Danou-se! E a culpa foi da polícia…
   9 de dezembro de 2013   │     7:23  │  13

Brasília – Na postagem abaixo havia a duvida sobre quem é o culpado pelas cenas macabras na briga das torcidas do Vasco da Gama e do Atlético – PR. Agora não há.

Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, eu não culpo apenas o coronel, embora ele tenha incorrido no erro grave de faltar com a verdade – quando disse que a ordem para a PM não entrar em campo foi do Ministério Público.

E o Ministério Público de Santana Catarina desmentiu.

Todos sabiam, e não apenas o coronel, que se tratava de um jogo complicado onde a rivalidade estava na arquibancada com as torcidas, e entre os cartolas que disputam o poder no Vasco da  Gama.

O diretor do Atlético, Antônio Lopes, é uma invenção do Eurico Miranda, que é desafeto do Roberto Dinamite.

Todos sabiam de tudo e nada fizeram para prevenir. Felizmente ninguém morreu, mas me parece ter alguém ansioso por um cadáver para finalmente agir.

Eu defendo que a PM seja remunerada pela segurança nos estádios, mas alegar se tratar de um evento privado para não atuar é “omissão de socorro e negligência premeditada”.

O Shopping também é “um evento privado” e quer dizer então que a polícia não vai intervir lá em caso de necessidade, porque “é um evento privado”?

E no Comércio? Também não pode porque a Rua do Comércio é de “empreendimentos privados”, logo, a segurança é da conta dos comerciantes. É assim?

Acho, defendo e até faço sugestão para a remuneração da PM mobilizada para esses “eventos privados”. Todos nós já pagamos a “taxa de embarque” em aeroporto e na rodoviária, então  poder-se-ia criar a “taxa de segurança”.

Por que não? Eu defendo.

O valor seria embutido no preço do ingresso e quanto mais torcedor nos estádios, mais a PM ganharia. E sabe-se que, quanto maior for a segurança nos estádios, mais torcedor haverá – e isto viraria um ciclo vicioso positivo.

Mais torcedor, mais arrecadação, mais taxa de segurança, mais a PM ganharia seja no futebol ou qualquer outro evento.

Ocorre que, antes disso, é imperioso se consertar algumas coisas que influenciam negativamente para o êxito do projeto. É preciso entender – e alguns eu acho que esqueceram – que violência maior do que entre as torcidas na Inglaterra jamais houve.

Muitas mortes e foi tema de filme os embates entre os torcedores ingleses. E como se resolveu lá?

Com a lei, apenas com a lei.

Na Inglaterra, o torcedor flagrado brigando no estádio primeiro cumpre uma pena leve – que é se apresentar na delegacia no dia do jogo da sua equipe e lá ficar até o  término da partida. Se não cumprir vai para o xadrez.

Eu fico imaginando aqui no Brasil, com essa lei. O cara iria se apresentar na delegacia, e a polícia estaria em greve.

 

Brasília – Sobre o lamentável episódio da briga entre as torcidas do Vasco e do Atlético Paranaense, o culpado se manifestou como réu confesso.

E quem é o culpado?

Pelo que o coronel comandante do batalhão de Joinville falou, o culpado é ele. O coronel repetiu várias vezes que “o evento é privado, logo, a segurança interna é particular”.

Fico de cá a pensar: será que a questão é dinheiro?

Disse o coronel que o Ministério Público de Joinville “foi provocado” e entrou com uma Ação Civil Pública para impedir que a PM realizasse a segurança interna no estádio porquanto o evento é privado – repetiu o coronel.

E quem foi que “provocou” o MP a tomar tal iniciativa? Será que foi o coronel?

Agora pensem: ninguém de sã consciência vai questionar a onipresença e a onisciência da polícia. Não se trata disso; nenhuma polícia no mundo vai saber onde o crime vai acontecer.

Porém, o jogo Vasco da Gama e Atlético Paranaense todos sabiam que seria um embate que iria mexer com os nervos; que iria agitar as emoções; que poderia gerar confrontos – e disto nenhuma autoridade pode alegar que não tinha conhecimento.

Um lutava para não cair e o outro lutava para subir. Já por aí, o bom senso aconselhava cautela; isolar uma torcida rival com uma corda é o mesmo que amarrar cachorro com linguiça.

E nesse particular, só por incompetência, por irresponsabilidade ou por negligência é que alguém poderia deixar de tomar as devidas precauções.

E como incompetência, irresponsabilidade ou negligência são faltas graves no serviço público – logo, o culpado de tudo é o coronel ou o Ministério Público?

COMENTÁRIOS
13

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Daniel

    Caro blogueiro, sou contrario ao policiamento nos estádios, pois diferente ao que foi citado, dentro de um shopping ou na rua do comercio, todos nós podemos entrar e sair ou permanecer em qualquer loja sem gastar um centavo, o que não acontece nos estádios que só podem entrar os que pagam ingressos. A PMAL é patrimônio de todos os alagoanos e não só de quem é torcedor. Numa partida todos tem o Bônus, o porteiro, o pipoqueiro, o arbitro os jogadores em especial, e não menos os repórteres que não estão ali de graça e que se a Policia ali tivesse, o Sr estaria postando sobre o despreparo da PM que agira de forma errada ou violenta. Quanto a sugestão da segurança, deveria estipular um numero minimo de segurança por torcedor e parte do valor do ingresso fosse para a contratação dos mesmos
    No texto o Sr. mostra uma parcialidade e aversão a policia, onde em nenhum momento questiona se a culpa foi dos torcedores ou dos clubes, Mas afirma que é do coronel PM com a participação do Ministério Publico.

