Senador propõe a criação da polícia municipal
   27 de novembro de 2013   │     13:02  │  6

Brasília – O Senado está discutindo a nova polícia que deve substituir a polícia atual, ou mais precisamente, o modelo policial brasileiro que faliu faz tempo.

Mas, a julgar pela discussão e as propostas, a sociedade não deve esperar coisa boa não.

Ouvidos em sessões especiais, policiais militares, civis, bombeiros militares e agentes federais apontaram para uma saída comum: a falta de estrutura e a baixa remuneração.

Mas não é só por isso não; a polícia civil e militar de Brasília, custeadas pela União, são as mais bem pagas da América Latina e nem por isso a sociedade brasiliense vive tranquila.

De 1º de janeiro até o mês de outubro passado foram registrados 600 homicídios, e isto no entorno do Plano Piloto, ou seja, não estão computados os municípios em Valparaízo, por exemplo, pois pertence a Goiás.

São dois homicídios por dia!

Também é a mais bem aparelhada. São oito helicópteros contando-se com o Corpo de Bombeiros e mais de 1, 2 mil viaturas; o policial militar em Brasília saia às ruas com óculos adaptado com uma câmara infravermelha e pistolas automáticas.

Mesmo assim, a violência em Brasília assusta.

Portanto, a questão não é apenas de estrutura e remuneração. Claro que se deve melhorar esses dois itens, mas apenas isso não vai resolver o problema.

Vejamos que, além de ser o melhor remunerado da América Latina, o policial de Brasília ainda tem direito a uma gratificação de 500 reais por revólver apreendido; 700 reais por pistola e 1 mil e 200 reais por fuzil apreendido.

Imaginem que a gratificação para ao policial em Brasília por fuzil apreendido equivale ao soldo e ao vencimento de muitos policiais civis e militares pelo país afora.

O que um e outro ganham por mês, o policial brasiliense pode ganhar por dia. E mesmo assim, a violência em Brasília continua assustando.

Tem outras propostas, como desmilitarizar a PM, o que também não resolve o problema. Até agora, a proposta mais sensata foi apresentada pelo senador Lindeberg Farias (PT-RJ).

Lindeberg propôs que as policias deixem de ser estaduais e passem a ser municipais. O Estado manteria uma força pública, mas a segurança pública seria atribuição dos municípios, no que Lindeberg está correto.

É preciso entender que o Estado é uma ideia abstrata; ninguém mora no Estado e sim no município – logo, a responsabilidade pela segurança pública deve ser do prefeito.

A ideia do senador Lindeberg é boa e é a única até agora onde se pode vislumbrar algo de concreto no combate à violência. Mas dificilmente será aplicada porque implicaria numa reformulação de todo o conceito de segurança pública – que faliu, mas ainda faz a festa de muita gente.

COMENTÁRIOS
6

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. jonas antonio de freitas

    É verdade, meu caro…Por que esses senadores ficha suja, bota em pauta uma reforma (PEC), unificação das polícia…?Polícia municipal não funciona…Veja se as guardas municipais funcionam…
    PEC, para unificação das polícia já uma grande mudança.
    Ah!, existe o tal de corporativismo em pauta…É lamentável…

  2. PC

    Vai virar bagunça, os prefeitos vão transformar a polícia em jagunços! imagine Cicero cavalcante comandando a Polícia…idéia de quem não entende nada de segurança pública. Esse projeto não será aprovado nunca!

  3. Iremar Marinho

    Homem! Os municípios não dão conta nem do recolhimento do lixo ou do transporte coletivo, imagine tomarem conta da segurança pública! Secretários de segurança pública municipais equivaleriam a chefes de polícia locais com poder ainda maior de promover o crime organizado, a corrupção e outras espécies de falcatruas.

