Lá vem um médico montado a cavalo. Hoje, na Globo
   1 de outubro de 2013   │     14:36  │  5

O programa “Profissão Repórter” da Globo, nesta terça-feira, está imperdível. Vai servir para se desmistificar a reação contrária a importação de médicos para trabalharem onde os médicos brasileiros não querem ir.

Numa passagem da matéria comandada pelo ícone Caco Barcelos, um médico estrangeiro diz que vai comprar um cavalo para chegar até o vilarejo perdido nos cafundós do Brasil – onde médico algum jamais foi e jamais iria.

É complicada a discussão sobre o Programa Mais Médico porque envolve interesses pessoais há muito arraigados na cultura brasileira. Ainda se trata a medicina como um meio de enriquecimento rápido e não como serviço público.

Não se deve generalizar, até porque não se deve culpar exclusivamente os que pensam diferente, porquanto eles são crias dessa cultura. Foram educados para essa finalidade que não condiz mais com a realidade.

A população aumentou desordenadamente e o serviço público entrou em colapso, e só agora percebeu que é preciso reagir. O Programa Mais Médico tem um significado amplo; o programa vai além da assistência médica propriamente dita.

Com o médico na porta do paciente a demanda por atendimento nos hospitais vai cair significativamente. E isto é economia, antes de serviço social.

Entende-se a preocupação com o Programa Mais Médico porque ele significa a ruptura do “status quo”. E por aí se entende a decisão dos presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina de Minas Gerais e do Pará de pedirem demissão.

E esse “status quo” está desgraçadamente representado na atitude dos 13 médicos de Natal, que pediram demissão porque a Secretaria Municipal de Saúde implantou o ponto eletrônico-biométrico nos postos de saúde e hospitais municipais.

É tão grave o que esse “status quo” já produziu na saúde pública brasileira, que se tornou difícil para o juiz  decidir contra o Programa Mais Médico.

Seria o mesmo que decidir contra a vida, especialmente contra a vida daqueles que nunca tiveram direito ao médico na porta.

E agora estão vendo um, em pessoa, ao vivo e todo de branco montado a cavalo examinando-os em domicílio. 

