O petróleo é nosso, mas o dinheiro é deles
   21 de outubro de 2013   │     11:28  │  6

A história do petróleo no Brasil não é diferente da história do petróleo no resto do mundo, ou seja, é uma história que se confunde com guerras, conquistas, trapaças e cobiças.

Na história do petróleo no mundo ficaram conhecidas as “sete irmãs” – Esso, Shell, Stand Oil, Texaco, etc., – que ainda dão as ordens e criam crises.

Mas, no Brasil, sempre se escondeu o petróleo. No final da década de 1940, quando jorrou petróleo na Bahia, o baluarte da luta pelo petróleo brasileiro, Monteiro Lobato, reagiu assim:

-“Minha vontade era afogar nesse peço os que viviam dizendo que o Brasil não tinha petróleo”.

Os que negavam a existência do petróleo no Brasil agiam em acordo com as “sete irmãs”, para as quais não era bom negócio na época reconhecer a existência de petróleo num país que ainda tinha muito para ser sugado.

É desnecessário dizer que entre os brasileiros que negavam a existência de petróleo estavam os inocentes úteis e os traidores mesmo.

Veio a luta pelo petróleo – o petróleo é nosso! – e em seguida a lei 2004, que criou a Petrobrás. E a Petrobrás se transformou numa empresa de ponta, com a inteligência brasileira superando a inteligência internacional para desenvolver a tecnologia própria de prospecção de petróleo em águas profundas.

E descobriu-se agora o petróleo em águas profundas, o pré-Sal, para glória de um país altamente dependente. E o que fazer?

Bem, a Petrobrás tem a tecnologia para explorar. Mas não tem dinheiro. A decisão do governo de leiloar o campo de Libra, na Bacia de Santos, surgiu desse impasse cruel: sem dinheiro, não tem petróleo.

Mas o impasse continua e o leilão marcado para as 14 horas desta segunda-feira pode ser um marco.

Um marco da política nacional para o setor, pois se o leilão malograr, é sinal de que deve ser revista toda a política de compartilhamento do pré-Sal. 

COMENTÁRIOS
6

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Amigo do Povo

    Com certeza Bel, aquiele indio marxista, traficante, petralhista (esta e nova !) invadiu as nossas refinarias com aquele arremedo de exército de araque e o governo petralhista fez que não viu. No passado quando o Jucelino era presidente e queriam usar o gás da Bolívia o então Gen Geisel , assuntos estratégicos, falou : – E se eles fecharem a torneirinha , nos invadimos a Bolívia ?

    1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Caro AMIGO DO POVO, gostei do neologismo PETRALHISTAS, parabéns!
      O que falta a esses 10governos petralhistas é isso: estrategista em prol ou benefício da Nação; sias estratégias são para MANTER VIVO ZUMBI MORIBUNDO que é homiziado e tem uma ilhota por seu valhacouto!
      Abr
      JG

  2. Amigo do Povo

    Não existia mesmo petróle em grandes quantidades no continente e quem falou isto na época não foi um americano e sim um Russo. A petrobras, não tem como explorar sozinha um campo como Libra, uma coisa é abrir um poço exploratório e outra e manter um campo produtivo, serão necessários bilhões de dolares em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e materiais. Poderíamos ficar neste falso nacionalismo e transformarmos a PB numa nova PDVSA se assim o “povo” decidir. Produzia 3,5 milhões de barris e agora se muito 2,7. Alias o que quase ninguem sabe é que o maior e quase exclusivo comprador de óleo da Venezuela são os EUA e é nos EUA que a PDVSA tem a maioria de suas refinarias, alem de uma das maiores didtribuidoras que é a CITYGO com mais de 17000 postos (terror da PB) nos EUA. A Venezuela não vive sem os EUA, o resto e bla bla bla. Agora so para lembrar , nosso vizinho tem um lençol de petróleo de 2 bilhoes de barris e nós até agora não (por enquanto), lembram dos royalties do petroleo do RJ que todos combateram, ? imaginem o que perderemos com a descoberta de um lençol deste porte no litoral Alagoano (é bem provavel, alem de enormes reservas de gás) ? como dizia meu avô em coruripe , BEM FEITO SEU BOBO !

  3. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Ficarei sem respostas, Bob?
    Fala sobre o GRANDE LEILÃO – um engodo ardiloso sem registros e sem tamanho na “estória destipaís” onde nem as pedras de Abi-Ackel ou o “todo o ouro” da Serra que fora pelada (literalmente) ou o ouro da operação Uruguai e nem mesmo a DOAÇÃO da Vale, que nada mais vale tal como as refinarias petro-boliviana e bolivarianas confiscadas por Evo e Chaves – da DAÇÃO de um tesouro por uma pechincha de um e para um grupo formado para esse fim: ESPOLIAR NOSSO OURO NEGRO!
    Fala Bob, Bob fala! Ou cala!
    Abr
    JG

  4. senae

    O que está em jogo não é o presente. É o futuro. Quando foi que os gringos se preocuparam com o Brasil? Quem falou que o Brasil não tem dinheiro? Se não tivesse não quitaria a dívida externa e não injetaria dinheiro no FMI. Não dispensaria dívidas de outras nações. O que é mais impressionante é a apatia do brasileiro. Sem problemas. A copa do Mundo vem aí.

  5. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Grande Bob, que não é bobo! De jeito nenhum!

    Responde e informa aos leitores e eleitores;

    a) o petróleo é nosso sim, e a Petrobrás é de quem?
    b) o que fizeram de nossas refinarias instaladas na Bolívia? ( presentearam ao Evo?)
    c) por que pagamos o combustível mais caro do planeta, se o petróleo é nosso e nossa tecnologia é de ponta?
    d) cadê o maior petroleiro do mundo e nominado de “João Amazonas” que sequer saiu do Estaleiro?

    O que tentas fazer, enquanto arauto ou sucursal dos PeTralhas, é disfarçar o sucateamento e expropriação da Petrobrás e de um suposto e improvável Pré-Sal?
    Bob, Bob, meu caro Bob, que não é bobo, nem rasga dinheiro e nem come merdas e nem DÁ bobeiras e, muito menos, dorme de touca – já está mais claro que a luz solar seu fidelismo-marxismo-dilmismo-lulista-petrolismo!
    Abr
    JG

Comments are closed.