O culpado de tudo foi Moisés, diz Juca Chaves
   8 de setembro de 2013   │     0:05  │  0

A humanidade surgiu entre os Rios Tigres e Eufrates, e de onde veio eu não sei; só sei que surgiu lá e ergueram as três primeiras cidades do mundo: Nippur, Uruk e Eridu.

Nós devemos muito aos árabes. Mas muito mesmo, pois imagine que 4 mil anos antes de Cristo os egípcios já sabiam que a estrela “Sírio” demora exatos 365 dias para tornar a aparecer antes de o Sol despontar.

Quem foi que ensinou a eles? Não sei; só sei que eles descobriram isso. 

Os algarismo, a pólvora, o álcool, a álgebra, a química, a engenharia, a arquitetura, a montaria…enfim, a base de tudo o que podemos desfrutar hoje no cotidiano veio deles – os árabes.

Se hoje, em pleno século 21, ainda debatemos pela irrigação da lavoura, o que dizer então dos árabes que já haviam drenado o Nilo e irrigado as lavouras 4 mil anos antes de Cristo!?

Mas os árabes só se desenvolveram como povo, a partir de quando se juntaram numa religião, mais precisamente o Islamismo.

Antes, eles viviam em tribos nômades – e alguns ainda vivem.

A história do árabe atual se dá a partir do Islã, ainda que muitos deles se tenham divididos entre “mudejar” ( mulçumano convertido ao cristianismo ); “moçarabe” ( descendentes dos árabes cristãos da Espanha); e “muladi” ( que renegaram o cristianismo).

A peleja deles com os judeus é antiga e o mundo ocidental, na verdade, por conhecer a capacidade intelectual e a disciplina rigorosa temem os árabes.

Para dominá-los é preciso dividi-los.

E assim vem a história deste os primórdios mais remotos da própria história da humanidade, e algumas vezes repetindo cenas tão pretéritas que muitos nem se dão conta.

Por exemplo: o que se passa hoje com a Síria, onde um governante tenta sufocar uma rebelião a ferro e fogo, e por isso sofre a ameaça de invasão do Ocidente, parece repetição.

Imaginem que, cerca de 200 anos antes de Cristo, um rei chamado Antíoco governou a Síria e sufocou uma rebelião a ferro e fogo. Depois,  atacou os vizinhos, e armou um exército naval para invadir a Grécia; e só capitulou diante dos romanos.

Hoje a cobiça está no subsolo e não é preciso mais sair por aí conquistando terras. E a gente só pode entender o que se passa no Oriente se olharmos para o subsolo – com exceção das Colinas de Golã, que é onde está a água que sacia a sede de todos, inclusive judeus.

E ao olhar para o subsolo eu me lembro da piada que o músico satírico Juca Chaves, que é judeu, contou sobre a peleja da sua raça com os árabes.

– “A culpa toda foi do Moisés, que levou os judeus para um lugar que não tem petróleo”.

Está explicado, grande Juca Chaves. E pode sair de lá o primeiro tiro para a terceira guerra mundial.