Se a Dilma é retrocesso a Marina é o quê? Farsante?
   15 de outubro de 2013   │     18:22  │  11

A ex-senadora Marina Silva fez o que todo político em campanha faz – que é criticar o adversário para reduzi-lo ao mínimo.

Nesse particular, a Marina é igualzinha a qualquer político; não tem diferença, e não há mesmo diferença e só os pueris acreditam que a Marina é diferente.

Agora seja.

Mas a Marina precisa parecer diferente e confesso até que, nos últimos dias, ela tem dado bandeira e deixado brechas para os mais atentos entenderem.

Se não tiver cuidado; se for assim nesse afã de candidata vai acabar deixando pista sobre quem a financia na campanha.

A Marina em Recife elogiou o presidente Fernando Henrique Cardoso pela implantação do Plano Real e o avanço econômico. O elogio veio com 20 anos de atraso, mas antes tarde do que nunca.

A Marina elogiou o presidente Lula pelos avanços sociais. Oh! Que lindo! E o elogio também veio tardio e, pior, no rastro de um oportunismo que iguala a Marina ao Maluf.

Imagina criticar o Lula e logo em Pernambuco! A Marina é esperta e não bate prego sem estopa.

E a critica negativa sobraria para quem? Ora para quem; claro que para a presidente Dilma, que a Marina – pasmem! – diz que é o retrocesso.

Digo pasmem porque a Marina quer destruir o agronegócio; a Marina é contra a construção de hidrelétricas para desenvolver a Amazônia; a Marina é contra as pesquisas agrícolas para aumentar a produtividade do setor; a Marina é contra a tecnologia na comunicação – acho que a Marina defende a volta ao telefone de ficha.

A Marina é contra a pecuária brasileira; a Marina é contra tudo que significa desenvolvimento, porque isto implica em “agressão ambiental”.

E como é que a Marina vem dizer que a Dilma é retrocesso?

Para entender só existe a premissa: o candidato é um farsante em potencial e a Marina não é diferente. Ela também joga com o que tem para obter o que quer.

E depois, igual a qualquer um, vira a metamorfose ambulante para praticar o oposto do que disse antes. Se a Dilma é retrocesso a Marina é o apocalipse econômico.

Ou, então, uma farsa.

COMENTÁRIOS
11

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Come Bajula

    Rapaz, vc deve tá de brincadeira? Marina = Maluf??? Parei ai. Deixa de querer fazer campanhazinha pra o PT e vai olhar se realmente está havendo esse avanço todo? A saúde é um tremendo caos. Educação não tem. Viva o analfabetismo e a política paliativa de Bolsa-Esmola. Pelo amor de Deus, vamos sem imparciais e tentar ser um jornalista de vergonha. A gazetaweb tá de brincadeira disponibilizar um espaço em seu site pra um tipo de ´post desse.

  2. antero da silva souza

    EU ACHO QUE NOS DEVIAMOS VOTAR EM OUTRA PESSOA PQ LULA FALOU E NÃO FEZ MUDANÇA NA LEI QUE SO PODIA SI RELEGER UMA VER PASSAR 5 ANOS COMO PRESIDENTE NÃO SER MAIS PRESIDENTE PQ E CLARO PQ PENSA EM VOLTAR NEM LULA, NEM DILMA VAI MUDAR PQ QUEREM MORAR NO PODER DINHEIRO FACIL QUEM NÃO QUER O CERTO E TODOS NOS QUE ESTAR FELIZ COM A SAUDE DEZ DO BRASIL, SEGURANÇA,TRASPORTE,EDUCAÇÃO DE QUALIDADE VOTAREM EM OUTRO A CADA 4 ANOS OU ELES MUDAM OU NOS MUDAMOS NAS URNAS JÁ OBRIGADO LULA,DILMA NENHUM MUDOU AS LEIS INTAO NAO ADIANTA GASTAR COM PRESIDUI NAO MUDAR AS LEIS PQ COM 3 DIAS SAO SOLTOS DINOVO PRA ROUBAR POVO NOVAMENTE

  3. Renato

    Olha sinceramente eu a acho mais do mesmo, porém acho muito bacana a preocupação ambiental que ela tem! O Brasil deveria produzir menos soja, diminuir a expansão pecuária,pois isso implica numa enorme degradação ambiental! O PIB que o Brasil arrecada nesses setores seria muito maior caso investisse em outros campos, em tecnologia, produtos farmacêuticos, etc.
    De forma alguma a vejo como farsante, porém não a acho capaz de elevar o país a um patamar de desenvolvimento maciço, não a vejo como uma líder, capaz de como chefe maior da nação combater a corrupção, determinando e incentivando aos órgão competentes uma maior fiscalização e punição aos prefeitos corruptos, pois esses são os que mais desviam recursos em todas as áreas, na grande parte dos municípios brasileiros!
    Mas então, quem seria esse(a) líder!?
    Estamos carentes de líderes, alguém que ao menos implemente mudanças positivas em nosso país e desvencilhe de articulações políticas, pois um presidente da República deve governar atendendo aos interesses da nação e não a interesses de partidos!

