Por que é tão fácil assaltar banco em Alagoas?
   12 de dezembro de 2013   │     14:31  │  6

Brasília – As noticias que chegam de Alagoas são sempre tenebrosas; ora são os indicadores sociais negativos, ora a violência que faz a própria polícia de vítima.

Mas, no que se refere aos assaltos a bancos em ano pré-eleitoral, nada mais surpreende porque tem sido sempre assim.

Assalto a banco em ano eleitoral é coisa de Alagoas.

É coisa de Alagoas porque tem no Estado uma agência bancária que “não pode mais ser assaltada” e, pelo menos até hoje, não foi.

Será que isto se deu mediante acordo entre as partes?

Refiro-me a agência do Banco do Brasil em Boca da Mata, que antes era assaltada praticamente uma vez por semana.

A direção nacional do BB cogitou de fechar a agência e, a partir daí, nunca mais foi assaltada. Se os assaltantes também não se apiedaram diante da ameaça de fechamento, então deve ter havido algum acordo entre as partes.

É isto o que fica para o entendimento, diante do fato de que nenhum assalto a banco em Alagoas em ano pré-eleitoral é apurado; nenhum dinheiro foi recuperado e os possíveis assaltantes presos sempre estão lisos.

Em 2003 assaltaram a inexpugnável agência do BB em Palmeira dos Índios. Diz-se inexpugnável porque a sua localizada dificulta a ação dos bandidos.

Ocorre que, no dia do assalto, a viatura policial que todos os dias fica estacionada na frente da agência, no dia do assalto, não estava lá.

Deve ter sido coincidência.

Agora é a agência de Mata Grande. Imagine que Lampião, que se fez cangaceiro na região, cogitava saquear a cidade que conhecia muito bem e desistiu devido aos obstáculos topográfico – Mata Grande é uma verdadeira bacia; a cidade está cercada por morros e possui apenas três saídas facilmente dominadas.

Mas o que era obstáculo para o bando de Lampião, não é para o bando dos soldados eleitorais que assaltam bancos. A agência do BB em Mata Grande está substituindo a agência do BB em Boca da Mata em frequência de assaltos.

Coincidência, não é, se tratar de agências do BB localizadas em “Mata” – uma em Boca, e a outra em Grande.

E pelo ritmo da frequência modulada, até a eleição do ano que vem a agência do BB em Mata Grande será assaltada mais cinco vezes.

E, iguais às vezes anteriores, tudo assim numa boa. Ninguém será preso e o dinheiro levado sumirá na “fogueira da prosperidade”. De votos!

