Quem é favorável à pena de morte levante a mão!
   23 de novembro de 2013   │     0:05  │  11

Brasília – O crime é inerente à humanidade e não há quem possa evitá-lo porque o ser humano é feito de emoções e cobiças, e a emoção e a cobiça levam às reações.

O bom é que a humanidade sabe disso e tratou de impor regras para estabelecer a convivência social e garantir a civilidade.

Para punir os transgressores dessas regras, a humanidade se precaveu de leis e de punições que variaram conforme a época.

A primeira grande tentativa de estabelecer a justiça deu-se com Hamurábi e o seu código famoso conhecido como “Lei de Talião”.

Se alguém pisa no seu pé direito você tem o “direito” de pisar também no pé direito desse alguém. Esse foi o princípio da justiça.

Mas a sociedade evoluiu e não ficou assim, porque se criou o conceito de que o erro não justifica o outro erro e para se fazer justiça é preciso julgar. E para julgar é imperioso se garantir o pleno direito de defesa.

E daí a punição estabelecida para os que cometem crimes saiu do barbarismo e se amenizou na privação da liberdade, ou seja, a cadeia.

Antes de servir para encarcerar e privar da liberdade, a cadeia foi concebida como meio de recuperação. Ocorre que a cadeia não recupera ninguém, pelo menos no Brasil.

De cada 10 presos, 7 reincidem no crime. É uma taxa muito alta, o que comprova a falência do sistema penitenciário brasileiro.

É interassente a comparação, por exemplo, com a Suécia. Enquanto em Alagoas comemorava-se a inauguração de um presídio no Agreste, na Suécia três presídios foram fechados por falta de presos.

Em tempo: na Suécia também tem crime, mas lá a cadeia recupera.

Diante desse quadro tenebroso no Brasil, onde a violência se tornou um produto nacional, a sociedade perdeu a fé nas instituições e se volta para o “Código de Hamurábi”.

Dois corpos estendidos no chão de Maceió, lá na Avenida Fernandes Lima, não é motivo de lamento, mas de júbilo.

Toma bandidos!

Festeja-se a morte de dois marginais que o sistema penitenciário nem as leis conseguiram recuperar. E louva-se a pena de morte; o resultado de uma pesquisa feita em São Paulo é mantido guardado porque assusta: quase 80% das pessoas ouvidas defenderam a pena de morte.

E já não se discute se a pena de morte resolve ou não resolve o problema da violência; muitos defendem a pena de morte apenas como meio de vingança: matou tem que morrer; roubou tem que morrer.

Para onde estamos indo?

COMENTÁRIOS
11

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Eder

    Acho que utilizam de forma errada os mandamentos proferidos por Moisés e a nova lei que Jesus nos deu para amar e perdoar o próximo, para acobertar esses verdadeiros canceres de nossa sociedade.

    Não se deve ter sentimento de vingança e nem é, pois se é definido em lei que se o cidadão matar alguém de forma hedionda, ele deve pagar com a vida, fica a critério deste cidadão seguir a regra ou morrer e deixar a sociedade seguir sua vida.

    Sou a favor.

  2. jose fonseca

    Pena de Morte já, Dente por Dente, Olho por Olho, sou Policial, Meu Slogam: Proteger pessoas de BEM e DO BEM a QUALQUER CUSTO, Após 23 anos lidando com este tipo de lixo HUMANO, varias prisões, cheguei a seguinte conclusão: não tem jeito não, a policia prende, a justiça solta , pois; as leis saõ arcaícas, os deputados e senadores escondem-se e so legislão em causa propria, o (a) predisente da republica, cercado de seguranças, faz como avestruz, enfia a cabeça na terra e finge que não vé nada, impostos carissimos, direitos (des)humanos protegem vagabundos a qualquer custo, não se engane não cidadão, toda esta bagunça, uma hora vai chegar a sua porta, que DEUS tenha piedade de nos.

  3. O AQUIA

    para que pena de morte, prisão perpetua sim, e o fim da impunidade parlamentar, e foro privilegiado seria o bastante para acabar com estes politicos safados e ladrão do BRASIL, apenas isto seria o suficiente

  4. Antoniobrasil

    Não acredito na tal pesquisa,pois foi feita de forma equivocada>É apenas um desabafo,um grito,um protesto para demonstrar a insatisfação com a situação atual! Crimes bárbaros,sequestros,roubos,violência em geral.”O que gera violência é a impunidade”.Se o povo tivesse a certeza que o bandido pagasse seu crime mofando na cadeia durante 30 ou 40 anos,já se daria por satisfeito,por outro lado,se o bandido também tivesse a certeza que se ele cometesse um ato criminoso seria punido,pensaria antes de praticar qualquer ato contra a lei e desestimularia outros meliantes seguir o mundo do crime.