  4. Antoniobrasil

    Se a Marina defende a volta ao telefone sem ficha eu não sei! Mas sei que se não fosse o Lula,o PT e seus mensaleiros terem votado,feito greves e protestos contra todos os projetos que defendiam a modernização do país,hoje seríamos uma potencia mundial! Pois sempre foram contra as privatizações que hoje eles chama de parceria! Fora PT,fora Lula,fora Mensaleiros! (MACEIÓ-Al,é um clube fechado onde o PT não tem vez)heheh

  5. Observador

    Caro jornalista, as vezes você é hilário em seus posts. Este, por exemplo, é uma declaração de sua imparcialidade no contexto político atual, onde tenta desconstruir uma política que tem uma história de vida invejável, que nunca se meteu em falcatruas como alguns que voce elogia, a exemplo do Sarney que voce se sentiu lisonjeado, realizado ao aperta-lhe a mão. Lamentável.

  6. Johnn

    Imbecil, veja o programa de governo para economia formulado pela REDE.
    Antes de sair cuspindo e disparando merda pela boca, procure se informar – que deveria ser a principal tarefa dos jornalistas.

  7. Eraldo Basílio

    Se Marina é farsante a Dilma é o que?

    Neste ano pré-eleitoral, a presidente Dilma Rousseff ampliou o ritmo de viagens nacionais, com agendas repetidas e entrega de moradias sem água e energia elétrica. De janeiro a esta terça (15), quando visitou duas cidades baianas, a pré-candidata à reeleição passou 51 dias em deslocamentos pelo país, marca 13% acima do mesmo período de 2011 e 34% ante 2012. Sem obras de impacto para entregar, já que vitrines como ferrovias e transposição do rio São Francisco seguem longe das metas iniciais, ela tem focado as cerimônias de viagens em ações de alcance local. Participou este ano de 11 eventos para entregar retroescavadeiras e outras máquinas a prefeitos. Desde julho, também nas visitas aos Estados, intensificou as agendas relacionadas à formatura de alunos do Pronatec, programa de ensino profissionalizante do governo que é vendido como “porta de saída” do Bolsa Família, por oferecer cursos aos beneficiários do programa. Já foram seis eventos desse tipo em 2013, como em Ceará-Mirim (RN), neste mês. As inaugurações de unidades habitacionais de programas federais também ocupam posição privilegiada e já contaram com a presença de Dilma sete vezes neste ano. Foi assim na terça, em Vitória da Conquista (BA), quando participou de evento para entrega de 1.740 unidades do Minha Casa Minha Vida. Parte delas, porém, mesmo já com os novos moradores, segue sem luz e água encanada. Beneficiários passam as noites a luz de velas, usam baldes com água trazida de outros locais e contam com ajuda de vizinhos que já têm água ou energia em casa. A depiladora Laura dos Santos Ribeiro, 66, mora desde sábado passado em uma casa sem água e luz. “Está sendo difícil. Acho um descaso”. Sem energia, a bateria do celular vive descarregada. “Não estou trabalhando, só correndo atrás dos carros da Coelba [companhia de energia da Bahia]”, disse. O mesmo problema enfrenta a telefonista Verônica Santana Sousa, 31. “Não pude nem comprar comida, porque não tem como conservar.” Já a doméstica Selma Ramos, 48, disse que está esperando a instalação da energia para se mudar à nova casa. “Fiz o pedido na quinta-feira e até agora nada”, disse. A dona de casa Creuzeci da Silva, 65, disse que solicitou a instalação da luz na segunda-feira da semana passada. “Não posso vir no escuro. Botei lâmpada e tudo, estou só esperando chegar a energia.” A casa dela também ainda não tem água nas torneiras. Segundo o governo baiano, das 1.740 unidades entregues, só 378 tinham energia até a tarde desta terça. Até as moradias do bloco usado por Dilma para simbolizar a entrega das casas estavam sem luz.
    OUTRO LADO – O Ministério das Cidades afirmou, por nota, que as casas inauguradas nesta terça “possuem instalação adequada, de acordo com as especificações mínimas” do Minha Casa, Minha Vida. A pasta afirmou ainda que os moradores devem solicitar a liberação dos serviços às empresas de distribuição de água e energia no Estado. O superintendente da Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia), José Eduardo Tanure, disse que a demora é “natural” e que a ligação da luz está dentro do prazo de cinco dias úteis após a solicitação dos moradores. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento afirmou que foram executadas ligações de água em 1.000 unidades. Nas 740 restantes, foram feitas cem ligações após solicitação. A companhia não respondeu por que somente parte das residências tem abastecimento. Em nota, a Caixa Econômica Federal, responsável pelos contratos das obras do programa, disse que todos os empreendimentos do MCMV são entregues com instalações de luz elétrica e água e que a ligação dos serviços é efetuada após recebimento das chaves pelos moradores, quando eles “devem solicitar a ligação individualizada junto às concessionárias”. Matéria de Patrícia Britto e Aguirre Talento publicado no Uol.