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Grande arauto Bob, que não é bobo, mas assiste à rede que nos faz de bobos e que virou rede oficial ou chapa branca (ou vermelha de estrela centrada), só espero que acima e em cima do solípedes não tenha “quadrúpedes”…
    Mas, mudando de assunto e continuando no mesmo, como insistes nele, permita-me transcrever o que postei noutro renomado blog, a saber:
    PROGRAMA MAUS MÉDICOS II – O ENGODO!
    A rigor, na realidade, a bem da verdade e sem sofismas, esse tal PROGRAMA* referido pelo amigo não passa – como é sabido, consabido, ressabido, público e notório, e até a “cega Dedé”, do mercado, sabe disso – não passa de uma “forma inteligente” ludibriada, disfarçada e de uma cínica desfaçatez descabida impudência que os “PeTralhas” mensários” ou dessa corja de canalhas mensaleiros e seus demais alimárias e súcias matulas socialistas róseos de botequins e consumidores da erva de seus campos fumígeno, fumívono e tabagista de Havana em seus charutos (eles adoram charutos, notaram?) de evasão de divisas e de nossas riquezas e espoliar ainda mais ao nosso combalido e saqueado Erário e Tesouro Nacionais, para, literal, graçola e generosamente acudir ao falido, decrépito e moribundo El comandante, um zumbi que teima em viver tal qual uma múmia, isso é mais que fato! Onde o MPF e PGR e PF, para coibirem a tais vilipêndios vorazes ao Erário nacional?
    Ou não seria um maquiavélico ardil perigoso e enganador, para que essa VERBA e esses RECURSOS “pagos aos los cubanos” e sirvam ou serviriam ou servirão de esteio financeiro ou lastro monetário ou aportes endinheirados de campanhas à REeleição da “sargentão”, segundo dizia e diz o molusco”, a tal de D. Dil – a MÁ “mãe dos brasileiros”, que DÁ mais aos socialistas que aos seus nacionais? A “mãe” dos outros e MÁ(DRASTA) dos brasileiros.
    Aliás, tanto o molusco antecessor quanto sua sucessora fizeram generosas doações a los hermanos Castro; ou duvidas? E, também, de modo igual, idêntico e semelhante às ditaduras africanas e até na Faixa de Gaza investiram mais de U$ 4,5 Mi, na construção de um moderníssimo Hospital do Coração – enquanto cá, na “terra brasilis tupiniquins”, nem mesmo uma UPA ou posto de saúde ou Unidade ambulatorial – temos mais de 5569 municípios compare aos quantitativos de UPAs ou PSFs eou Ambulatórios ou mesmo Hospitais Públicos (indago-lhes: quantos foram construídos nesse mais de dois lustros de petismo?)
    Ah! Paciência! Deveríamos ter, no mínimo, ao menos número igual de Hospitais nesses 5569, ou não?
    Já o disse, repeti, reiterei e o redirei outra vez: duvido e muito que todos sejam mesmos médicos – leiam em nosso Blog os vários textos sobre o tema. Eles podem ser tudo e até mesmo prestidigitadores, curandeiros ou magos e quiçá CUREM com a simples IMPOSIÇÃO de suas mãos santas, solidárias, fraternas e ALTRUÍSTICAS – como apregoam.
    Enquanto aos MAUS MÉDICOS da ALE – conforme dito por muitos – SERÁ QUE ELES SE AUTONOMEARAM LÁ? Esse fato os torna péssimos profissionais, profissionalmente falando? É, de fato, aético, amoral, deplorável e inaceitável, mas e quantos aos outros tantos “nomeados” ou comissionados noutros escalões dos Poderes Constituídos, que são comissionados? Mas, ainda assim, não os incapacitam ao seu ofício, ou não?
    Ora, se deveriam ceder, por empréstimos, os seus CRMs a los cubanos e aos lo otros hermanos, no mínimo, implica em dizer que aqueles não os possuem? E, se não os tem, médicos não são, ou não? Será essa a razão de ludibriarem, burlarem ou fraudarem Leis e Constituição driblando ao REVALIDA e às demais leis trabalhistas – mediante uma abusiva MP eivada de vícios e erros e infensos aos diplomas legais internacionais e nacionais?
    A busílis é simples, clara e bastante fácil se entender: nenhum deles, dos atuais “governantes”, – esses mesmos que estão lá há mais DEZ ANOS -, nem dormem e nem morrem de preocupação com o “estado de saúde” de seu João ou de D Maria, não. Nem deles e nem de ninguém, salvo consigo mesmo e com eles próprios, desde que se mantenham nas TETAS DO ERÁRIO! E aqui, louve-se ao leitor “Arabutan”, que demonstra e tem demostrado em seus “balancetes” os desvios havidos em nosso erário.
    Acordem; brasileiros e brasileiras, pois é muito mais difícil e doloroso combater ao inimigo em nossos intestinos territoriais e já homiziados, entrincheirados ou bivacados e com o valhacouto deles, esses mesmo que querem se eternizar no Poder!
    Acordai; povo brasileiro!
    Abril
    JG
    P.S.: Tenho dito há médicos e MÉDICOS, portanto, não é inteligente generalizar! 😉
    P.S.: SEM REDE DE SANEAMENTO BÁSICO E D ETRATAMENTOS DE ÁGUA E ESGOSTOS NÃO HÁ “MAIS MÉDICOS E MAIS SAÚDE”QUE CHEGUEM; OU NÃO?
    NÃO CENSUREM-ME!

  2. Danúbio Carvalho

    Qual a credibilidade de qualquer tipo de reportagem feita pela Rede Globo (ou Rede Esgoto, como está sendo comprada)? Com certeza só vai falar bem do Governo PT e dos programas criados por ele, assim como o autor do blog, que descaradamente demonstra amor incondicional (não sei por qual razão) aos neocomunistas/mensaleiros/petistas do Governo Lula/Dilma. Mais uma aberração irá ao ar, com a mesma qualidade de BBB e novelas imorais.

  3. Antoniobrasil

    O Programa Mais médico é muito bom.Mas se esses petistas desgraçados(Lula e seus mensaleiros) estivessem na oposição,com certeza estariam protestando,fazendo greves,e bloqueiando ruas e rodovias! Eles sempre foram contra todos os projetos de modernização e contra a quebra dos monopólios(principalmente quando F.Collor iniciou a abertura comercial e FHC as privatizações (que os Petralhas chamam de parceria)Hoje seríamos uma potência mundial,se Lula e seus mensaleiros não tivesse impedido a modernização do Brasil! mas isso agora não importa,não é mesmo?!

    1. LEONARDO MONTEIRO DORIA

      “Ainda se trata a medicina como um meio de enriquecimento rápido e não como serviço público”.
      Sou médico, e seu quisesse mesmo fazer valer essa frase teria escolhido a política, escolhi o meu curso porque amo a medicina e ajudar ao próximo.
      Absurdo é ter alguém como você que deveria ser um bom formador de opinião, influenciado por esse governo que é o mais corrupto da história do país.

      Muito fácil colocar na conta dos médicos o caos que se encontra na saúde pública brasileira.
      Outro dia estava consultando no PSF que trabalho no interior e o paciente estava com uma hemorragia digestiva alta, e eu lá sem ter um scalp para pegar uma veia do paciente, um soro fisiológico, uma medicação injetável, um técnico de enfermagem para me ajudar a fazer alguma coisa. E a culpa é dos médicos.
      Piada de mal gosto,
      Lá vai um cubano montado num cavalo e os bestas olhando e votando na Dilma.

Comments are closed.