  2. José Geraldo Barros

    Agora você trocou as bolas, confundiu tudo. Ora, ambiente fechado (estádio, shoping, casas de espetáculos, etc.) é uma coisa, centro comercial (espaço público) é outra coisa. No Shoping a polícia só intervém quando é chamada, da mesma forma dever ocorrer no estádio. O que houve foi incompetência dos responsáveis pela segurança interna no estádio, se preocuparam em assistirem o espetáculo (jogo) e esqueceram o isolamento entre as torcidas, que convenhamos, com o pequeno público presente, não seria nada complicado fazer, desde que houvesse planejamento e iniciativa nesse sentido.

  3. jota

    Polícia é para servir o cidadão e não prestigiar um grupo da FIFA que cobra para os torcedores poderem assistir ao jogo.
    Em relação a negligência premedita, a PM se fez presente para separar meliantes transvestidos de torcedores, logo é bom ter cuidado para não responder um processo por calúnia.

  4. ROBERTO

    Pois é vc esta sozinho nessa. E quem disse que o coronel esta mentindo, vc pensou na possibilidade de o promotor que deu a entrevista também esta mentindo?

  5. Evandro

    Bom texto, gostei da pergunta final, bem acabado rs! Bob vou te dizer, acho que se você não conseguir dar um jeito nesse ódio pela Polícia, e pelo que percebo a Militar, você pode ter um troço Deus o livre rs, vi os comentários e essa linha é interessante, entre a Polícia estar na minha rua trabalhado e no Estádio, eu prefiro na rua, permitindo que eu vá ao trabalho, minha filha volte da escola tranquila, na boa Bob, acho que essa coisa de polícia no estádio já deu! a galera que ganha rios de dinheiro encontre solução! e você que acha? a polícia deveria deixar os estádios? Obrigado!

  6. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Serviço público?
    Bob, meu bobo Bob ou Bob bobo*, desde quando uma simples partida de futebol é serviço público?
    Leiam mais aqui: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/09/arenas-de-futebol-no-padrao-fifa-em.html
    Durante toda a Copa das Confederações de 2013, evento totalmente privativo, particular e exclusivo da dona FIFA, portanto, todos dentro dos seus padrões de qualidade FIFA, em nenhum momento se viu um brioso nas referidas ARENAS ou mesmo nas suas cercanias ou proximidades ou num raio equidistante de tolerância de presença das briosas, mas, justamente, para evitar que os manifestantes insatisfeitos com a FIFA se aproximassem ou chegassem ou entrassem nas suas ARENAS; lembram?
    Agora, querem imputar responsabilidade à GENI (às briosas)?
    Ou tentar imputar ao MPE aquilo que é uma responsabilidade adstrita, restrita e exclusiva da CBF e, pela Lei ou estatuto do torcedor, que é do patrocinador dos espetáculos ou dos mandantes dos jogos.
    Bob, de vez em quando deixa de lado ou esquece sua cartilhazinha obsoleta e superada.
    Abr
    JG

  7. Anaximandro

    concordo plenamente com todos os comentários,pois num evento onde todos ganham do jogador ao porteiro está caracterizado que é particular,então que coloquem segurança particular padrão fifa

  8. Rodrigo

    A culpa é de jornalista como você, que transferi responsabilidades, a culpa é dos torcedores que são bandidos, e outra o Brasil vai sediar a Copa do mundo e segundo o padrão FIFA a segurança dos torcedores e feita por seguranças privados.

  9. Marcio

    Você resumiu tudo no último parágrafo, porém errou no culpado, pois se trata de um evento particular e tem-se que ser tratado como tal, e não com o meu dinheiro e o seu que pagamos impostos, se querem segurança em eventos particulares os donos da festa que pagem por ela e não eu.

  10. Reinaldo C. da Silva

    Meu caro, a culpa não é nem do coronel e nem do ministério público, mas dos torcedores que são maus educados e não sabem se comportar em evento esportivo. Talvez seja culpa dos professores que não os educaram ou dos pais que não desempenharam o seu papel familiar ou talvez do governo que paga uma miséria de salários aos professores e não dá assistências as famílias pobres.

  11. Reinaldo C. da Silva

    Meu caro, a culpa não é nem do coronel e nem do ministério público, mas dos torcedores que são maus educados e não sabem se comportar em evento esportivo. Talvez seja culpa dos professores que não os educaram ou dos pais que desempenharam o seu papel familiar ou talvez do governo que paga uma miséria de salários aos professores e não dá assistências as famílias pobres.

  12. ROBERTO

    Senhor jornalista:
    É bom que o você se debruce sobre as leis, para depois fazer juízo de valor. Se você é formado sabe o que estou falando.

  13. Josias Mendes

    Meu caro,

    A polícia e o Ministério Público estão corretíssimos! Pagamos impostos para termos segurança nas ruas (públicas) e não em eventos particulares. Se quer responsabilizar alguém, por que não responsabiliza os donos do evento (Vasco, Atlético, CBF…)? Afinal são rios de dinheiro que correm no mundo do futebol.

Comments are closed.