Mas o que é mesmo que falta em Alagoas?
   14 de setembro de 2013   │     14:17  │  15

Embora tivesse sido inventado como prêmio à lealdade à Monarquia, por ocasião do levante republicano em Pernambuco, em 1817, Alagoas foi entregue ao controle político do Visconde de Sinimbu – que era filho da heroína republicana.

A mãe de Sinimbu dominava a região que hoje compreende o município de São Miguel dos Campos e armou um exército particular para lutar pela República.

Coisa de Alagoas, por certo.

São 196 anos de “emancipação” de Pernambuco, mas ainda hoje há quem duvide se não era melhor como antes. A parte ao Sul de Pernambuco, que reagiu ao levante republicano iniciado em Recife, se tornou “independente”.

Surgiu Alagoas em 27 mil quilômetros quadrados e mais de 50 lagoas. Um filé, que ninguém cuidou direito até hoje, embora possua um solo e subsolo privilegiados.

Existem no Brasil seis jazidas de sal-gema com valor comercial, e a mais importante dela está em Alagoas – mais precisamente, em Maceió. O teor de pureza é de 99%!

Existem no Brasil várias jazidas de gás natural, mas nenhuma se compara à reserva alagoana porque é a única que produz gás puro, ou seja, sem petróleo.

Mas a sal-gema é beneficiada mesmo na Bahia, assim como o gás natural, que segue pelo gasoduto passando por Itabaiana, em Sergipe, e chegando em Camaçari. Também tem outro gasoduto que vai da Chã do Pilar para o Cabo de Santo Agostinho, para alimentar a indústria pernambucana.

Interessante é que Pernambuco não tem gás, mas tem termelétrica. E de onde vem o gás que alimenta a termelétrica e a indústria pernambucana?

Adivinhe?

Vem de Alagoas, claro, que é a “vaca leiteira” que dá leite, mas não produz queijo nem manteiga. Quem produz é o vizinho.

Os mais antigos se lembram do bordão publicitário que dizia assim: se no Recife tem, na Casa do Colegial também tem. Essa dependência histórica não cessou com a “emancipação” e, nesses 196 anos, o que se viu foi a regressão.

Alagoas hoje é o último Estado do nordeste, apesar de toda essa prodigalidade do seu solo e subsolo. É o último também a irrigar o semi-árido, apesar da proximidade do Rio São Francisco.

E no Brasil, é o único estado que já foi governador por um estrangeiro. Logo após a “emancipação”  as forças políticas se desentenderam e, casado de esperar uma solução, o imperador nomeou um argentino para governar Alagoas.

É assim, o estado. Um litoral inigualável, um solo rico, um subsolo auspicioso, mas que continua nessa pindaíba. Nada por aqui cresce e, se não cresce, Alagoas foi perdendo espaço. Do “filé” que era quando surgiu, hoje é verdadeira carne de pescoço com uma dívida impagável, a violência incontrolável e a perspectiva anuviada pelas incertezas.

Mas, afinal, o que é que falta a Alagoas?

COMENTÁRIOS
15

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. cristiano

    Concordo com boa parte do seu texto.

    Infelizmente ao mesmo tempo que recebemos todas essas graças divinas como minerais em abundância, solo fértil, etc também herdamos a pior espécie de político que pode existir. Hoje temos um governador que muito fala, principalmente na área de segurança, e pouco faz. Tivemos no passado um governador, que depois tornou-se presidente, que fez um acordo obscuro com os usineiro, o famigerado ACORDO DOS USINEIROS. Que, de fato, QUEBROU, ANIQUILOU, MASSACROU, EXTINGUIU nosso estado.

    Pior do que contemplar os crescimento dos vizinhos em detrimento do nosso atraso(nosso que eu falo e do povo alagoano, pq os políticos e suas oligarquias estão muito bem, obrigado) é perceber que, a imprensa, que deveria agir para combater esses males, tá toda a favor e a serviço dessa classe que vem aniquilando qualquer possibilidade de crescimento desse maravilhoso estado chamado Alagoas.

