Êita! O nome do cubano é dr. Osvaldo Cruz Ramirez!
   23 de outubro de 2013   │     12:42  │  11

A partir desta quarta-feira começam a circular no país duas identidades de médicos; uma é expedida pelos Conselhos de Medicina e a outra pelo Ministério da Saúde, via Casa da Moeda.

As duas identidades de médicos em circulação no país significa a ruptura do “status quo”, com a ênfase à medicina mercantilista onde o objetivo é a doença e não a saúde.

Aliás, sobre isso, pensem no que o médico cubano Angel Lemes disse aos jornalistas que cobriram a solenidade de lançamento oficial do Programa Mais Médicos, com a presidente Dilma, na terça-feira.

– “Eu vivo para a Medicina. Eu não vivo da Medicina. Esse é o meu lema”.

O dr. Angel Lemes é casado e tem dois filhos; a família ficou em Cuba e ele se embrenhou em Tocantinópoles-GO para cuidar dos índios Apinajé – que estavam morrendo à míngua.

Ele explicou aos jornalistas que, em Cuba, o estudante que quer fazer Medicina assina um termo de compromisso aceitando ir trabalhar onde o governo mandar, dentro ou fora de Cuba.

– “Existem médicos cubanos em 60 países. Eu mesmo já trabalhei no Haiti, em Gana e em Angola. Nós pertencemos à Organização Pan-Americana de Saúde” – completou o dr. Angel.

Essa ruptura do “status quo” é o que incomoda e alimenta a reação contrária ao Programa Mais Médicos. E isto ficou evidente na manifestação hostil de médicos em Fortaleza, que desceram às raias da indecência e da covardia.

Mas a manifestação hostil em Fortaleza, o que levou a presidente Dilma a pedir desculpas ao médico Juan Delgado, o mais visado pela gentalha brasileira, teve o lado positivo – que foi desmascarar os discursos dos que se posicionaram contra o programa.

Disseram que estavam preocupados com a saúde do povo, e tudo conversa; disseram que estavam preocupados com os “direitos humanos” dos médicos cubanos, e outra mentira.

A única preocupação é com essa ruptura do “status quo”, porque os médicos cubanos são formados para viveram “para a Medicina” e sabem que a verdadeira Medicina é a preventiva.

Os vetores das doenças são:

1) Falta de saneamento básico e esgotamento.

2) Falta de água potável.

3) Fome

4) Analfabetismo

5) Desemprego

São 2 mil médicos cubanos embrenhados no interior do país mostrando aos rebotalhos humanos segregados que eles têm direito a um médico na porta.

Ah! Não tem estrutura – dizem noutra desculpa esfarrapada.

E para isso o médico cubano Hector Jesus Lopez desabafou aos jornalistas:

– “O Brasil é do tamanho de um Continente. O problema aqui não é de estrutura, mas a falta de recursos humanos”.

E é mesmo.

Construa então um hospital de ponta, equipado com o que de mais moderno possa existir, lá em São Felix do Araguaia e ofereça 10 mil reais de salário inicial. E os que se habilitarem a ir vão caber dentro de um fusca.

E pensar que esses médicos cubanos, dos 10 mil reais, vão ficar no máximo com 4 mil reais porque o restante irá para o governo cubano, só acreditando nessa revolução sutil.

E aí, como se para afagar a curiosidade do repórter, eu descobri que entre os 2 mil médicos cubanos que estão no Brasil tem o “doutor Osvaldo Cruz Ramirez”.

Estou tentando entrevistá-lo e me disseram que viajou para o interior do Maranhão. Eu gostaria de perguntar-lhe por que Osvaldo Cruz, se Osvaldo Cruz foi um médico brasileiro?

Acho que a homenagem é porque Osvaldo Cruz era um médico da saúde, ou seja, ele prevenia a doença.

COMENTÁRIOS
11

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Cláudio Corrreia

    Caro Bob, gosto muito dos comentários e leio todo eles sempre, mais em algum momentos você faz uns comentários nivelando tudo e todos, sem observar que não podemos julgar no geral.