  5. Silva

    É uma questão complicada, ainda mais porque nos programas de televisão que diariamente nos mostram crimes estarrecedores, que dão muita audiência, pois chama a atenção e são midiáticos, vimos os apresentadores apoiarem com veemência a pena de morte. No seu texto, parece que fica claro que o problema não é ter ou não a tal pena, mas aprimorar o sistema prisional e a legislação. Eu mesmo alterno o posicionamento contra ou a favor, dependendo de um crime praticado, mas também tenho minhas dúvidas se esta medida é extrema ou a mais adequada para estancar a criminalidade que chegamos, muito próximo do estado de natureza conceituado por Thomas Hobbes e John Locke.

  6. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    AO CIDADÃO JÁ HÁ PENA DE MORTE E SEM DÓ NEM PIEDADE
    Fôssemos nós uma república democrática, mas com uma democracia séria, verdadeira, real e, de fato e na prática, “governada” pelo POVO que detém o PODER: “todo poder emana do povo e em seu nome será exercido” – ver o Parágrafo Único do Art.1º, da CF/88, a saber, litteris: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.
    A alternativa ou diretamente, se verificará ou ocorrerá sempre mediante manifesto claro do seu POVO, através de plebiscito ou referendo ou mesmo o povo apresentando anteprojetos-de-lei para que se faça VALER SUA VONTADE – A vontade de seu POVO.
    Aliás, outras pesquisas interativas e, portanto, ON LINE e de outros webjornais caetés e nacionais, apontaram percentuais favoráveis, em até 96%, mormente sobre a almejada, desejada, querida, clamada e instada REDUÇÃO da MAIORIDADE PENAL, para todo aquele que deixar de ser CRIANÇA e delinquir, sobretudo, quando praticar os chamados CRIMES HEDIONDOS – mas esse “governo” olvida aos clamores das ruas e do seu povo.
    Neste caso, sobre a pena capital – aqui citada, posta e retratada pelo maior seguidor da doutrina esquerditaPATA e arauto e pregoeiro primeiro e MAIOR do lulismo-dilmismo-fidelismo-cubano-castrista, o grandiloquente mister The Bob, que nem é bob e nem se faz de bobo – aduz um percentual de 86% de manifestação de vontade do povo, mas tanto aquela pesquisa de vontade do povo quanto esta são e estão olvidadas, desdenhadas e desprezadas ou espezinhadas pelos atuais “governantes” – representantes (eleitos) do povo.
    Por quais razões não respeitam as vontades do seu POVO? Ou o povo não tem poder nenhum haja vista ser o referido parágrafo um belo texto literário, para lograr ao POVO ou nenhuma valia tem suas vontades! Ou o povo é tremendo imbecil, idiota e néscio ou ignaro e analfabeto político e de conhecimento total de seus direitos.
    Ou seria, enfim, decerto, talvez ou por temer ou por precaução de aplica-las aos seus correligionários e demais mensários – no caso da pena de morte; nem pensar – teria que praticar AUTOEXECUÇÃO se houvesse previsão dela para crimes de desvios de verbas ou para aqueles praticados pelos chamados colarinhos brancos – que, aliás, causam mais danos e muito mais graves que certos crimes tidos como hediondos.
    Ademais, “nestepaiz”, a tal PENA DE MORTE* já existe, desde uns três ou quatros lustros e recrudesceu nesses dois lustros e meio, e tem sido praticada contra aos cidadãos de BEM e seus honestos contribuintes “destepaiz”; já há sim, ainda que não institucionalizada, oficializada e estatizada, i.e., ainda não posta, legalizada e impingida pelo Estado-Juiz, porquanto praticada, aplicada, imposta e impingida, paralelamente, pelos delinquentes juvenis ou infligida ou compelida por verdadeiros bandidos “ainda crianças e adolescentes”, sempre acobertados, protegidos e seguros pelo maior manto de impunidade que há “nestepaiz”: o tal de ECA – Estatuto de Criminosos Adolescentes – vide http://gouveiacel.blogspot.com.br/2011/08/o-brasil-acaba-com-o-tal-de-eca-ou-ele.html.
    O busílis acima tem recrudescido, pari passu, agravado, corroborado e apoiado, paulatina, sorrateira e concomitantemente, pela tal nova “Lei antidrogas”, que mais protege que educa, corrige ou castiga, numa leniência senão apologia ou incentivo ou proteção ao usuário de drogas, que é tido como débil ou demente ou dependente químico e que é a maior e mais poderosa RAZÃO DE SER e de EXISTIR o nefasto e odioso TRÁFICO – vide http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/03/cracolandias-e-internacoes.html e http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/06/o-flagelo-das-drogas-e-covardia-ou.html e http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/11/usuario-de-drogas-ou-dependente-quimico.html.
    *Ver aqui http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/06/pactos-plebiscito-e-pena-de-morte-ou.html sobre PENA DE MORTE!
    Aliado, ou somado a tudo isso que discorremos acima, o atual governo tem como maior preocupação a população carcerária, que inclui seus mais famosos correligionários e ora hóspedes do Sistema Penitenciário, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/08/eu-vi-li-e-nao-cri-sera-que-isso-e.html e http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/10/sem-certeza-do-castigo-nao-ha-pena-que.html.
    O nosso atual Sistema nada corrige por razões muito simples: não há certeza de um castigo como reprimenda ao delito praticado, bem como há brandura das leis penais e adite-se a elas as inúmeras possibilidades de progressão e “direitos” em demasia, para quem não andou direito, e, com menos de um terço ou, no máximo, com um terço, da máxima pena que é de trinta anos, estará fora para praticar quantos mais delitos desejar!
    Preso mesmo fica, está e estará, para sempre, a vítima dele: delinquente juvenil drogado ou não!
    Abr
    JG

