Vem aí a PP. Você sabe o que é a PP?
   10 de dezembro de 2013   │     17:42  │  3

Brasília – Alguém descobriu que rola muito dinheiro nos eventos esportivos, sobretudo o futebol, e nos shows musicais – especialmente o ramo sertanejo.

São eventos privados, daí esse alguém teve a ideia de questionar a participação da força pública na segurança de um evento privado.

Filosoficamente esse alguém está mais ou menos certo porque o evento é privado, mas destinado ao público que, por lei, tem o direito Constitucional ao lazer e à cultura.

O episódio repugnante com a briga das torcidas do Atlético – PR e do Vasco da Gama acendeu a discussão. Mas, embaralhou tudo.

O Ministério Público, que teria proibido a presença da polícia dentro do campo, alega que a ordem não foi bem assim; e o coronel da PM que comandava a tropa sustenta que cumpriu a ordem da MP à risca.

E como sempre, ninguém se entende.

Para tentar remendar o soneto ruim, o MP de Santa Catarina adota uma medida que é tão eficiente quanto cortar o vento – que foi proibir a torcida organizada do Atlético de assistir jogos por um determinado período.

Vejam só: a torcida não pode entrar, mas o torcedor pode. Basta não vestir ou usar nada que o identifique.

A prova maior de que nada se fez até agora, além da pirotecnia, é que alguns dos que se envolveram na briga são velhos conhecidos; são reincidentes.

Esses mesmo que estão presos agora, já, já, quando a amnésia nacional acometer a todos, estarão livres para praticarem os mesmos atos.

A questão, me parece,  não é resolver o problema da violência nos estádios de futebol, mas criar a PP.

E o que é PP?

PP é a sigla da Polícia Privada, um filão que surgiu como a luz na escuridão de quem tateava para encontrar um meio de também ganhar algum – afinal, nos eventos esportivos e culturais rola muita grana.

E imagine a perspectiva de faturamento da Polícia Privada. Num estádio de futebol com capacidade média de público, como em Joinvile, seriam necessários 90 homens.

E, quem tem 90 homens, terá de ter na verdade o dobro, pois há de obedecer a exigência de folga, férias, etc.

A PP será uma força paramilitar, uma força de aventureiros comandada por…

Sim, quem vai comandar a PP?

Essa discussão sobre segurança em eventos esportivos e culturais privados faz lembrar a ação nefasta de quem mandou acabar com as subdelegacias de bairros e depois virou dono de empresas de segurança e vigilância privada.

Mais esperteza, impossível.

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    BRIOSAS VERSUS AS POLÍCIAS PRIVADAS DO BOB
    Sir Bob, The bobo or El bobito!*
    Desde a década de noventa (dos idos de 1996) que temos dito, escrito, repetido e reiterado que a ORDEM e SEGURANÇA PÚBLICAS tem sido minadas, secundadas, depreciadas, desvalorizadas, sucateadas ou desdenhadas pelas incontáveis, imensuráveis e firmas, empresas e agências especializadas em segurança individual ou coletiva.
    Leiam aqui, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/11/outra-vez-unificacao-das-policias-eles.html onde apontamos a influencia das ditas empresas, direta e indiretamente, na eficiência da Ordem e Segurança Pública.
    Há quantas empresas, firmas, agências ou entidades ou grupos de especialistas ou “ólogos” ou “experts” em vigilância, guarda, proteção ou segurança individual ou pessoal, condominial ou coletivas – nos carnavais foras de época, nos shows ou eventos em espaços públicos ou em estádios ou ginásios ou casas de espetáculos ou em transportes e guardas de valores e etc. – no mais da vez, são apoiadas ou prestadas por referidas “empresas” de seguranças particulares ou privativas, a própria FIFA usou-os nos jogos da Copa das Confederações o que usual e comum nos jogos da Eurocopa e Liga dos Campeões e etc.? Ah! Quem são seus donos, gerentes ou administradores?
    Residualmente soçobra para as briosas a solução ou enfrentamentos das questões nas quais essas ditas firmas se fazem ausentes ou não reúnem condições ao enfrentamento dos óbices ou falham na prestação de suas “funções”, momento em que todos lembram, chamam e clamam pelas briosas.
    Delegacias nos estádios, para solução das lides, contendas ou rixas dos torcedores, é a mesma, igual ou semelhante solução que foi dada ou que deram, ao criarem as diversas especializadas, das mulheres, dos turistas, das minorias, das crianças e adolescentes e de drogas** e entorpecentes etc. Vivemos o mundo dos especiais, especialistas e especialidades ou “ ólogos” ou “experts” ou “espertos” empíricos e imediatistas daquilo que INEXISTE: POLÍTICA NACIONAL DE ORDEM E SEGURANÇA PÚBLICAS. Aliás constitucionalizaram a ORDEM e SEGURANÇA PÚBLICAS, mas, infelizmente, sequer estabeleceram, firmaram ou definiram suas necessárias, adequadas e devidas POLÍTICAS, ESTRATÉGIAS, TÁTICAS, PROGRAMAS, DIRETRIZES, PROJETOS e PLANOS em níveis federal, estadual ou municipal.
    Leiam aqui: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/09/arenas-de-futebol-no-padrao-fifa-em.html
    Em tempo: se o Uruguai, ao liberar ou aprovar sua liberação, quer controlar a quem planta e a quem comercia para acabar com o tráfico ilegal de maconhas ou de drogas, que tal ele mesmo PLANTAR e VENDER, através de seu ministério da agricultura e da indústria e comércio?
    Qual certeza de que acabará com tráfico ao provar seu uso, comércio e cultivo legal?
    Ter-se-á o comércio oficial e o paralelo; ou não? Leia mais sobre drogas no URL abaixo, a saber:
    **http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/11/usuario-de-drogas-ou-dependente-quimico.html
    Enfim, numa sentença, em síntese ou em suma, só há o tráfico porque o consumidor ou usuário é INIMPUTÁVEL conquanto seu fim essencial, fundamental e razão maior de ser e de existir o “comércio de drogas” – as leis somente tentam coibir e punir aos vendedores nunca aos compradores para consumo ou aos seus consumidores tidos como dependentes químicos. Eis o maior busílis.
    Abr
    JG
    *VER POSTS ANTERIORES SOBRE OUTROS ADJETIVOS BOBISTAS.

