O coração do Zé Genoíno está por um triz
   21 de novembro de 2013   │     18:46  │  15

Brasília – De todos os que foram denunciados e julgados no processo do mensalão, o deputado federal José Genoíno é o que mais surpreende e não é só pelo passado austero e os seus posicionamentos contundentes em favor da moralidade, mas também pela vida simples que leva.

Genoíno não tem bens; Genoíno não ostenta riquezas e mora numa casa simples que adquiriu financiada ainda pelo finado Banco Nacional de Habitação. Está tentando se aposentar como funcionário da Câmara Federal, senão ficará sem rendimentos se for cassado.

A história do Genoíno é rica em fatos e ao mesmo tempo de uma simplicidade franciscana. De origem cearense, ele se engajou na guerrilha promovida pelo PC do B na década de 1970 e se deu mal; foi o primeiro a ser preso.

Por uma dessas coincidências – ou sorte – que bafejam o repórter, eu conheci aqui em Brasília o militar que o prendeu na guerrilha do Araguaia. Um sargento do Exército, na época, e hoje reformado como capitão; um gaúcho da Arma de Artilharia recrutado para o SNI.

Um parêntesis.

Eu estava com o companheiro jornalista Jorge Henrique, o grande Borjão, que é filiado e militante do PC do B, e apresentei o sargento que prendeu o Genoíno. Quase os dois – o Borjão e o sargento – se engalfinham quando o sargento falou mal sobre o Osvaldão. Eu tive de agir.

Em tempo: o Osvaldão era o comandante da guerrilha. Oficial R2 do Exército e carioca, o Osvaldão foi campeão de natação pelo Botafogo.

Fecha o parêntesis.

Pois bem, o sargento me contou que não tinha prendido ninguém; que o Genoíno é que praticamente se ofereceu para ser preso.

– “O mateiro avisou pra gente que tinha um paulista sentado embaixo de uma árvore, na beira da estrada. Nós fomos lá e prendemos. Colocamos ele (Genoíno) no helicóptero e ele saiu entregando todo mundo”, disse-me o sargento.

Genoíno sobreviveu à guerrilha e reapareceu em São Paulo filiado ao PT, onde ainda se encontra e do qual já foi o presidente nacional. É um homem de hábitos simples, que leva uma vida igualmente simples, e de quem não se pode dizer que se locupletou no erário.

Vive agora o pior momento de sua vida, pior mesmo do que aquele momento narrado pelo sargento ( vou omitir o nome ) que o prendeu no Araguaia e fê-lo confessar tudo o que sabia.

Genoíno está doente, muito doente. Ele se emociona fácil e chora um choro que incomoda porque revela uma decepção pessoal que aflorou agora sangrando muito.

Seu coração já não é o mesmo e no seu semblante pode se decifrar nitidamente a amargura de quem vê a história pessoal tão rica findar com um ponto final inglório. E tudo por um titica, que não seria mais que uma titica se não houvesse esse cunho político.

O Genoíno e o Zé Dirceu são sim, presos políticos, porque o alvo do processo do mensalão era o Lula, mas como havia e há o receio da convulsão social e da repercussão internacional caso se atingisse o ex-presidente, aí, sobrou pra eles.

COMENTÁRIOS
15

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Petrúcio Santos

    Depois que a direita raivosa se pronunciou, agora é minha vez: Esse Estado das Alagoas está nessa situação de pouco desenvolvido, atolado em corrupção, concentração de renda, piores índices sociais, pior segurança, etc, etc, etc, porque tem uma classe média de baba ovos, que morre de medo que seus senhores percam o poder, pois eles não saberão sobreviver sem as migalhas que lhe são atiradas. O ódio a esquerda que está melhorando a vida do povo brasileiro , é pela vergonha de não esconder a sua submissão, quando encontram alguém de coragem como é o caso dos petistas, estes bajuladores, ao botarem a cabeça no travesseiro, não conseguem dormir de vergonha.

  2. Alfredo

    Ah Bob,O bobo, quer dizer que Genuíno é inocente? kkkkkkkkkk, faz-me rir. Heróis de esquerda, só conheço dois tipos, os ladrões e os sanguinários ditadores ou assassinos, se assim entenderem. Me mostre um herói da esquerda pacifista.

  3. dpsf

    realmente dirceu e genuino não tem dinheiro, são humildes e sobrevivem de verba do bolsa familia. dirceu, segundo as reportagens da mídia, aguardava sua prisao em uma belissima casa dentro de um condominio de alto luxo, e horas antes estava em uma praia na bahia, curtindo o feriado, realmente esse nao tem dinheiro… tanto dirceu quanto genuino, se aprsentaram na sede da PF em veiculos de luxo, cada um custando mais de 250 mil e 65 mil, respectivamente. basta olhar os arquivos da globo.com… esses homens são verdadeiros socialistas e desprendidos de bens de consumo.

