Quem é que banca a violência em Alagoas?
   30 de novembro de 2013   │     0:05  │  15

Brasília –  O que está se passando com Alagoas? Com todos os alagoanos – eu disse todos – que encontro aqui a ladainha é uma só: a violência está demais!

A violência não é um produto exclusivo de Alagoas, mas pelo tamanho do Estado e especialmente da Capital, não dá para entender esses índices altíssimos.

O que é que está errado?

A Secretaria de Defesa Social tem à frente um oficial da PM íntegro e preparado; Alagoas conta com a Força Nacional para reforçar as polícias locais e, ainda assim, “a violência está demais”.

Praticamente não há mais ninguém em Maceió que não tenha sido vítima da violência, seja diretamente ou através de parentes.

Parece-me ser necessário refletir sobre o que é primordial no combate a violência em Alagoas: a repressão ou a inteligência?

Mas qual Serviço de Inteligência? Da Polícia Militar ou da Civil?

O que se sabe é que é imperioso atuar na chamada parte alta, especialmente nas áreas do Feitosa e Barro Duro, onde parece estar a base da quadrilha. A base, o “galpão intransponível” e os chefões.

Rouba-se um carro na Ponta Verde, por exemplo, e ao chegar ao Feitosa ou no Barro Duro o carro e os ladrões desaparecem como por encanto!

São abduzidos!

Onde estão enfiando esses carros? Será que estão no “galpão intransponível” e “inabordável”?

Até agora não se sabe onde, mas não há dúvida de que se trata de uma verdadeira caverna do Batma.

Essa violência em Alagoas e, especialmente, em Maceió, não é assim nada decorrente nem justificável do ponto da Sociologia; antes, tem todas as características de estar sendo patrocinada pelos filhotes da raposa que continua sendo encarregada de apurar o roubo no galinheiro. Pense!

Infelizmente, na falta de explicação plausível esta é a versão consistente. Porque, sinceramente, não dá para entender tanta violência num Estado que tem apenas 27 mil quilômetros quadrados e é o penúltimo menor da nação!

E agora, se prepararem para responder a essas perguntas:

Qual o único Estado brasileiro onde a polícia ( civil e militar) sofreu intervenção?

Resposta: ALAGOAS.

Qual o único Estado brasileiro onde policiais bandidos, assaltantes de bancos, ladrões de cargas e de carros, sequestradores e homicidas se mataram entre eles e ninguém apurou nada?

Resposta: ALAGOAS.

Qual o único Estado brasileiro onde delegado foi preso e voltou a ser delegado?

Resposta: ALAGOAS.

Qual o único Estado brasileiro onde a Assembleia Legislativa desvia 370 milhões de reais impunemente?

Resposta: ALAGOAS.

Qual o único Estado brasileiro que rejeitou um hospital ( Hospital Geral ) projetado e equipado pelo gênio Adib Jatene?

Resposta: ALAGOAS?

Qual o Estado brasileiro que inventou a “gangue do maçarico” para roubar caixas eletrônicos dos bancos?

Resposta: Alagoas

Qual o Estado brasileiro onde assaltante de banco é preso liso, sequer com as borrachinhas para prender dinheiro?

Resposta: ALAGOAS.

Qual o Estado brasileiro onde o crime compensa?

Resposta: ALAGOAS.

Então, conterrâneos, nós não temos autoridade moral para falar sobre violência. Nós somos imbecis, otários, pilantras, inocentes, idiotas, acomodados e coniventes, ou então, Graciliano Ramos tinha razão: joguem uma bomba atômica na foz do Rio São Francisco e destruam Alagoas.

A não ser que, a partir da manhã, surjam outras espécies de alagoanos que passem a exigir – exigir não; determinar, que o Executivo execute, que o Legislativo legisle e que o Judiciário faça justiça rápida.

COMENTÁRIOS
15

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Sara Andeszzi

    A culpa são dos políticos q ñ fazem nada por Alagoas,e o povo continua passivo,sem exigir os seus direitos,o exemplo é o sertão q ha séculos vem sofrendo o mesmo flagelo.Em Israel q é árido desertos foram transformados em jardins,o sertão é semi-árido,e o q os governos passados fizeram pelo o sertão?Nada!O mesmo acontece hoje,o flagelo continua.Esses políticos continuam massacrando o povo,os poderes brasileiro ñ fazem nada pra conter a violência q está dominando tudo!Ainda tem esse programa dos direitos humanos do Brasil,q só defende bandidos!Esse código penal caduco q ñ serve pra nada,e com isso a bandidagem faz a festa,tá na hora do povo deixar a passividade e cobrar os seus direitos!

