Força Nacional e agora o Exército nas ruas
   26 de dezembro de 2013   │     13:07  │  10

O modelo falido de segurança pública no Brasil levou a situações esdrúxulas; no Rio de Janeiro as UPP ( Unidade de Polícia Pacificadora ) se transformaram em mini-quartéis, que serão tantos quanto for o número de favelas cariocas – que se calcula em mais de 150.

Pacificar sob a mira de uma arma não é bom, porque a “pacificação” se torna frágil. A pacificação duradoura só vem através da conscientização das pessoas.

Mas, até aqui, as UPPs são as únicas ações oficiais para a segurança pública que vem dando certo. Mas são caras; imaginem que em outros Estados não há condições de se manter sequer um posto policial, quanto mais um mini-quartel.

Não dá, pois, para ser estendida ao resto do país, exceto com o apoio financeiro da União. O modelo das UPPs é caro.

Ao mesmo tempo em que se vê o modelo falido, se vê também a insatisfação dos policiais. E muito se tem contribuído para essa insatisfação, cada vez mais à vista e causando reboliços internos na corporação.

O caso específico de Alagoas chega a ser cruel, porque não se discute a solução do impasse e sim os arremedos para superá-lo. A convocação do Exército para o policiamento de rua não vai resolver o problema.

E o mais grave de tudo é que a sociedade alagoana para entender que tanto faz como tanto fez, ou seja, os números da violência não mudam esteja ou não a polícia nas ruas.

Primeiro se convocou a Força Nacional e agora o Exército. Mas ainda não se convocou para uma discussão séria que leve à solução do problema.

Os policiais que não estão na Força Nacional e por isso recebem o soldo menor dificilmente se conformarão com a discriminação. E esse é o grande impasse a ser superado, ainda que haja quem acredite que o Exército vai resolver o problema.

E vocês? Acreditam que o Exército nas ruas vai resolver o problema da violência em Alagoas?

COMENTÁRIOS
10

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Caro Amigo, creio que se for utilizado para cumprimento de sua função constitucional, lógico que resolve. Entretanto, se for para utilização em ações de polícia cidadã…

  2. jonas antonio de freitas

    É fundamental criticar as polícias com o objetivo de reformá-las e democratizá-las. O Estado deve deter o monopólio da força, e a existência das polícias e do sistema de justiça criminal são fundamentais para garantir o direito a uma vida sem violência. Contudo, mudanças são necessárias.
    A redemocratização do Brasil e a Constituição Cidadã de 1988 não foram capazes de promover mudanças nas estruturas da segurança pública brasileira e nas polícias, resultando em corporações desalinhadas com o Estado de Direito e com as exigências de um contexto democrático plural e diverso.
    Uma primeira mudança necessária é a desmilitarização. É preciso discutir os caminhos que possam aproximar a polícia da cidadania e do bem público. A lógica que domina a formação policial ainda coloca ênfase em uma perspectiva de defesa contra um inimigo externo, que resulta em um treinamento e uma perspectiva que coloca a polícia a serviço do Estado contra o cidadão.

  3. Luiz Paulo Sodré

    Pronto Sr. Bob, o Téo surpreendeu novamente,deu uma grande demonstração de humildade,os militares estão de parabéns porque fizeram um movimento pacífico,o povo mais feliz com as policias na rua,o exército não precisará mais ocupar nosso estado,emfim,no fim deu tudo certo,agora mostre se ficou um pouco de dignidade,naquele Bob que todos nós conhecíamos e escreva uma grande matéria elogiando a maturidade de ambas as partes,veremos se eu estava errado e sendo injusto com o velho jornalista.