  2. Amigo do Povo

    Mais uma Barriga, nota-se que o Sr. trabalhou mesmo no Jornal da Condessa. O Sal que é mandado para Bahia é sub-produto da eletrólise da Salgema (Tinkem) e não vai direto (não daria para ir). A Petrobrás era Alagoana se não me engano e foi para Sergipe devido as pressões da camarilha governista da época (ameaça a cama, pois poderiam forma uma classe média em Alagoas a médio prazo). Alagoas não é perseguida, mas sim paga o preço de ter uma elite governante incompetente. Por que o Sr não cita o cinturão de pobreza que se formou no entorno da Mundaú, resultado da mecanização da colheita da cana de açucar, aonde tanto os tais emptesários como o governo liderado pelios tais empresários, se omitiram e se omitem vergonhosamente. Não tem mais graça morar continuamente em Alagoas, quando saimos do Estadom somos lembrados sempre pelas estatísticas vergonhosas e a liderança nas piores condições do Pais, superando mesmo o Piaui, que era nossa consolação. Alagoas consegue se superar em todos os aspectos negativos, nem a esquerda de merda, nem a direita esquizofrênica conseguem se achar aqui. Quando se abrem as páginas de OGLOBO, FOLHA, ESTADAO, etc ao invés de lermos notícias sobre as paradisíacas praias e recanto so Estado, so vemos notícias que nos envergonham, lider em homicídios, lider e evasão escolar, lider em analfabetismo e por ai vai. E quem tem culpa ? O povo ? Mas que povo ? O povo que come lixo e troca seu voto por R$ 50, 00, o que lhe dá direito de fazer uma feirinha e comer melhor de 4 em 4 anos ? Como em um lugar sério , poder-se -ia colocar um representante da classe opressora dominante, como Governador, colocar um mesmo tipo de representante no TCE, Colocar um mesmo tipo de representante como lider na Assembleia ? Este complexo de Estado miseravel e perseguido que o Sr. quer passar através da pena é completamente falsa, delirios de copo cheio.

    1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Louve-se ao AMIGO DO OVO pelas percucientes, procedentes e pertinentes observações esposadas e muito bem lembradas, portanto, dignas de encômios; aceite meus singelos, simples e sinceros parabéns!
      Além do mais e do que fora lembrado, dito e questionado, urge a reminiscência de uns fatos deveras relevantes, senão vejamos, a saber:
      a) O Brasil fora “achado”, encontrado ou “descoberto” nestas plagas caetés – ver http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/08/alagoas-e-o-marco-referencial-do-brasil.html;
      b) Quantos presidentes caetés governaram nosso imenso Brasil e o que fizeram de bom, de investimentos em desenvolvimento ou de progresso, para nossa querida terrinha caetés? Quem lembra quantos foram? Deodoro, Floriano, Hermes da Fonseca e etc. na velha república. Ainda tivemos um na nova república! Ou não?
      c) Ah! E quantos ilustres personagens notáveis presidiram outros poderes, notadamente Senado, Câmara e Congresso Nacional, sem contar os vários e incontáveis ministros ou secretários de estado?
      d) Quantos outros se destacaram nos cenários nacional e internacional?
      O Bob indagou sabendo das respostas, ele não é nenhum bobo!
      Abr
      JG

      1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

        ERRATA POR INCORREÇÃO DO ANTERIOR:
        Louve-se ao AMIGO DO POVO pelas percucientes, procedentes e pertinentes observações esposadas e muito bem lembradas, portanto, dignas de encômios; aceite meus singelos, simples e sinceros parabéns!
        Além do mais e do que fora lembrado, dito e questionado, urge a reminiscência de uns fatos deveras relevantes, senão vejamos, a saber:
        a) O Brasil fora “achado”, encontrado ou “descoberto” nestas plagas caetés – ver http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/08/alagoas-e-o-marco-referencial-do-brasil.html;
        b) Quantos presidentes caetés governaram nosso imenso Brasil e o que fizeram de bom, de investimentos em desenvolvimento ou de progresso, para nossa querida terrinha caetés? Quem lembra quantos foram? Deodoro, Floriano, Hermes da Fonseca e etc. na velha república. Ainda tivemos um na nova república! Ou não?
        c) Ah! E quantos ilustres personagens notáveis presidiram outros poderes, notadamente Senado, Câmara e Congresso Nacional, sem contar os vários e incontáveis ministros ou secretários de estado?
        d) Quantos outros se destacaram nos cenários nacional e internacional?
        O Bob indagou sabendo das respostas, ele não é nenhum bobo!
        Abr
        JG

  3. S.F.ALMEIDA.

    Alagoas está abarrotada de politicos ladrões sr villanova,pois os recentes episodios da assembleia legislativa é um ópera que vem desde o brasil imperio.Temos vistos famílias da alta elite,da burguesia do estado recebendo duas aposentadorias da assembleia e outra do tribunal de contas do estado,caso de roberto torres e elisio savio maia de Páo de açucar.Aacredito que tudo isso jamais será pássado a limpo,pois o nosso estado vem de um subdesemvolvimento terrivel tudo obra destes famigerados usineiros e deste desgovernador cara de cratera.