  2. Carvalho

    Incrível como sempre, a maioria dos comentários, desaprova o que foi escrito pelo jornalista, se é que podemos chamar um camarada que esquece a ética e o profissionalismo para fazer campanha eleitoral (o que é crime) para um partido de patifes como o PT.
    Senador, perdeu meu voto, da minha família e de todos que conseguir convencer.

  3. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    ERRATA:
    Eles vivem para as famílias dos outros e nunca para as deles!
    Isso é o suprassumo da solidariedade máxima ou altruística ou um Nobel de fraternidade, que lindos, que lindos!
    Lembrei-me do “Doquinha e coxinha”, vai, vaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiii, vaaaaaaaaaaaaaaai-te embora, carniça!
    Ah! Bob, bob, meu caro Bob! É fixação ou alienação ou loucura?
    Ih! Nada disso! Credes que a loucura não exista; quase que esqueci-me disso, sorry!
    Abr
    JG

  4. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Eles vivem para as famílias dos outros e nunca para as deles!
    Isso é o suprassumo da solidariedade máxima ou altruística ou um Nobel de fraternidade, que lindos, que lindos!
    Lembrei-me do “Doquinha e coxinha”, vai, vaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiii, vaaaaaaaaaaaaaaaite embora, carniça!
    Ah! Bob, bob, meu caro Bob! É fixação ou alienação ou loucura?
    Ih! Nada disso! Credes que a loucura não exista; quase que esqueci-me disso, sorry!
    Abr
    JG

  5. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    A QUIZILA LEONARDO VERSUS BOB!
    Caro Leonardo Monteiro Doria, permita-me algumas palavras sobre este “affair”, sim?
    Primeiramente, nunca te contraries ou jamais te agastes ou te ofendas ou percas o sono com um pelego metido a escriba e contumaz arauto e muito bem remunerado da sucursal dilmista-lulista-fidelista-socialista-marxista-leninista e outros “ista” – menos artista, que não aceita crítica nem em sua biografia – ou com as suas inverídicas ou inverossímeis ou sempre contraditórias, inóxias e confusas escritas tentando explicar ao inexplicável e em defesa do indefensável ou do injustificável caos na saúde debilitada, doente e demente de nossa sociedade (ou seria em estado terminal e comatoso?) não somente dos miseráveis, que eles dizem se preocupar ou defenderem ou que querem “salvar” suas vidas – tudo bazófia, pantomima e falácia dessa corja e de quem descurou ou olvidou do dever por indolência, leniência, negligência, imprudência e incompetência haja vista estarem no “PUDER” há mais de dois lustros e meio e jamais reformaram ou ergueram um nosocômio, nos mais de 5.569 municípios “destipaís” – mas construíram um bem ali, logo ali na esquina do bairro, mas em Gaza. Sim! Em Gaza; na Faixa de Gaza, sabias?
    Mais: quantos concursos públicos foram abertos para o MS, que antes havia profissionais de todos os matizes, dos sanitaristas pandêmicos, endêmicos e epidêmicos aos especialistas em saúde dos mais variados possíveis e imagináveis?
    O MS se tornou num IMENSO CABIDE de seus “comissionados”, sem contar as Agências Nacionais de Saúde!
    Outra: ele esquece, não lembra ou não sabe que nem todo médico é sanitarista assim como nem todo sanitarista é médico. Coisas do Bob, o que pensa o Bob, que não é bobo e nem se faz de bobo, nem rasga dinheiro e nem come merdas e nem DÁ bobeiras e, muito menos, dorme de touca? Se é que pensa! Todo alienado é proibido de pensar tal qual aos fanáticos! Reitere-se, pois já dito antes! Note que ele cita homônimos de famosos ou de celebridades como se fossem os próprios. Alienação pura!
    A grande jogada ardilosa ou vil engodo matreiro ou golpe de inteligência dessa canalha de mensários ou patifes “mensaleiros” – note que para muitos dos PeTralhas isso nunca existiu é tudo criação ou invencionice da mídia – todos arraigados nas tetas do Erário feitos bacorinhos na porca velha e cansada res publica brasileira, mas todos mamando, claro! E o povo? Ah! Recorda da personagem do Chico – não o Papa – mas o Anísio: o Justo Veríssimo!
    Leonardo, eles inventaram tal “estratégia” como meio, modo e forma “inteligente” de aCUdir ao “governo Cubano” e sua ilhota devastada, estagnada e miserável (… que eles chamam de paraíso socialista) e o FIM de DESVIAR nossas riquezas como AJUDA HUMANITÁRIA e SOLIDÁRIA e ALTRUISTA ou mesmo samaritana preocupação com os pobres e miseráveis coitados do mundo – nunca socorrem aos miseráveis ilhéus de Havana, mas aos do mundo ACODEM!
    Entenda: largam suas próprias famílias para CUIDAREM das famílias miseráveis do mundo! Que generosidade altruística é a própria solidariedade com todas as letras maiúsculas. Entendeste; Leonardo?
    Ademais – não creio que sejam médicos e sim guerrilheiros disfarçados… (já o disse e reiterei antes), é, também, outra forma de ludibriar o famoso CAIXA-DOIS escamoteado, para a “campanha de 2014” – calculem o montante “repassado” ao seu grande comandante Fidel…
    Fizeram dos médicos o bode expiatório, demonizando-os como sendo os responsáveis por todas as mazelas de um desgoverno de mais de dez anos, e ela (a Dil MÁ – “mãe dos brasileiros”) surgir como “a santa, redentora ou salvadora dos miseráveis destipaís” – engraçado para sua eleição (a coitadinha lutou bravamente contra um câncer, e no próprio SUS; lembram? Será?) e salvou-se e venceu: foi eleita!
    Agora! Ela quer SALVAR A TODOS MISERÁVEIS “destipaís”, pois já não são suficientes e bastantes “suas bolsas” – copiadas dos neoliberalistas.
    Enfim, preparai-vos honrados reservistas deste imenso Brasil, querem nos tornar numa imensa Cuba ou Bolívia ou Venezuela ou Argentina!
    Nosso povo vai pedir socorro, como o fez antes na marcha dos CEM MIL!
    Despertem e abrolhos, meus guerreiros varonis!
    Abr
    JG

