Dilma cai na real, para salvar o Real
   2 de janeiro de 2014   │     11:47  │  2

Não dá mais pra segurar…explode coração! E explodiu: a política de redução do IPI é uma faca de dois gumes que a presidente Dilma manteve afiada enquanto pôde.

Mas não deu mais e o ano novo começou com o aumento da alíquota do IPI dos carros, senão, o governo não vai fechar as contas no final de 2014.

Num momento, a redução evitou o desemprego, mas a expansão do consumo levou à derrota da previsão do governo para a inflação.

E a inflação é esse monstro que nunca morre; apenas adormece e qualquer sacolejo ou turbulência na economia ele se acorda.

O governo da presidente Dilma é o primeiro, dos últimos três ( Collor/Itamar, FHC e Lula ) que terá de se virar sozinho.

Collor abriu o mercado interno e cortou o cordão umbilical que ligava o empresariado brasileiro às tetas do governo; se hoje a sociedade pode comprar computador e celular no supermercado, e os automóveis nacionais deixaram de ser carroças, isso se deve ao Collor.

Também o Plano Real não seria possível em 1994,  se o Collor não tivesse deixado a reserva cambial de quase 60 bilhões de dólares – o que lastreou a nova moeda e permitiu a paridade com o dólar de 1 para 1.

O governo FHC deixou para o Lula a estabilidade econômica e o Lula, que não é bobo, não mexeu na política econômica.

Sábio Lula.

Mas e o que a Dilma herdou?

Herdou a expansão do consumo, que num certo momento teve de ser estimulado para se manter o nível de emprego; e herdou a expansão da máquina administrativa para se atender às demandas da base aliada.

Os números da economia projetados pelo governo, como não poderia deixar de ser, não se confirmaram. O país cresceu menos do que se previu e a inflação cresceu mais do que se imaginava.

E agora chegou o momento de cair na real, senão o real vai pro brejo. 

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Antoniobrasil

    Sobre Collor,FHC e Dilma,você escreveu verdades;sobre o ganso da ditadura(segundo Romeu Tuma JR),sobre o seu fan, pilantra,mentiroso e oportunista,que prefiro não escrever o nome para não estragar a tela do computador,o que você deveria escrever é que o Brasil hoje poderia e deveria ser uma super potencia mundial,caso o ganso não tivesse feito greves e protestos contra todos os projetos de modernização do País! Bob,espero que um dia você esqueça seu fanatismo pelo ganso e escreva sobre todos os protestos que o ganso patrocinou contra a política neoliberal e contra as privatizações de outros governos!tente Bob,tente escrever sobre isso,para o bem da verdade!

Comments are closed.