  4. avm.fp.

    alagoas não falta nada, mais nada mesmo.
    em alagoas tem, tem de tudo sim senhor.
    em todas as pesquisas que se faz, alagoas está, e sempre bem colocada.
    basta ficar atento nas notícias, televisadas, jornaladas, radialadas, revistadas,
    blogadas, twitada, nos programas de humor, e na boca do povo o comentário é um só. alagoas tem, tem de tudo sim senhor. abs.

  5. ALAGOANO

    VERGONHA DO POVO EM COLOCAR ESSE ESTADO COMO PRIORIDADE , POIS JÁ SE DEIXOU NAS MÃOS DESSES FILHAS DAS PUTAS DE POLÍTICOS SAFADOS E A CADA DIA O ESTADO AFUNDA.; VERGONHA VERGONHA VERGONHAAAAAAAAAAAAAAAAA

  6. sergio

    Eleitores ! ,consequentemente bons politicos ;
    cidadães comprometidos com o estado ,patriotismo a terra
    vergonha na cara .
    Alagoas hoje era pra ser um estado rico e não é por que não quer !

    um estado que faz sua Assembleia Legislativa mais parecer presidio ,não merece ser grande e esse não o meu estado.

  7. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    EMANCIPADOS POR QUE, DE QUE E DE QUEM?
    O Bob – que não é bobo – bem sabe das respostas, mas não o pode dizer, para não ficar desempregado, ele indaga mais sabe muito bem o GRANDE MAL de AL e o que aflige aos alagoanos de BEM, ele o disse muito bem e quase tirou DEZ, no texto do sobre “o policial Sicário e os parentes da lei, que a todos protege”, post passado – Perguntar sabendo da resposta é o que mesmo? Ele não o poderá dizer, já o disse! 😉
    Ah! Se me permitires transcrever pequena parte de um e-mail que me fora enviado em setembro de 2002, sobre questionamento semelhante havido ainda no saudoso extinto “O Jornal de Alagoas”, quando um editorial questionara sobre semelhante indagação: “O que tem SE que AL não tem”, salvo lapso de memória, senão vejamos, a saber:
    “Sr Editor, queridas amigas e amigos jornalistas e meus sofridos irmãos alagoanos até quando seremos alvos inocentes e desmemoriados daqueles que desmantelaram nosso Estado nesses mais de trinta anos que alguns poderosos estiveram no poder alagoano?” Aliás, os mesmos de sempre – digo eu e rediga-se o dito!
    “Nosso Estado é vítima dessa mesma elite que domina o latifúndio e que impõe a cruel monocultura açucareira há mais de 50 anos e que jamais permitiram outras culturas e menos ainda novas indústrias sem que fosse preciso pagar-lhes uma comissão para instalação delas no Estado”. Aqui discordo quando se refere ao Estado como sendo vítima; as vítimas somos nós, – são os alagoanos de BEM e nunca os DO BEM-, Ou seja, os mesmos aristocratas* ou suas fidalgas súcias matulas e de umas alimárias afeitos às benesses e sinecuras ou mamatas nas “tetas dos podres poderes da res publica” – que, para eles, é coisa de todos e, portanto, seria de ninguém, seria a “casa-de-noca” ou de “mãe-joana” ou “manteigueiro-de-hotel” ou outros quejandos.
    “Há uma bancada federal com ‘representantes’ de mais de quatro ou cinco legislaturas e que nada ou pouco fizeram por nossa Alagoas e, agora, querem se manter no Congresso, pela reeleição. São os mesmos que votaram contra a estabilidade dos servidores e destruíram as conquistas e direitos dos trabalhadores e que tornaram permanente impostos ditos provisórios (IPMF e CPMF, só para lembrar)”. Não é preciso muito esforço para relembrar desses nossos ilustres representantes parlamentares, ou não?
    “Há até quem pose de bom moço arrependido e se dizendo vítima e absolvido pela mais alta corte de justiça. Ora, quando renunciou suspendeu o processo de responsabilidade, mas foi condenado há mais de oito anos de suspensão dos direitos políticos”.
    “Elle, que confiscou o suado dinheirinho do povo trabalhador e dos combalidos aposentados, foi expulso do Planalto por sua arrogância e megalomania, mas ficou ‘sofrendo’ em Miami, por mais de 10 anos ‘trabalhando duro’ para sobreviver. Agora bota imagens de santos no sovaco e sai explorando a boa-fé do povo prometendo fazer aquilo que nunca fez enquanto maior autoridade do País – e ainda há quem acredite na mudança de caráter, como se tivesse tido (é que o povo esquece o sábio dito popular: pau que nasce torto morre torto)”. Eis aqui um a sábio adágio popular irretorquível, irreprochável e indiscutivelmente verdadeiro e atualíssimo, muito bem adequado aos nossos ilustres representantes parlamentares – ‘representantes’ deles mesmo e de seus mais comezinhos interesses pessoais, privados, íntimos e de outras personalidades apaniguadas e de suas parentelas; claro!
    “Sergipe tem aquilo que Alagoas não tem justamente porque lá eles nunca tiveram essa nossa elite que tenta volta ao poder pela reeleição dela ou apresentando seus primogênitos sucessores todos posando de trabalhadores. Lá não há falsos sergipanos nascidos cariocas e posando de nordestinos e sequer há uma bancada federal com mais vinte ou trinta sem fazer nada pelo povo de seu estado já que são seus representantes. Essa é a diferença, espero que nós, os alagoanos, possamos lembrar e fazer a distinção na hora da eleição”. Ele mostrou essas diferenças e o Bob as atuais, ainda que escamoteadas, ludibriadas ou omitidas certas causas e os ‘nomes dos bois’ responsáveis pelo caos atual e de sempre que nos aflige desde que “comeram o bispo” e quando nunca admitiram ou reconheceram a VERDADE HISTÓRICA do DESCOBRIMENTO* do Brasil – ver no URL abaixo citado.
    No mais, é isso: eles só querem investir em monumentos! Por que será, hein Bob? 😉