COMENTÁRIOS
6

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Grandiloquente, contundente e perleúdo Bob – The Bobo or El bobito* – deverias indagar ao que dizes ser “íntegro e preparado” e não aos seus leitores! Ele deve estar PREPARADO ara responder às indagações do inteirado bloguista; ou não?
    Ah! A propósito e para melhor ilustrar, insto que leias aqui, o que já dissemos para uma colega sua de profissão, como resposta à indagação semelhante, a saber:
    SERIA ELE IGUAL AO FAMOSO MAESTRO ALEMÃO*(?)
    Joilson Gouveia
    Preclara blogueira, e blogueiros em geral, sinceramente, por que indagas se sabes das respostas?
    Aliás, não te indagues a si mesma, não! Não é a ti que deves perguntar, não.
    Indague a quem e de quem tem o DEVER de DAR as reais, verdadeiras e práticas condições de responder às suas indagações, e, também, aos reclamos, clamores e apelos de toda a sociedade alagoana, que tem sofrido e se recolhido, se enclausurado, acuada, aterrorizada, amedrontada e milhares deles até perdido seus bens e seus familiares, ou seja: É ao excelentíssimo senhor governador, que se predispôs ser o gestor!
    É, pois, a ele e dele sim – nada mais e nada menos que a ele e dele deves INDAGAR. Ele é o maestro que REGE a “Orquestra Administrativa”, composta de seus PODERES, ÓRGÃOS, INSTITUIÇÕES, CORPORAÇÕES, AGÊNCIAS, SECRETARIAS, instrumentos e ferramentas para GERIR e fazer FUNCIONAR, CUMPRIR e FAZER CUMPRIR CONSTITUIÇÕES E LEIS (nunca espezinhá-las, olvidá-las e descumpri-las, como sói, tenazmente) e, também, de ASSEGURAR, GARANTIR E PROTAGONIZAR NOSSOS DIREITOS E EXIGIR NOSSOS DEVERES, mas é leniente, indolente, omisso e incompetente para essa “regência” (nem todo músico é maestro), para esse controle, para DIRIGIR, COMANDAR, GESTAR – É, pois, a ele e dele a quem deves indagar?
    Ele se achou e se acha ser “aquele” que se propôs em solucionar a tudo isso (e por duas vezes teve as oportunidades) e nada fez.
    Ele, indiscutivelmente, é o principal, o maior e o direto (IR) responsável por tudo isso, por todo esse CAOS e por essa desgraça total; seus “músicos ou instrumentistas ou operadores” não passam de inapetentes, desafinados, néscios, ignaros, incompetentes “executores” haja vista serem todos integrantes de seu imensurável “exército” de conselhos, conselheiros, comissionados e cargos de confiança, que foram CRIADOS e DADOS de mãos beijadas como benesses aos DO BEM e nunca aos qualificados, capacitados, habilitados, treinados e preparados ao “ofício musical” de cada instrumento “sonoro” da Orquestra Estado (vocais, metais, cordas, percussão, sopro, bocais, palhetas e etc) e, portanto, afeiçoados, especializados e aperfeiçoados ao dever daquilo que SABEM, CONHECEM e o FAZEM OU FIZERAM muito bem, durante toda a vida!
    Mas, infelizmente, lotearam toda a “orquestra” por perfis traçados por quem sequer conhecia o Estado quanto mais às pessoas e aos seus verdadeiros, dedicados, preparados e competentes “músicos”; deu e dá nisso!
    Bem por isso, pela sexta vez, somos os mais violentos do mundo; ou não? O que atesta, prova ou comprova irreprochável, inconteste e insofismavelmente que NÃO HÁ PLANO – como já dissemos e reiteramos – e nem pauta musical e, por ventura, se os há não a sabem ler ou mesmo ver ou ouvir ou interpretar e executar ou tocar; claro como a luz solar!
    Pior cego é aquele que não quer ver assim como o pior surdo! Ele nem ver, nem ler e nem ouve aos reclamos, clamores, apupos, ovações e vaias da plateia. Seria ele aquele grande músico e maestro alemão?
    Abr
    JG
    *Até parece litania uníssona, pois retórica de todos os jornalistas e blogueiros ao indagarem o por que de nosso Estado ser o mais violento do planeta, oxalá do Universo.

  2. nelson

    até parece que o inferno de violencia no brasil é só em alagoas, e os demais estados vivem num verdadeiro paraiso, um jardins do eder, onde anjos, fadas, espiritos, flutuam pelas cidades cuidando e protegendo casas e seus habitantes. tá ficando ridiculo ler as noticias dos jornais e dos blogs de noticias de alagoas, parece que os jornalistas daqui nâo sabem nada do que tá acontecendo lá fora. vâo a salvador, recife, sâo paulo. rio pacificado é uma utopia do governo para enganar pessoas e levalas para morrerem, serem estupradas, violentadas de todas as maneiras lá. um estado paralelo de violencia fora do controle instalou-se em todos os estados, graças a demencia e a falta de interesse do governo federal e do congresso nacional que nâo querem mudar as frageis leis do lixo desse país que é pra els mesmos nâo cairem na armadilha, e pelo apoio total da porcaria desses direitos humanos que desde que se instalaram no brasil fizeram explodir essa onda de violencia que hoje varre nâo somente alagoas do sonolento téo vilela mas de todos os estados e seus governantes.

  3. fred

    Em um pais que os BANQUEIROS tem lucros enorme, e que eles manda m e desmanda, nada fazem para dá proteção ao seu dinheiro, eles sabiamente esperam do poder público segurança. O nosso LULA então candidato prometeu em seu governo que os BANQUEIROS não teriam esses lucros todos(LULA passou os banqueiros continuam cada vez mais tendo lucro) e ninguem diz nada , pois o poder economico é que financia as campanhas eleitoras, e agora eles nas proximas eleições estão tentando esconder(só se pronunciar ou melhor anunciar os doadores só após os resultados. O QUE ESPERA DESSA GENTE, NADA.

  4. jonas antonio de freitas

    Os fatos são esses…Não é uma afronta a policia militar, é uma afronta a sociedade alagoana…Essa é a grande verdade…

Comments are closed.