  2. Pedro Francisco

    Só vai melhorar quando o PT governar Alagoas. O Estado não fechou ainda porque o governo do PT tem ajudado, mesmo com eles votando contra, ainda assim, é o PT, o partido que mais ajuda Alagoas.

  3. Evanildo

    E ainda mais, qual o estado brasileiro que em todos, eu disse todos, que os crimes contra pessoas pobres se quer são investigados?
    Resposta: Alagoas

    Qual o estado brasileiro que os crimes com armas de fogo a certidão de óbito sai causa da morte: Material perfurante ?

    Resposta: Alagoas.

    Da nojo.

  4. ALAGOANO

    EU PERGUNTO: QUAL A DIFERENÇA, DOS TEMPOS DO IMPÉRIO ROMANO , PARA OS DIAS DE HOJE NO BRASIL E PRINCIPALMENTE EM ALAGOAS?
    QUAL A DIFERENÇA DOS TEMPOS DA ESCRAVIDÃO PARA OS DIAS DE HOJE EM ALAGOAS?
    HÁ!!! LEMBREI ; E QUE HOJE EM DIA SE TEM COMPUTADOR E ESSAS PARAFERNÁLIAS TODAS. QUE DIZEM QUE ESTÁ MELHOR,
    SERIA ISSO ?
    OU SERÁ QUE ESTAMOS CADA VEZ MAIS LOUCOS EM DIZER QUE NO TEMPO DO CORONEL AMARAL NADA DISSO EXISTIA ?
    VIOLÊNCIA NAQUELES TEMPOS? SÓ ENTRE FAMÍLIAS QUE SE DEFENDIA HORAS DE FAMÍLIA E ERA DENTE POR DENTE.
    AS PALAVRAS : REBELIÃO, FUGA DE PRESO, MORDOMIA PARA PRESOS? NÃO EXISTIA NO DICIONÁRIO.
    TEVE FALHAS ? CLARO, MAIS OS PRESOS TRABALHAVAM, LIMPANDO PRAÇAS, PRAIAS, E CAPINAÇÃO EM TODA CIDADE, QUEM LEMBRA DISSO?

  5. ALAGOANO

    CLARO QUE TODOS NÓS SABEMOS; TODOS OS POLÍTICOS ALAGOANOS, TODA DESGRAÇA E EMANA DOS POLÍTICOS , POIS SÃO A ELES QUE INTERESSA O POVO DE CUIA NA MÃO , BOCA AMORDAÇADA, VOTO NA MÃO, FROUXURA NAS CALÇAS, COVARDIA, MEDO, OMISSÃO ETC…
    AGORA QUEM BANCA A VIOLÊNCIA, SÃO OS PROTEGIDOS , OS QUE MILITAM NA POLÍTICA E NOS PODERES DO ESTADO,SÓ A ELES INTERESSA

  6. Antoniobrasil

    A Solução para acabar com a violência em todo o Brasil,é não votar no PT,aí daqui a 10 ou 20 anos o que tá enraizado apodrece!Simples assim e nada mais!

  7. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    SOMOS OU NÃO O ESTADO MAIS VIOLENTO DA TERRA(?)