  4. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    MORO ONDE NÃO MORA NINGUÉM*

    Perfeito! Isso é que ilação racional e que inteligências brilhantes (por que ninguém nunca viu isso antes na estória “destepaiz”?) – é fundada em dedutivos intelectivos excepcionais; bingo! Eureka!
    Deixando de lado ou até mesmo se acabando com a “abstração estatal” lindenberguiana ou bobiana ou PeTianas ou cheias bobices ou bobeirices mesmos, somente pelo fato de morarmos no município, infere-se, então, para que e por que continuarmos a pagar 27% de Impostos de Renda, além de outros tantos mais e, ainda, recolhemos 11% ao INSS que pertencem à União? Ora, moro no município, e não no estado – dando seguimento ao brilhante raciocínio bobista-petralhista – não moro no Brasil, e, portanto, segue daí que não sou brasileiro.
    Sendo assim, bem por isso se indaga: para que e por que PAGAR IMPOSTOS, TAXAS e CONSTRIBUIÇÕES numa carga tributária de mais de 47% de nossos suados, sofridos, sucateados salários ou subsídios sempre superados ou alcançados pela INFLAÇÃO? Sim, por ela sim, que tornou a assombrar aos brasileiros e às brasileiras, por enquanto encoberta, escamoteada e ludibriada pelo 10guvernos desses petralhistas mensários?
    Por que devo pagar IPTU, ISS, ICMS e outros impostos e taxas ao Município se moro numa CASA de uma QUADRA qualquer e numa rua de um BAIRRO qualquer do município?
    A cartilhazinha doutrinária do Sir Bob – The bobo ou El bobo* – continua em voga e a todo vapor: ora enaltece aos mensários como se heróis fossem; ora ataca as Instituições e põe em dúvidas as demais autoridades; ora enxovalha e denigre e humilha quase toda uma classe médica; ora critica as religiões e seus seguidores e etc.; ora distribui rasgados encômios aos médicos SEM REVALIDA e enviados pela OPAS, mas sequer os envia para tratar dos seus ZÉRÓIS – os dois “Zés do Bob” – no xilindró da Papuda!
    Abr
    JG
    PS: Carlos Enoch Barros, não é bem assim simplesmente como pensas, lá há muito mais que isso, sabias? Há polices or cops de CONDADOS – o que equivaleria a um DISTRITO ou mesmo um POVOADO, mas todos escolhidos e eleitos pelo povo, bem o Juiz, o Promotor, O prefeito, o Secretário de Tesouro ou de Finanças e etc. Sem falar nos municipais, estaduais, nacionais ou federais e etc. Além dos Mariners U.S eles tem suas guardas-costeiras, polices de parques florestais e de mananciais; dos Correios, Bancárias, das Estações de tratamentos de águas e de esgotos, e olhe que nem citei F.B.I., C.I.A. e outros Departures of Polices end Investigation.
    Queres saber mais sobre o tema, visite nossos blog, sim?

  5. CARLOS ENOCH BARROS

    NOS ESTADOS UNIDOS E ASSIM! E FUNCIONA, QUEM E CONTRA E PORQUE NÃO TEM A MENOR NOÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA, PARABÉNS SENADOR.

  6. Antoniobrasil

    Bob,o herói que você defende,este tal Ex-Cara-Pintada Lindeberg Farias(PT-RJ),responde na justiça a mais de 400 processos da época em que era prefeito de Nova Iguaçu(RJ).O mesmo responde por várias modalidades de corrupção,desvio de dinheiro,má gestão de verba municipal e outros crimes financeiros(deveria está na Papuda com os outros companheiros).Ele apresenta uma varinha de condão,como solução para acabar com a violência,no entanto, todo mundo sabe que a violência é gerada pela impunidade,pela falta de policiamento nas ruas,nas fronteiras entre estados, municípios e países vizinhos.Uma política de combate aos traficantes de drogas ele não defende,muito pelo contrário,pois já foram tantas as reportagens que indicam que o partido dele eatá envolvido com os narcotraficante e que foi feito um acordo para os mesmos não serem importunados durante o desgoverno dos PeTralhas!FUIII

Comments are closed.