  2. Ivanise Bertoldo

    Meu amigo Roberto me permita fazer uma homenagem a meu pai.

    DEZINHO BERTOLDO – 90 ANOS

    Nascido em 11 de Dezembro de 1923, no Município de Jequiá da Praia, José Bertoldo Sobrinho, conhecido por Dezinho Bertoldo, sempre foi um marco histórico nesta região.
    Ainda muito jovem, casou-se com Dona Maria Lopes, a nossa eterna dona Menininha, e desta união, nasceram sete filhos: Iara, Isaías, Ivanise, Tadeu, Isnaldo, Erisvaldo e Aparecida.
    Em sua trajetória de vida realizou várias conquistas, dentre estas, trabalhar para a Usina Coruripe e ser reconhecido pela mesma por sua dedicação e competência, e nós, seus familiares, seremos eternamente agradecidos pela confiança, respeito e cuidado dedicados a você, na pessoa do Dr. Tércio Wanderley.
    Foi vereador por seis mandatos no Município de Coruripe, representando Jequiá da Praia, e nessa árdua caminhada política houve muitas conquistas, decepções, frustações. Foi um tempo de crescimento pessoal e também para todos os seus que se envolveram e abraçaram essa causa por amor a nossa querida Jequiá da Praia.
    Dezinho Bertoldo mantém até hoje o carinho e respeito de muitos amigos, e a gratidão da população de Jequiá, por seu esforço em sempre estender as mãos não só aos necessitados, mas a todos que a ele solicite ajuda.
    Sua caminhada sempre foi, é e será designada por Deus.
    Sabemos que o senhor trabalhou muito, lutou, enfrentou desafios, tropeçou, sentiu-se enfraquecido, mas venceu! Estamos hoje aqui, seus filhos, criados e agradecidos porque temos o exemplo de um homem vitorioso.
    Em alguns momentos em que a vida nos “pega” de surpresa, com você choramos, ficamos tristes, e juntos conseguimos sorrir novamente, pois somos uma família que sabe que o amor e a fé em Deus é à base de tudo.
    Hoje, especialmente, agradecemos a Deus por nos conceder a bênção desta comemoração, e para tal estamos aqui reunidos, seus 02 irmãos, 06 filhos, 17 netos, 13 bisnetos, genros, noras, familiares e amigos para festejar com muita alegria seus 90 anos de vida muito bem vividos.
    Por você ao longo desse tempo aprendemos a amar, perdoar, se doar, renunciar. Aprendemos pelo exemplo deixado por nossa mãe, nosso maior modelo de amor, Dona Menininha, que família é à base de tudo, que por ela precisamos dia após dia exercer cada um desses sentimentos.
    Feliz Aniversário e que Deus abençoe todos os seus dias!!!
    Queremos lhe dizer hoje com muito carinho que nós TE AMAMOS!!!
    Seus filhos.

Comments are closed.