Ufa! Zumbi estudou em Recife e não precisou de cota…
   20 de novembro de 2013   │     12:12  │  6

Brasília – O jornalista Cláudio Abramo negava a tão propalada “Ética Jornalística” com uma alfinetada cruel:

– “Não existe Ética do Jornalista, nem Ética do Médico, nem Ética do Advogado. O que deve existir é a Ética do Cidadão, porque antes de ser jornalista, médico ou advogado, todos devem ser cidadãos”.

Certíssimo!

Felizmente os gênios não precisam de diploma; o jornalista Claudio Abramo na verdade era marceneiro e ele mesmo dizia que não chegou a concluir o que se chama hoje de 2º grau.

Mas falava fluentemente cinco idiomas e promoveu a revolução gráfica e editorial no jornalismo impresso brasileiro. E deixou essa pérola sobre a Ética, pela qual me inspiro para escrever sobre a “Consciência Negra”.

Nos anais da revista Veja tem uma entrevista com a finada Hebe Camargo, acho que na década de 1980, quando ela fala sobre racismo.

A Hebe na verdade era morena e decidiu virar loira no final da década de 1950 e assim ficou até a morte. A resposta à pergunta de Veja foi:

-“O próprio negro se discrimina. Eu não conheço um negro famoso casado com uma negrinha”.

Silêncio total.

Não sei se hoje haveria um levante contra a fala da Hebe, mas a verdade é que ela mandou todo mundo pensar melhor na questão do racismo.

Os judeus se entenderam porque se uniram; são raríssimos os casos de judeu casado com não judeu. Não sei se a questão é por aí, mas é de bom alvitre repará-la.

Ética e Consciência não devem fazer parte de movimentos raciais porque são questões – como colocou o genial Claudio Abramo – da cidadania. Quem não tem Ética nem Consciência não é cidadão.

E quanto mais se fala sobre Consciência Negra menos parece que temos adquirido. Uma atriz global negra e casada com um negro se diz mãe de filho “bicolor” porque “ela é mais branquinha”.

Mas não me incomoda o que pensa essa atriz negra, nem o cabelo loiro ou a face da negra tingida de pó de arroz; na condição de negro, o que me incomoda é que na luta por essa “Consciência” tenhamos descambado para a humilhação das cotas.

Cota para negro é o reconhecimento do racismo e é também a capitulação do negro. Pior: é a institucionalização da incapacidade como pecado original do negro.

Afinal, a luta é por igualdade ou privilégios?

Ah! Ia esquecendo de dizer que Zumbi e o irmão dele estudaram no Colégio Jesuíta em Recife e não precisaram de cota.

Que bom, não é?

COMENTÁRIOS
6

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Gustavo Gomes

    É verdade que desde agora não posso mais mandar direto para o FACEBOOK?
    Se SIM, é uma pena. Pois, gostava muito de bater “de-pronto” estes Artigos.
    Sobre o 20 de Novembro e as Cotas, é bom salientar que o Brasil (o mundo) mudou muito. O Capital escancarou, arregaçou, arreganhou, “miseriando” muita gente. Sobretudo, gente, que há muito vem sendo aviltada historicamente. Já é um vício. Compreendo a IRA de muitos sobre as Cotas, sobre o Laico, etc. Contudo, me vem à memória Gilberto Gil e sua letra de “Nos barracos da cidade”, onde ele diz: “Mas a usura dessa gente, já virou um aleijão”. Olha, brigar com afinco e denodo se posicionado contra “qualquer-qualquer, mais qualquer-qualquer, qualquer-qualquer qualquer mesmo” (Caetano Veloso) ação que possa ressuscitar os negros e por conseguinte os pobres no Brasil, parece meio renegar sermos todos humanos e que “daqui ninguém sai vivo” (ou seja: renegar o ululante) e corroborar intensamente com a situação acaçapante que vivemos. É só uma Cota, é só uma Liberdade de se rezar para o que realmente se acredita e do qual se obtém respostas tranquilizantes espirituais ou de energias. Djavan: “Eu quero é viver em PAZ.”
    Saúde por muito tempo para Bob Villa Nova, com toda admiração.