    P.S.: resguardada a fonte, nome e e-mail do remente! 😉
    Abr
    JG

      1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

        Mi grato pelas generosas palavras, caro AMIGO DO POVO, mas nunca estive ausente… Porém, nem tudo que é postado é editado! 😉
        Bem por isso, criamos o nosso Blog, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com
        Visite-o, sim! Ah! E comente-o! 🙂 (y)

  8. falta é governo

    HÁ SETE ANOS, FALTA É GOVERNO EM ALAGOAS. O QUE TEMOS É PREGUIÇOSO, OPORTUNISTA, APROVEITADOR, DESVIADOR DE VERBA PÚBLICA, É POR CIMA, C O R R U P T O. ESSE É O GOVERNO TITICA!

  9. Valdeck

    O que falta para Alagoas é livrar-se de velhos hábitos monárquicos, como por exemplo, a classe média e alta de Alagoas ficar às expensas dos poderes públicos, sem dar um dia de serviço ou ter prestado concurso para isso, como atualmente vemos a sangria desatada na Assembleia Legislativa Estadual, Câmara de Vereadores, Secretarias estaduais e municipais e nas prefeituras espalhadas pelos interiores desse Estado com aquiescência do governador do Estado Teotônio Vilela, que age tal qual um rei nos idos da monarquia, que pouco ou quase nada fazia pelo povo, enquanto seus cupinchas refestelam-se com o erário.
    O que falta para Alagoas são pessoas sérias que queiram de fato trabalhar e quebrar com o ciclo vicioso de parasitismo político e econômico e querer transformar esse Estado como nunca se viu antes. Vivemos nos depreciando, dizendo que esse Estado é assim mesmo, que não há como mudar, como fazer. Para esse Estado mudar, temos que cada um individualmente mudar nossa concepção e agir coletivamente para que isso aconteça, além claro de votar com consciência, sem vender seu voto, porque estamos calejados de ser explorados, de ser roubados tanto pelos “descamisados”, quanto pelos colarinhos brancos que riem e debocham de seus eleitores e da população alagoana. Estamos cansados de sermos mal atendidos nos ambulatórios, hospitais, maternidades, colégios públicos, delegacias.
    Alagoas precisa de choque de gestão, para não dizer INTERVENÇÃO JÁ!

Comments are closed.