    1. Roberto Villanova Post author

      Caro Joilson: Cuba do Fidel tem apenas 50 anos e os médicos formados na Cuba do Fidel já estão trabalhando em 60 países ou 1 terço do mundo! Das três, uma: 1) A Medicina em Cuba não presta; 2) A Medicina pública brasileira está certa; 3) Um terço do mundo está errado.
      Há de se divergir em muitos aspectos sobre Cuba, mas na questão social isto não! Só o pior do reacionário, que está a um passo da paranoia, pode negar isto. Lamento porque o caro Leonardo pensa que Medicina só existe uma, aí, é fazer injustiça a Hipócrates, aos chineses, aos indianos – aliás, na Inglaterra, depois dos ingleses o maior número de médicos são indianos. Né interessante isto? Abs atodos.

      1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

        Enfim, o meu grande Bob…. respondeu-me, mui grato!

        Mas por que esses médicos todos não CUIDAM dos miseráveis de sua ilhota?
        Ou todos lá GOZAM de uma SAÚDE INVEJÁVEL?
        O engraçado mesmo são os seus “achismos” dedutivos: se há muito médico indiano é por causa de que? Foram formados em CUba?
        Amigo, Bob, Bob amigo! – Aliás você o Bob pai ou o Bob filho?
        Os indianos formados na Grã Bretanha passam a exercer sua “medicina” com ou sem REVALIDA e ganhando apenas um terço de seus salários enquanto SETENTA POR CENTO vai para o Governo da Índia, é isso?
        Cuba tem quase sua idade, Bob: os médicos de lá trabalham em mais de sessenta países enquanto seus familiares estão reféns na ilhota por algumas simples razões: a) não há perspectivas de trabalho na ilha; b) se optar por ficar e exercer sua medicina na ilhota ainda tem que cortar cana nas horas vagas (?), como bem dissestes – escrevestes – daí vão se sacrificar lá fora, para sustentar seus familiares reféns; c) sem escolhas – egoística e covardemente aceitam seguirem tais regras impositivas, é isso ou isso – grande escolha, não?
        Bob, muda-se para lá, vai fumar uns charutinhos com seu ídolo e comandante Fidel, vai lá enquanto ele ainda está vivo, vai!
        Ah! Convença aos demais adeptos e toda caterva de esquerdistas socialistas-marxistas-leninista e outros ISTAS.
        “Vai-te, vaiiiiiiiiiiiiiiiiiiii-te embora”, nada os prende aqui, ou não?
        Abr
        JG