  4. Antoniobrasil

    Bob,você está delirando,não sei está com febre ou se existe outra pessoa se passando por você!Se Genoíno fosse a pessoa honesta que você descreve,por que o mesmo não se afastou do Lula,do PT e de seus mensaleiros?! E eles não são presos políticos como você falou,prefiro o que escreveu Reinaldo Azevedo: Eles são políticos presos! E também não existiria nem existe possibilidade de convulsão social nenhuma caso o Lula fosse preso,sabe porque ele não está preso ainda? Resp. porque ele é um dos maiores líderes mundial da atualidade, e, o mesmo tem muita influencia no mundo empresarial e defende o interesse dos banqueiros,e,ainda os PARTIDOS DE OPOSIÇÃO não estão nem ai para o que possa acontecer até porque os mesmos também estão levando muitas vantagens com a situação atual do País!Ninguém tem interesse em destruir o progresso,o avanço e a modernidade do Brasil atualmente ,que se diga de passagem que teve o pontapé inicial dado por FERNANDO COLLOR DE MELLO!FUIIIIIIIIIIII

  5. Amigo do Povo

    Com certeza foi condenado por um crime que cometeu e com certeza protegeu o Lula, aquele da conversa de que nada sabia. É um fim triste para uma pessoa como Genoino, uma vez escutei de um coronel, que foi deputado constituinte pelo territorio de Roraima, homen de direita, amigo do Curió, que a única pessoa que ele respeitava da esquerda era o Genuino, o resto não. Se tivesse roubado o que poderia roubar, estaria Rico e sem problemas no coração, ele não tem lulinhas na familia = genios financeiros. Infelizmente o destino prega peças. Porque tripudiar e ter prazer com o sofrimento de uma pessoa muito doente ? Leram os miseraveis ? lembram no inicio do livro da visita do Bispo ao ex-revolucionario ? Quanta amrgura ! Estou dooutro lado do Rio , ideologicamente, mas como tal Coronel, eu respeito Genuino, seja o Genuino condenado ou o Genuino não condenado.

  6. fernando costa

    com certeza este nao eh o roberto vila nova que eu conheci no extinto jornal de alagoas. defendendo agora corrupto, com certeza deve ser outro jornalista. o nosso querido roberto jamais faria assim.

  7. Santos

    Eu tenho muita peninha dessa coisa que de “Genuíno” não tem nada, trata-se de uma criatura muito tola, tanto é que na condição de presidente do Partido dos Tolos (PT), assinou o principal documento que deu origem a toda essa roubalheira chamada de Mensalão e cinicamente afirmou que havia assinada mas não sabia do que se tratava, bobinho esse menino e enquanto tiver gente como vc Bob, sempre aposto a lhe puxar o saco ele continuará muito tolinho. Coração vagabundo, para logo.

  8. LEONARDO MONTEIRO DORIA

    Vc quase me sensibilizou, estou com muita pena dele e de toda corja do PT, que sempre se diziam ser oposição e roubaram e continuam roubando o país, explorando pessoas analfabetas que acham o seu discursinho bonito. Fiquei com tanta pena dele que até concordo que ele precisa de atendimento médico, mas que pelo amor de Deus que seja um cubano. Duvido muito que os petralhas sejam tratados pelo SUS, só Sírio libanês para cima.
    Vc devia se envergonhar de fazer esse tipo de comentário, pessoas como vc não deviam ter direito a se expressar, um jornalista não deveria jamais fazer propaganda política.

  9. Jorge Oliveira

    Esse bandido Genuíno e o toda gang dos corruPTos esta sendo muito mal acolhida. A esquerda caviar não merece isso, chuveiro sem água quente, limpeza da cela, água da torneira e o fim do mundo para os heróis que pegaram em armas para mudar a ditadura militar para uma ditadura comunista. Meu Deus os coitadinhos dos companheiros estão sofrendo, levam uma vida muito simples é só pensam no social. Deveria ser tratado no SUS pelos irmãos cubanos como o Lulla se tratou.

  10. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Urge, de logo, de pronto e desde já ou a priori, a devida, adequada e justa objurgação ao insinuado subliminarmente pelo arteiro, sagaz, matreiro e ludibriador contumaz pregoeiro dos petralhistas mensários, a saber:
    Eles talvez tenham sido presos políticos – ainda outrora e lá no passado quando muitos se autopuniram com exílio ou auto banimento – mas, hoje, na verdade, na prática, de fato, penal, processual e juridicamente falando, eles não passam de POLÍTICOS PRESOS, pois que cometeram ilícitos penais, administrativos, civis e políticos, além de indecoroso e aéticos!
    The Bob – The bobo, por favor, não queira confundir ao leitor menos avisado! Não prestes um desserviço desinformando seus leitores, sim!?
    Ademais, que tal enviar ao enfermo alguns dos seus compatriotas egressos de Havana, afinal além de comparsas, companheiros ou seus camaradas, como gostam de ser tratados.
    Além de falarem a mesma língua e idioma ainda terão harmonia de ideologias; ou não?
    Ah! Se me passares teu e-mail te envio o holerite do pobre moribundo condenado que sofre desses males todos e que tentas transformar em herói!
    Abr
    JG

  11. Silva

    Só faltou dizer que o mensalão não existiu, bem como o valerioduto, o dinheiro na cueca e principalmente, as investigações da PF que apontaram, após a quebra de sigilo do banco opportunity, de Daniel Dantas, a fonte principal do recurso para o pagamento do mensalão. A Procuradoria Geral da República só cumpriu o seu papel e o STF como guardião da CF recebeu a denúncia do Ministério Público. Os réus, alguns, começaram a cumprir as penas, agora resta saber se haverá reviravolta do caso. Aguardemos.

Comments are closed.