A violência nossa de cada dia, que nos deram ontem, hoje e…
   16 de dezembro de 2013   │     7:27  │  3

Brasília – Até a manhã desta segunda-feira 16 foram registrados 645 homicídios em Brasília, de acordo com levantamento da Rede Globo no Distrito Federal.

Se fosse para retaliar os cadáveres seria igual a 1,8 pessoas morta por dia, em Brasília.

Vale ressaltar que a estatística da Globo não inclui as cidades do entorno, que pertencem a Goiás, e onde a violência é ainda maior.

E ao mesmo tempo em que a violência aumenta dá-se a redução do número de vagas nos presídios, por causa da superlotação.

O principal presídio de Brasília, conhecido como Papuda, tem uma população carcerária duas vezes e meia a sua capacidade, o que levou o Tribunal de Justiça do DF a suspender os mandados de prisões.

Em Brasília, quem tem mandado de prisão em aberto só vai preso se der um vacilo; por obra da ação policial não será preso jamais porque não tem vaga no presídio.

A violência ficou sem controle e a sociedade cobra uma resposta do poder público e não tem; pelo menos até agora o poder público passou a imagem da incapacidade.

Quando se fala em poder público entendam-se todas as esferas da administração pública, ou seja, os três poderes.

Não há como controlar a violência sem o esforço conjunto dos três poderes.

É preciso mudar a lei e não só para torná-la moderna, mas, sobretudo, ágil. Se a violência está em Brasília, que possui a polícia mais bem aparelhada e a mais bem paga da América Latina, a violência está foram de controle, como não está a situação em Alagoas – por exemplo?

O pior é que ninguém está discutindo a catástrofe; todos parecem conformados com os riscos diários de sair à rua ou de abrir a garagem de casa.

Estamos nos acostumando. Um crime é apenas mais um número na estatística, nessa violência nossa de cada dia que nos deram ontem, hoje e amanhã.

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. ALAGOANO

    SEM MUITAS PALAVRAS; A SOLUÇÃO PARA TODOS OS CASOS DE VIOLÊNCIA NO BRASIL , TERIA QUE PUNIR COM A MAIS SEVERA PUNIÇÃO , OU UM REGIME DITATORIAL, OU PENA DE MORTE PARA OS QUE COMETEM REINCIDÊNCIA . E VAMOS DEIXAR DE EMPURRAR COM A BARRIGA OS PROBLEMAS TÃO SÉRIOS QUE NOS ATINGE. E FIM DE PAPO

  2. Carlos

    Eu volto a repetir : Não adianta ficar se filosofando e a violência aumentando mais e mais! Cada dia que passa acontece uma atrocidade pior que a outra! Sei que muitos não concordam comigo mas, o Brasil de umas 2 décadas para cá, se tornou um País violentíssimo! Se tivéssemos condições de fazer uma estatística, iríamos comprovar que a quantidade mensal de mortes ocorridas por assassinatos no Brasil é superior a quantidade mensal de mortes ocorridas por atentados terroristas em Países como o Afeganistão, Iraque ou Paquistão. Outro dia, noticiou se que a quantidade anual de estupros ocorridas no Brasil é superior a quantidade anual de estupros ocorridas na Índia! Se querem que no futuro essa Nação tenha o maior número possível de homens e mulheres de bem, têm se que investir maciçamente na educação das crianças, adolescentes e jovens porém, têm se que ir mostrando a eles que quem cometer delitos, vai ser punido severamente! E aí, começaria se imediatamente a acabar com a benevolência com menores infratores pois, eles sabendo que ao invés de serem castigados, são protegidos, cometem crimes, assumem crimes no lugar de maiores infratores, comandam quadrilhas e quando são detidos, ficam zombando das autoridades e do povo na frente das câmeras de TV! Será que nenhuma autoridade nesse País, não está vendo isso ? Outra coisa : Posso estar enganado mas, infelizmente, do jeito que a coisa vai, só irá se reduzir a violência quando se adotar como punição para crimes hediondos (definiria se o que seria considerado crime hediondo), a Pena de Morte. Aí, os bandidos (maior infrator e menor infrator) sabendo que iriam morrer também se cometesse uma crueldade, pensariam 10 vezes antes de cometê la! Oremos, rezemos e peçamos a DEUS que proteja a todos nós e nossos descendentes, da maldade das peças ruins que estão infestando o solo dessa Nação!

  3. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    HÁ MESMO UM PLANO DE SEGURANÇA PÚBLICA COMO ASSESTA RENOMADO CONSELHEIRO?

