegado Rubens Quintella, que disputou a sua única eleição na vida – ele não se elegeu, mas obteve mais votos que o Suruagy, o que antes seria tido como heresia.

Mas as sequelas não foram apenas de natureza política; o pior foi o estrago na já combalida economia alagoana: a Comesa, empresa do poderoso grupo Gerdau, foi embora de Alagoas e a Companhia de Eletricidade de Alagoas foi trocada por duas folhas de pagamento do funcionalismo – e nem assim Suruagy conseguiu salvar o seu governo.

Nem o mandato.

As sequelas ainda hoje resistem e incomodam porque o preço que Alagoas paga parece impagável; quanto mais paga mais deve.

Alagoas devia 2 bilhões de reais, já pagou 4 bilhões de reais e ainda está devendo 7 bilhões de reais o que não dá para entender – exceto se usar a Matemática Moderna, onde existe até conjunto vazio.

O Ronaldo Lessa, quando era governador, se indispôs com o Lula, então presidente da República, ao denunciar a sangria mensal na receita do FPE alagoano e o valor descontado na boca do caixa pelo governo federal.

Não foi o Lessa quem assinou o acordo da divida, nem o Lula era ainda o presidente da República, mas a bomba estourou na sua gestão. O Lula não gostou da cobrança do Lessa e respondeu aborrecido, mas sem citar nomes, durante a solenidade de inauguração do novo aeroporto de Maceió.

– “É engraçado. As pessoas assinam um acordo e depois vem reclamar” –  respondeu na época o então presidente Lula.

O acordo que Alagoas assinou é realmente cruel. Para se ter uma ideia, Alagoas paga um juro extra maior do que São Paulo. É o IGP-DI mais 9% enquanto São Paulo paga o IGP-DI mais 6%.

O senador Renan Calheiros lidera agora a luta para se revê o acordo da dívida e torná-lo menos cruel. Renan avisou que Alagoas que pagar o que deve, mas propõe que em condições que não comprometam os investimentos do Estado.

O senador Renan propôs trocar o IGP-DI pelo IPCA, pois este indicador é tolerável e menos usurento. Só para ter ideia, Alagoas que paga hoje 50 milhões de reais mensais da dívida corrigida pelo IGP-DI e, como o IPCA, passaria a pagar só pouco mais de 20 milhões de reais.

A proposta tem tudo para ser aprovada pelo Senado e, sabendo disso, o ministro Guido Mantega procurou o senador Renan e pediu para ele esperar até março. Ou seja: só colocar a proposta em votação em março.

O senador Renan atendeu, mas avisou que o IGP-DI não pode mais continuar como indexador da dívida dos estados – o que Alagoas agradece.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. CELIO REBELO

    Houve um equívoco . Em 1978,DIVALDO SURUAGY renunciou ao Governo do Estado e candidatou-se a DEPUTADO FEDERAL, obtendo aproximadamente 104.000 votos ,sendo o DEPUTADO FEDERAL MAIS VOTADO PROPORCIONALMENTE . Neste pleito, o saudoso MDB apresentou JOSÉ MOURA ROCHA como candidato ao SENADO FEDERAL.

Comments are closed.