  7. Carlos

    Dependendo do tipo de crime cometido pelo maior infrator e/ou menor infrator, eu levanto a mão na hora! O medo inibe. Se existisse uma lei do tipo “Quem cometer um crime hediondo (teria que ficar definido o que seria considerado como crime hediondo) e ficar devidamente comprovado isto é, sem nenhuma sombra de dúvida, a punição vai ser a Pena de Morte”. eu queria ver se o malfeitor (maior infrator e/ou menor infrator) sabendo que iria morrer também, não iria pensar 1000 vezes antes de cometer uma atrocidade! Não vai se acabar com a violência, mas, o índice cairia no mínimo em 90%. Do jeito que a coisa vai, onde, a bandidagem toma conta e a criminalidade aumenta dia a dia nesse País, eu estou totalmente convencido que se não houver leis pesadíssimas contra a bandidagem (maior infrator e/ou menor infrator), a coisa vai ser de pior a pior! Primeiro : Se querem que no futuro essa Nação tenha o maior número possível de homens e mulheres de bem, têm se que investir maciçamente na educação das crianças, adolescentes e jovens porém, têm se que ir mostrando a eles que quem cometer delitos, vai pagar com o máximo rigor da lei. E aí, têm se que começar já, acabando as benevolências com menores infratores pois, eles sabendo que as leis os protege ao invés de castiga los e que NÃO VAI DAR EM NADA, cometem crimes, assumem crimes no lugar de maiores infratores, comandam quadrilhas e quando são detidos, ficam zombando das autoridades e do povo na frente das câmeras de TV. Não adianta ficar filosofando e a violência aumentando dia a dia! Têm um velho ditado que diz : “Pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto”. Sinceramente, se não houver uma MÃO PESADA do Estado em cima da bandidagem (maior infrator e/ou menor infrator), eu só fico imaginando a situação que muitos de nós e nossos descendentes irão encontrar daqui a 10, 15 ou 20 anos! Infelizmente, queiram ou não aceitar, essa é a triste realidade! Oremos/rezemos e peçamos a DEUS que nos livre da maldade das peças ruins que estão infestando o solo brasileiro!

  8. luiz santos

    a Pena de morte é permitida em estado de guerra, e a sensação prática da população é essa . levantou-se o índice de reincidentes mas junto com esses temos a sensibilidade da impunidade, a ineficiência da justiça faz nos voltar ao estado de Natureza… nada mais natural

Comments are closed.