  8. S.F.ALMEIDA.

    MARINA DA SILVA É OUTRA QUE SÓ VIVE TROCANDO DE PARTIDO,UMA GRANDE OPORTUNISTA.NÃO SEI QUAL SERÁ A SUA RELAÇÃO COM RONALDO CAIADO DO DEM E PRESIDENTE DA BANCADA RURALISTA NO CONGRESSO E PRESIDENTE DA UDR,UMA VEZ QUE A FILOSOFIA DE MARINA É A ECOLOGIA,REFORMA AGRARIA E AMBIENTALISMO.TUDO INDICA QUE DE AGORA EM DIANTE HAVERÁ MUITOS ARRANHÕES DE AMBAS AS PARTES.

  9. Eraldo Basílio

    Farsante é a Dilma e você já escreveu sobre esse tema em 26/04/2009.
    Ministra usa câncer para fazer sua candidatura decolar. No livro Os Negócios do Senhor Júlio César, o escritor Bertold Brech ensina que não se deve se surpreender com a política. Financiado pelos banqueiros, Júlio César se transformou em Imperador Romano atropelando quem se colocou à sua frente – inclusive a lei. Logo, em política até boi pode voar. Daí, o que a ministra Dilma Roussef fez pode até servir de censura; candidata à Presidência da República que não consegue decolar nas pesquisas, a ministra usou o câncer para dar o pontapé na sua campanha. Mas, vale tudo. Não é assim um câncer daqueles que leva à morte – felizmente não é e não desejo que fosse; quero que a ministra tenha muitos anos de vida. Mas, o espetáculo circense que armou no sábado mostra mais uma vez o que uma pessoa é capaz de fazer para chegar ao poder. Ou melhor: o que o poder não faz com uma pessoa. Ex-guerrilheira e zelosa – pelo menos se dizia – defensora da ética, a ministra armou o palco, com a participação de médicos-coadjuvantes, e exibiu à nação uma verdadeira Ópera Bufa. Tratava-se de anunciar que havia se operado de câncer no estômago e, no palco, tinha até um cardiologista. A partir daí os marqueteiros da campanha da ministra devem estar imaginando que a campanha dela decolou. Agora decole. Valeu o esforço, pois tudo vale a pena se a alma não é pequena. Todavia, não tem nada que sensibilize o eleitorado em favor da ministra e esta é uma questão de simpatia. Claro, corremos o risco de entregar a Nação novamente ao PSDB – que vendeu a Vale do Rio Doce a preço de banana. E, se isto acontecer, é culpa da carência de quadros no cenário político nacional. Sendo assim, a estrada está pavimentada para a vereadora Heloísa Helena – que não está na mídia nacional; que não tem o aval do presidente Lula, mas bate a ministra Dilma de lambuje nas pesquisas.

  10. Carlos

    Eu não sei qual o diferencial entre uma e outra! Não vi avanço nenhum nesse País, com a presidenta Dilma e não vejo grandes perspectivas com Marina. Uma, só ganhou por causa do carisma do Lula. No governo dela, continuou a onda de corrupções e escândalos. Não apresentou nada de novo e relevante.
    E para não perder os votos oriundos do fator Lula, continua naquela de “tome bolsa disso, tome bolsa daquilo” e por aí vai. A outra, não apresenta nada, a não ser só ficar falando em sustentabilidade. Fora isso, não apresenta nada que faça com que a maioria da população veja nela uma boa opção e boas perspectivas para o Brasil. Portanto, no meu entender, nenhuma nem outra! O próxima (o) presidenta (e) do País, têm que ser uma pessoa que apresente ideias interessantes, diferentes, muito boas e que atendam os anseios da população.

Comments are closed.