  2. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    A CONSCIÊNCIA NÃO TEM COR
    Para mim – que bem desconfio dos escritos escamoteados, ludibriados e subliminares postos aqui pelo arauto seguidor ferrenho, sagaz, contumaz e tenaz da cartilhazinha nefasta, nefanda, arcaica e obsoleta, mas em voga para os “esquerdistaPATAS”, que nunca desistem nunca -, há uma odiosa discriminação e vergonhosa, abominável, pejorativo depreciativo tanto quanto as COTAS (que é plano, projeto, programa e LEI desse desgoverno que ele tanto defende e é seu arauto) bem como também ao se dizer “consciência NEGRA”.
    Ora, assim como o sangue, que era “azul” (para muito imbecis, néscios e idiotas NOBRES aristocráticos do século e milênio passados), a consciência* e, sobretudo, a alma não tem cor, forma, gosto, cheiro ou tamanho ou volume, bem como, também, não se pode dizer-se GÊNIO ao que fala cinco idiomas ou dez ou vinte, claro! A genialidade independente do grau de escolaridade ou cultura. É, por assim dizer, inata. Uma coisa não implica na outra; mister Bob – The bobo. The Bob bobo!
    Notem que ele quer que os NEGROS, com ou sem COTAS, usuários ou não dessa benesse ou sinecura ou privilegiada prerrogativa, abominem não só aos próprios NEGROS que fazem uso dela contra os que dela não fazem e, assim, fomenta uma luta desigual aos que se “enlourecem”, ou se “embranquecem” ou se maquiam com pinturas, cores e adereços dos brancos – não existe raça negra; nem branca ou amarela ou vermelha ou azul; o que existe é uma raça humana, uma humanidade (homo sapiens) – ainda que nem toda ela seja civilização com civilidade (urbanidade) desenvolvida – que deve ter uma RAZÃO e fazer uso racional dessa mesma razão, conforme sua CONSCIÊNCIA e sua ÍNDOLE e seu SABER, com sua personalidade individual e de seu CARÁTER, formado, pronto, acabado e lapidado pelo conhecimento, cultura, inteligência e, enfim, sua educação e formação moral, ética e cidadã; enquanto pessoa humana.
    Um cidadão não tem COR e nem vê cores nos outros seres humanos e seus semelhantes! Sua cútis não reflete seu caráter e muito menos sua ética e moral! Assim como também sua indumentária.
    Um cidadão tem deveres e direitos! Ele é um sujeito universal repleto de direitos e deveres individuais, sociais, comuns e coletivos. Somos todos: brasileiros e brasileiras; sem matizes, perfis ou estereótipos, sir Bob!
    Não queira uma luta de raças onde já nem mais cabe uma de classes!
    É pueril, imbecil e idiota insinuar ou fomentar isso entre nós, brasileiros e brasileiras!
    Para com isso, deixa disso, acaba com isso!
    Execre, abomine e faça suas diatribes aos seus parceiros mensários petralhistas que, mesmo condenados, presos e recolhidos ao xilindró, possuem mais privilégios, benesses e sinecuras que os demais iguais reclusos! Pregaram uma coisa e fizeram outra; lembras?
    Abr
    JG
    *cons•ci•ên•ci•a
    substantivo feminino
    1. Faculdade da razão julgar os próprios .atos.
    2. [Figurado] [Figurado] Sinceridade.
    3. .Ação que causa remorso.
    4. Probidade, honradez.
    5. Opinião.
    6. Cuidado, atenção, esmero.
    7. [Medicina] [Medicina] Estado do sistema nervoso central que permite pensar, observar e interagir com o mundo exterior.
    “consciência”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/consciência [consultado em 21-11-2013].

  3. jonas antonio de freitas

    Bem postado esses comentários acima…Por que cotas…?Já que somos todos mestiços e, de uma mesma raça:humana…Questão de consciência…

  4. Cícero Rogério do Nascimento

    Senhor Roberto VillaNova, as cotas no Brasil são políticas públicas para garantir o acesso da população negra e indígena aos bancos das universidades públicas federais. Não é uma questão de privilégio,o argumento é justamente o contrário. É garantir vaga para segmentos da população que sofrem com a discriminação e o preconceito, venha do senhor ou de qualquer outro cidadão. Que bom que um ato isolado de um padre, que talvez por pena, levou Zumbi para estudar no Recife. Que bom que o Marista em Maceió oferta à noite aula para os jovens e adultos e de graça (ato isolado do colégio). Quanto aos outros colégios católicos…. Desconfio de genialidades, inclusive as de pernonalidades famosas como Abramo ou Rodrigues (falo do Nelson, claro). Não sei até que ponto falar cinco idiomas é ter uma inteligência fora do comum ou ser um gênio! Também não sei o uso que se faz de tanto idioma! Quanto à cor da consciência, hoje, dia 20 de novembro, queira o senhor ou não, ela é NEGRA!

    1. Roberto Villanova Post author

      Prezado Rogério: a cota é esmola. E na condição de negro eu a rejeito e defendo que os negros que não aceitam a esmola destaquem que se formaram sem cota.

  5. S.F DE MENDONÇA

    A VERDADE É QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA MUDOU MUITO E PARA MELHOR,HOJE ESTAMOS TODOS TINGIDOS DE DIVERSAS CORES DE PELES.MAS, SE FOR FEITO UMA GRANDE PESQUISA COM SERIEDADE CHEGAREMOS A CONCLUSÃO QUE A MINORIA MESMO PERTENCE AOS BRANCOS,ESSES SIM SÃO EM MENORES PROPORÇÃO, AÍ SE PERGUNTA ? ONDE ENCONTRAREMOS OS DIREITOS DAS MINORIAS,QUE MINORIA SÃO ESSAS SE EU SOU MINORIA, NÃO SEI AONDE PROCURAR OS MEUS DIREITOS.COTAS PARA NEGROS,ÍNDIOS E ESCOLAS PÚBLICAS.SOU UM ANTIGO ALUNO QUE TIVE ORIGEM NA POBREZA,ESTUDEI DEZESSETE ANOS NA PÚBLICA EXCLUSIVAMENTE,APROVADO EM DOIS VESTIBULARES DA UFAL(ENGENHARIA CIVIL E AGRONOMIA.EM HIPÓTESE ALGUMA DISCRIMINO OS NEGROS,PELO CONTRÁRIO,SEMPRE OS ADMIRO,ENTRETANTO SOU BRANCO E NATURALMENTE VOU COBRAR A MINHA COTA,OU SEJA O DIREITO DAS MINORIAS.
    COTAS É SINONIMO DE INCAPACIDADE,FALTA DE SER CONSCIENTE DO DEVER,DE CUMPRIR E TER EM MENTE QUE TODO SER HUMANO É CAPAZ,A QUESTÃO É DESENVOLVER SEU POTENCIAL E SEGUIR EM FRENTE.

Comments are closed.