  4. Amigo do Povo

    As vezes vejo nestes Blogs uma referência ao Cel Amaral, servo da ditadura, dos bons, ligado e inúmeras denuncias. De outras, leio comentário de algumas pessoas, dizendo que tem mais que matar, 200 anos de cadeia é pouco e por ai vai. Bem vamos lá. O ideal então seria termos um meio termo entre Pol Plot, Mao tse tung e Stalin = Poltslin. Este sim seria o secretário da segurança ideal, acredito que apoio político já teriamos de imediato do PSTU, PSOL e outros (talvez até do PC do B, já que falamos do Stalin). Bem, não haveria necessidade do Governo ficar justificando o não investimento na saude (melhoria dos hospitais pardieiros, Agua e Esgôto para todos, etc.) Educação (Escolas barraco, Professores na mais completa miséria, falta de merenda escolar,etc) e Segurança (esta não tem problema pois Poltslin irá cuidar e uito bem). O que falta realmente senhores é convencer o Pol de que ele não poderia investir contra a Burguesia, de que nariz de filho rico tem imunidade e tambem que ele deve olhar para o lado, quando aquele político semi-analfabeto e cretino do interior aparecer cheio de jagunços armados (ilegalmente) para fazer plantão no posto policial ou ainda aturar na Policia cilvil, um monte de agregados que nada tem a haver com a classe, mas foram indicados por políticos. tirando isto e motivando a categoria o Pol tem chances de pacificar Alagoas, nada de UPPs caras (caras porque ? Pobre paga imposto, ele está embutido em qualquer produto que se consome. rico compra no EBAY, burlando o fisco) ou ainda programas socias que envolvam creche na primeira infancia, Saude da 3 idade e outros desperdicios, afinal somos um Estado pobre (não temos recursos nem gente competente, isto é que é pobreza). Ia me esquecendo dos noias, eles não serão problema para pol, afinal já estão sendo exterminados, principalmente os pardos e negros ou pela própria droga ou por alguns cidadãos que tomam a lei em suas próprias mãos.

  5. daniel

    tanto lutei contra a ditadura pra que? pra ver o exercito nas ruas de novo. é mais uma facada na pseudo democracia que achamos que existe, até quando vamos viver a sombra da ditadura militar e sob os desmandos de uma “monarquia” onde os caciques mandam e a população tem que engolir calada. quando vamos ser um pais realmente democrático de direito? um grande passo está sendo dado, desmilitarização é um deles, os próprios militares querem, a população quer, a presidente quer, só falta vontade politica! queremos uma policia eficiente e não uma policia politica, isso só ocorrerá com o fim da PM.

  6. Neto Barros

    A SOCIEDADE ESTÁ VENDO COMO A ÚNICA SOLUÇÃO PARA SE CONTER TANTA VIOLÊNCIA, ACHO QUE JÁ SE PASSOU DOS LIMITES QUE UMA SOCIEDADE PODE AGUENTAR, AS PESSOAS SAEM E NÃO TEM CERTEZA SE VOLTA, ISSO É CRUEL, OS FILHOS AS ESPOSAS DESPROVIDOS DE DEFESA E ATÉ MESMO O HOMEM QUE POR LEI FOI DESARMADO, FICANDO ASSIM EXPOSTO A TODO TIPO DE CRIMINALIDADE, A CULTURA QUE IMPLANTARAM, É DE QUE O EXÉRCITO SÓ SABE CUIDAR DE GUERRA, O QUE É PURA MENTIRA OU DESCULPA, POIS EXISTE TODO TIPO DE PREPARO, CONVIVO COM ESSA CLASSE E O EXÉRCITO TEM PREPARO SOCIAL, DE LINHA MODERADA, PORÉM SE PRECISO AGI COM TAL OFÍCIO, EXÉRCITO A MANEIRA DE ESTANCAR ESSE RIO DE CRIMINALIDADE, ALAGOAS SANGRA DIA A DIA.SOS BRASIL