    Conhecendo-o, pelos seus escritos, ideias, ideologias, doutrinas, preferências e seus manifestos subliminares doutrinários gramscianos e de seus séquitos trotskista-leninista-marxista-castrista-chavista-bolivarista-lulista-dilmista e outros “istas”, não se pode e nem se deve fiar nos seus posts.
    Sendo assim, a priori, bem por isso são temerárias senão falsas ou generosas ou mínimas suas preocupações e suas “narrativas” conquanto perfunctórias análises à distância ou assertivas generosas sobre e de conhecidos seus quando não fundadas no “ouvir dizer” e dos que encontra em Brasília – deverias se fundar no noticiário caetés, ao menos deverias ler aos vários webjornais caetés, que retratam a avassaladora, cruel, permanente e sempre recrudescente violência que ceifa vida e mais vidas caetés.
    Aliás, o que enalteces como sendo “íntegro e preparado”, na prática, já está mais que reconhecidamente adjetivado de “incompetente” e não somente pelo povo e familiares das vítimas, sobretudo, por autoridades constituídas, que viram que nada há de inteiro ou nenhuma preparação. Bob, preparado em que e para que ou para quem? Cite-nos seus feitos e méritos, já que o conheces tanto e tão bem.
    Como sabes que a FNS está aqui e há quanto tempo atua ou opera aqui se ninguém nota e nem se sabe de seus resultados em coisíssima nenhuma? Onde, como, quando e em que foram gastos mais de 200 milhões com o tal plano, hein Bob? Foi o teu competentíssimo Ministro da (in) Justiça quem disse isso, sabias? – Vide qual o plano do plano, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/08/o-plano-do-plano-e-fazer-crer-ao-povo.html. Aliás, deves saber muito bem disso, pois usam os seus ensinamentos: mentir, mentir, mentir, mentir e mais uma vez, mentir até parecer verdade! Ou não?
    Ou seja, tentas dissecar o cadáver à distância e por ouvir dizer, bem por isso não condiz e não conduz à verdadeira causa mortis – além de somente retratar os roubos de automóveis e ou assaltos a bancos e outros roubos e furtos – reportes às constantes, rotineiras, triviais recentes INVASÕES DE DOMICÍLIOS, CASAS, LARES, RESIDÊNCIAS, ESTABELECIMENTOS E ESCRITÓRIOS OU CONSULTÓRIOS e etc., que virou uma onda constante ou um TSUNAMI! Olhe aqui ao que dissemos e quando abordamos, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/11/nem-mesmo-dentro-de-sua-casa-o-cidadao.html
    No entanto, na contramão do noticiário e da realidade cruel, ainda propalam que as taxas estão diminuindo… – o que diminuiu bastante foi expectativa de vida humana; isso sim!
    Ora, será que a imprensa está inventando ou maquiando ou aumentando as notícias de assassinatos ou CVLICPH – CRIMES VIOLENTOS LETAIS INTENCIONAIS CONTRA PESSOAS HUMANAS, ou seja, no popular, HOMICÍDIO mesmo. Ademais, é como se invadir a casa não fosse violento, por exemplo! O pior, mais grave e inaceitável, intolerável, inadmissível ou incompreensível é que não se consegue prender seus autores, algozes ou executores e cruéis carrascos – é como se fossem invisíveis, intocáveis, incolores, inodoros ou amorfos aos olhos e garras policiais, até da tal eficientíssima FNS.
    Bob, quando tiver um tempinho visite ao nosso blog e verás que de há muito temos denunciado o descaso ou o desdém ou a omissão do Estado nesse efetivo combate à VIOLÊNCIA – vide, pois, aqui, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/01/plano-brasil-mais-seguro-quais-suas.html.
    Alagoas é o Estado, de fato, insofismável, comprovadamente e pela sexta vez, o mais violento dos lugares da terra, do planeta terra! E de quem é o DEVER de oferecer, assegurar, garantir e protagonizar ORDEM e SEGURANÇA PÚBLICAS, para todos?
    Abr
    JG

  8. jota

    Deveria ter uma intervenção federal nos três poderes: executivo, judiciario, legislativo.
    Os peixes devem ser punidos pelos assim como peixes pequenos, mas em alagoas quanto maior for o cargo maior é o apadrinhamento

  9. Nunes

    É , você é quem diz que temos dirigentes íntegros e preparados, nessa brincadeira de polícia e ladrão, o Governo Federal já enviou mais de 200 Milhões, e olhamos para os quatro cantos e não conseguimos enxergar onde foram aplicados, por outro lado são contratos milionários de locação de viaturas velhas com quatro anos de uso e farras em locação de aeronaves, e agora a denúncia de dispensa de licitação na terceirização do novo presídio estimado em 2,5 milhões, em contra partida depois do anunciado em palanque de 1000 policiais a cada ano de governo, tivemos depois de sete anos de mandado um pífio concurso para mil vagas,essa conta não fecha e não vai fechar nunca porque não se respeita a vida dos Alagoanos, e que é mais grave quem vai ser responsabilizado pelas mais de 14000 mil mortes violentas só no governo Teo Vilela, aí eu pergunto Bob, o MP não tem o poder dever de agir de ofício como fiscal da lei, e porque esperar que morram mais tantos alagoanos para se tomar uma providência, isso é prevaricação, isso é improbidade de tudo que é lado, e não adianta o goveno federal ficar só enviando dinheiro, precisamos de medidas mais energicas e urgentes.

  10. paulo 1

    Por que o nobre jornalista,além de formular as perguntas com suas respectivas respostas, não aponta os culpados e não apresenta sugestões, para a possível solução desse problema que afligem a sociedade alagoana como todo? Com a palavra, o eminente jornalista blogueiro.

  11. Alves

    Como comentei outras vezes nosso maior problema é que nós Alagoanos ficamos sabotando nosso próprio povo. Tudo isso é fruto do descaso com a educação que acontece a decadas, falta de estruturas básicas falta de respeito pelo cidadão, falta de amor ao proximo, não esperemos melhoras porque o caos só tende a piorar.

  12. jonas antonio de freitas

    Meu caro blogueiro, neste estado os nossos políticos só fazem lambanças com o dinheiro do povo…Amanhã, vai surgir, nas próximas eleições…Vamos ver se o povo deixam de ser idiotas úteis…

Comments are closed.