    Sir Bob – The bobo or El bobito* – onde pretendes chegar, ao comparar DF com AL, mormente quanto aos dados coletados pela emissora mencionada, que desprezaria ao entorno do DF?
    Queres duvidar das pesquisas ou dos números divulgados? Ou pretenderias imputar indolência, ineficiência e ineficácia às polícias do DF? Ou seria leniência ou odiosa eficiência do Judiciário ao expedir tantos mandados de prisão, que não mais caberiam nos presídios?
    Em verdade, as ditas comparações são infundadas para não dizer irreais e sem nenhum nexo ou fundamento científico – como comparar os poucos mais de 675 assassinatos do DF com os mais de 2035 de AL, somente em 2013 e até hoje? Temos populações distintas, demograficamente falando, e, ainda que proporcionalmente, AL se mantém como HEXA em CRIMES VIOLENTOS LETAIS INTENCIONAIS CONTRA PESSOAS HUMANAS – CVLICPH, como eles gostam de tratar aos HOMICÍDIOS – eles são os do “desgoverno” petralhistas mensários de mais de dois lustros e meio e os dos “diretos dos manos”. Aliás, chegaram lá (com o lulalá e até fizeram seu sucessor) e esqueceram ou não souberam ou não sabem o que é GOVERNAR. Ou não?
    Nossa população aumentou e com ela não somente os índices de delitos e de crimes os mais diversos e variáveis possíveis – até de mensários – mas sequer se pensou nisso ou em acompanhar ao seu recrudescimento e construir novos presídios e penitenciárias ou casas de detenção; hospitais, nosocômios, ambulatórios e prontos socorros nem reformaram, nem ampliaram e nem construíram – mas querem trazer os “médicos” samaritanos cubanos e da OPAS.
    Fizeram o maior estardalhaço espalhafatoso sobre um pífio plano de segurança pública quando, na verdade, sequer havia uma política e/ou existia um programa ou projeto ou diretriz ou mesmo um plano ou estratégia nesse mister, seja em níveis federal, estadual ou municipal ou até mesmo um que integrasse as três esferas de poder, sobretudo, que respeitassem ao menos ao Art. 144, §7º, da CF/88, antes das dezenas de EC casuísticas e eleitoreiras.
    Nada fizeram! O que atesta, prova e comprova quão são e estão despreparados para conduzirem os destinos de nossa combalida, aviltada e espoliada Nação. É fato!
    Vide mais sobre os referidos temas ORDEM e SEGURANÇA PÚBLICAS, em nosso Blog, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/11/outra-vez-unificacao-das-policias-eles.html e http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/11/de-novo-esse-tema-unificacao.html dentre outros do gênero.
    Das duas três: ou foi tudo parvoíces, peroração, parlapatices, ardis e falácias escabrosas ou nunca existiu nenhum plano ou nada foi investido ou aplicado no tal plano – se é que existiu mesmo um* – inclusive, até o próprio douto, diligente e notório, notável e renomado Conseg asseverou fazer um PARALELO, em meados de julho, e até hoje nada. Nem no paralelo e nem no oficial. Haja câmbio. E se há um, como assestado, onde,como, quando, quem e o que REDUZIU E POSTO EM PRÁTICA E POR QUEM? Ah! tal de FNS ainda está nas plagas caetés?
    Enfim, onde está a verdade? Onde e quando prestarão contas dos CUSTOS/BENEFÍCIOS?
    *http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/01/plano-brasil-mais-seguro-quais-suas.html
    Leiam mais nossas lições e ilações sobre o ardil enganador em forma de pífio plano: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2012/07/publicidade-transparencia.html;
    http://gouveiacel.blogspot.com.br/2012/07/o-avanco-do-plano-de-seguranca-e-os.html;
    http://gouveiacel.blogspot.com.br/2012/07/paliativo-por-paliativo-ou-mera.html;
    http://gouveiacel.blogspot.com.br/2012/07/alagoas-em-pe-de-guerra-ou-acefala-de.html;
    http://gouveiacel.blogspot.com.br/2012/11/reducao-de-crimes-violentos-letais-e.html;
    http://gouveiacel.blogspot.com.br/2012/11/epoca-grassa-erro-crasso-sobre-indices.html;
    http://gouveiacel.blogspot.com.br/2012/12/crimes-homicidios-assaltos-roubos.html;
    http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/06/ano-perdido-ou-plano-ineficaz-media.html;
    O desiderato do tal plano era este, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/08/o-plano-do-plano-e-fazer-crer-ao-povo.html e http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013_09_01_archive.html
    O povo que tem poder, tem o dever de saber há mesmo um PLANO como defende um de seus ilustres conselheiros ou há uma conspiração da imprensa e mídia em geral ou devo estar demente ou nada sóbrio em minhas lições e ilações sobre o inócuo, inerme, inane e pífio Plano? Ou não?
    Abr
    JG

Comments are closed.