  7. ALAGOANO

    É EVIDENTE QUE SIM , POIS A INGERÊNCIA DESSES GOVERNOS TEM SIDO CRUEL, DEIXOU QUE SE ACONTECESSE O PIOR, DITADURA CIVIL COMANDADA POR POLÍTICOS MAUS INTENCIONADOS, E COMEÇOU AS IMPOSIÇÕES EM TODO PAÍS, E AQUI EM ALAGOAS, A COISA TORNOU-SE INSUPORTÁVEL, COMO QUE VEM 200 MILHÕES PRA SEGURANÇA E NÃO SE TEM NOTÍCIA ONDE E PRA QUEM FOI ESSE DINHEIRO QUE NÃO É POUCO? E OS MILHÕES DA ASSEMBLÉIA DE ALAGOAS, QUE JÁ SE SOMAM QUASE UM BILHÃO, E ATÉ AGORA NÃO SE TOMOU PROVIDÊNCIA NENHUMA? QUANDO SE FALA EM MEDIDAS EXEMPLARES, DURAS, APARECEM OS DEFENSORES DE DIREITOS, E NÃO QUEREM SABER DAS CONSEQUÊNCIAS, OS QUE ESTÃO POR CIMA DA CARNE SECA, NEM SEQUER QUEREM SABER OUVIR EM PUNIR OS LADRÕES, É CLARO BOB, QUE TEMOS DEVERES, MAIS OS DIREITOS SÃO PRERROGATIVAS QUE DEVEM SER CUMPRIDAS, AFINAL A CONSTITUIÇÃO É PRA TODOS. COM ORDENAMENTO E CUMPRIMENTO , FAZENDO VALER OS DIREITOS DO CIDADÃO, QUE VENHA O EXÉRCITO SIM, OS BAMBAÊS DA POLÍTICA E DETENTORES DA MÍDIA COLOCARAM OU FIZERAM DA DITADURA O TERROR DA HUMANIDADE, CULTURA ESSA QUE SE PASSOU SEM A DEVIDA PROPRIEDADE, NA REALIDADE NUNCA HOUVE DEMOCRACIA PLENA NO BRASIL, NEM SE QUER SE CHEGOU A UM PATAMAR IDEAL. A SOCIEDADE PRECISA TER LIBERDADE SIM, PELO MENOS DE SAIR DE SUAS CASAS, ONDE VIVE AQUARTELADO, OU PRESO NAS GRADES SEM LASER NENHUM. ENQUANTO A CADA DIA OS PODEROSOS SÓ FALAM EM CONSTRUIR PRESÍDIOS, PQ É UMA DAS VEIAS QUE CORRE DINHEIRO PRA O BOLSO DOS CORRUPTOS, AÍ SIM , ISSO É CHAMADO DE DEMOCRACIA. ASSUNTO MUITO SÉRIO, E O QUE FAZER? UMA ENQUETE FICA ATÉ DIFÍCIL, POIS PUSERAM NA CABEÇA DOS JOVENS BRASILEIROS ESSA IRREAL CULTURA, POIS VIVI O REGIME SIM, E QUEM ERA SUBVERSIVO TINHA SEU PREÇO.

  8. Roberto Quantico

    A imponência e superioridade do Exercito nas ruas de Maceió vai dar uma sensação de segurança enquanto a polícia não der o ar da graça. Não resolve a violência sem controle das cidades brasileiras porém mostra que não estamos sozinhos. Os Países do mundo estão passando por transformações radicais inclusive nos costumes, a droga esmagando o nosso sistema, os políticos influentes roubando descaradamente mostram o caminho a seguir: o crime.Como diz o ditado: São sete anos de fartura e logo depois sete anos de desgraças. Em 2014 inicia-se o período
    dos sete anos de desgraças no Brasil e em teremos um longo período de dores e decepções. Gostaria de prever como estaremos em DEZEMBRO DE 2014 nosso ano de fogo.

  9. Evandro

    Pacificar sob a mira de uma arma com certeza não é a maneira mais ética ou educada, no entanto, com a cultura atual é a que funciona! fomos criados de um jeito, vimos os vizinhos serem criados de outro e veja no que deu, desrespeitam os pais, avós e as autoridades, o velho e bom modo de criar ainda funciona e cria gente de verdade.
    Agora sobre o Exército acho que cada um têm sua função, e o Brasil é expert em misturar as coisas, ou você forma pra guerra ou forma pra lidar com o público, e o que temos nem um nem outro nem nada, e cá estamos nós, e os empresários é que perdem pois o movimento ficou fraco depois disso!

Comments are closed.