  6. LEONARDO MONTEIRO DORIA

    Não entendo a insistência do jornalista de desrespeitar a classe médica, será que vc antes de fazer jornalismo não levou pau para medicina?.
    Por que criticar o valor do salário de um médico se não há criticas a verba que é repassada a um vereador, deputado ou SENADOR ?
    Por que um médico deveria ganhar menos que um político, juíz ou procurador na sua ótica ?, se eles atuam salvando vidas.
    Por que não existe plano de carreira para médicos se fixarem no interior?, pois como não há segurança nenhuma para estes, muitos deles estão perdendo suas vagas para um estrangeiro que da sua competencia nada se sabe, pois não foi provada.
    Por que não há críticas ao governo mais corrupto da história do país?

    Outra coisa vc é muito contraditório, acabou de falar que a culpa é a falta de médicos e ao mesmo tempo elencou o principal problema da saúde no Brasil:
    Os vetores das doenças são:

    1) Falta de saneamento básico e esgotamento.

    2) Falta de água potável.

    3) Fome

    4) Analfabetismo

    5) Desemprego

    Aí eu te pergunto: médico também tem q fazer isso?
    será que essas funções não são do governo.
    Obs: Espero que dessa vez vc responda ao invés de ficar dando desculpa esfarrapada de status quo.

    1. Roberto Villanova Post author

      Caro Leonardo: posso não ter me feito entender, mas acredite que tenho o maior respeito pela classe médica. E isso não se dá por frustração, porque já disse que minha frustração foi não ter sido agrônomo, se dá por respeito mesmo àqueles verdadeiros anjos da guarda que estão na Unidade de Emergência salvando vidas, ou embrenhados no mato e nos guetos assistindo as famílias. Procurei e pedi ajuda e não encontramos nada no texto afirmando que saneamento, educação, alimentação, etc., é dever do médico. Eu não disse isso: o que eu falei foi sobre os vetores das doenças e sobre a Medicina Preventiva para a qual os médicos cubanos – e os médicos em todo o país de vergonha – são formados. Um médico cubano me disse que, em Cuba, quem quer fazer Medicina primeiro assina um termo de compromisso garantindo que, após formado, vai trabalhar onde o governo mandar, dentro ou fora de Cuba. E os médicos cubanos, com essa Medicina Social e Preventiva, já estão atuando em 60 países, ou seja, 1 terço do mundo. E sabe por que? Porque a verdadeira Medicina é a preventiva e a Medicina curativa deve ser apenas um apêndice daquela. Grato pela participação.

      1. Marcelo

        Uma coisa é certa. Quem estudar em faculdade publica, deveria prestar serviço obrigatório por um determinado período, pois o povo é quem paga esses estudos através dos impostos.

    2. LEONARDO MONTEIRO DORIA

      Não existe verdadeira medicina, todos os tipos são importantíssimas, garanto que se você tiver um câncer ou precisar realizar uma cirurgia vc não irá procurar um médico de saúde da família brasileiro, muito menos um cubano, mas acontece que esses problemas elencados como vetores de doenças é função dos governantes que não o fazem da maneira decente, a minha revolta é de muitos terem jogado a culpa do caos da saúde na conta dos médicos.
      Trabalho num PSF no interior e posso lhe garantir que mais de 80% dos meus atendimentos são de pessoas analfabetas, que não possuem saneamento, sem água potável, que não seguem a dieta ou mesmo não tem comida. Acho muito errado falar as coisas sem conhecimento de causa e responsabilidade.
      Pare de fazer propaganda política para esse partido que só trouxe o pão e circo para o povo, vc como uma pessoa de bom coração deve querer o melhor para o nosso povo. Faça campanha cobrando educação de verdade para todos, quem sabe assim em 30 anos esses vetores de doença não tenham melhorado.

Comments are closed.