Alvíssaras! Vai chegar o primeiro médico em Santa Cruz do Deserto!
   3 de setembro de 2013   │     12:59  │  13

O povoado alagoano de Santa Cruz do Deserto pertence ao município de Mata Grande. É histórico, data da sesmaria de Paulo Afonso Viveiros – que ganhou terras de uma margem à outra do Rio São Francisco, a partir da Bahia.

Foi fundado pelos jesuítas da equipe de Fernão Cardim, aquele mesmo jesuíta que foi o primeiro homem a registrar a seca no Nordeste; e isto em 1573!

É um sítio histórico que os pesquisadores ainda não descobriram. Foi lá, numa fazenda do então “coronel” Luna, de Água Branca, onde se deu o episódio da morte dos pais e um tio daquele que depois ficou internacionalmente conhecido como Lampião.

Aliás, os restos mortais dos pais de Lampião estão lá no antigo cemitério à margem da estrada que liga o povoado a Mata Grande.

Mas, apesar de tão antigo, só agora, a partir do dia 16 de setembro, os seus atuais 2 mil habitantes vão ver um médico presente no povoado. Tem lá um posto de saúde, é verdade, mas médico que é bom só pela televisão.

Ou para quem tem dinheiro ou sorte de chegar à cidade.

Somente agora, com mais de 300 anos de existência é que o povoado de Santa Cruz do Deserto terá um médico instalado lá para a primeira consulta e os primeiros socorros. O povoado está na relação de Alagoas para o programa Mais Médico.

Oh! Que pena que não será médico brasileiro e muito menos alagoano. A população de lá é pobre e não pode pagar médico brasileiro e alagoano, que são caros demais! Pior: e nem querem ir trabalhar lá porque paciente sem dinheiro tem é de morrer à míngua.

Pra que viver sem dinheiro? Tome cicuta!

Oh! Que pena que não será médico brasileiro, mas que bom que será médico cubano pois não há no mundo médico melhor que o cubano para esse tipo de trabalho que exige compromisso com o social e não com o capital.

Eu adoro Santa Cruz do Deserto e tenho muitas saudades de lá. Quando for a Alagoas eu faço questão de revisitá-lo para dizer ao médico cubano: obrigado por vir de tão longe fazer o que os que estão aqui tão perto se recusaram a fazer.

E também para testemunhar no olhar das pessoas essa sensação de ver o primeiro médico na vida!

COMENTÁRIOS
13

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Estevão Soares

    Prezado Senhor gostaria informações de fontes para pesquisa sobre o jesuita Fernão cardim e a fundação de santa Cruz, bem como os registro feito por ele sobre a seca no nordeste em 1573.
    sou aluno do curso de História da UFAL campus de Delmiro Gouveia estou escrevendo um artigo sobre a região.

  2. Geno dos Teclados

    Sr Blogueiro, o senhor anda muito mal informado, esse não é o primeiro Médico que vem a Santa Cruz, no governo anterior, porquer nao dizer na Gestão de Fernando Lou, aqui nunca faltou medicos diariamente, ate mesmo aos domingos e feriados, e Santa Cruz não é terra de mizéravis cheio de pobres, Santa Cruz é cheia de Pessoas umildes, e trabalhadoras, pode ate não saber votar, mais aqui ninguem vive na mizéria, somos todos ricos de espirito e sabedoria. ( POBRES TEM EM TODO LUGAR)
    um Abraço do Amigo Geno dos Teclados.

    http://matagrandenews.com

  3. Cleovan

    O Conselho Federal de Medicina há anos que cobra Plano de Carreira para os médicos do SUS e a Constituição há 15 anos que preconiza Concurso Publico para admissão no Setor Público. A culpa é dos Médicos? Qual médico brasileiro e alagoano não gostaria de trabalhar em qualquer lugar deste pais desde que tivesse salario decente e Plano de Carreira? Se em Mata Grande tem Juiz e Promotor “BRASILEIROS”com Plano de Carreira e Salario decente porque os Médicos não têm os mesmos? Chega desta demagogia barata pra eleger o Padilha Governador de SP com esta difamação pública da Classe Médica. Queremos CONCURSO PÚBLICO E PLANO DE CARREIRA NO SUS- SÓ ISSO.

  4. Valtemeire

    Fantástico…nasci e cresci em Santa Cruz do Deserto/Mata Grande e tudo que foi enfatizado neste artigo é verdade.
    Lá não existe prestação de serviços pelos entes públicos…não existe segurança, saúde, as estradas são cheias de buracos…quase intransitável, lugar esquecido pelos políticos que só lembram de ir lá para pedi votos nas eleições.
    Temos esperanças que nesses próximos 300 anos mudem a situação de uma população tão humilde e acima de tudo resistente que não se curvam as dores dos espinhos da macambira…( Planta espinhosa e resistente, encontrada nas regiões mais quentes e secas das caatingas..)

  5. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    ERRATA:
    Bob, meu dialético, eclético e inteligente e por que não dizer “sábio BOB”, ainda que nada eidético; reitero aqui: quando irás responder-me às questões suscitadas, anteriormente, ou seriam esotéricas ou heteróclitas e não merecem respostas?
    Enfim, a INEXISTÊNCIA DE SAÚDE é por causa dos MAUS MÉDICOS?
    De que nos servem todos esses MINISTÉRIOS, SECRETARIAS, AGÊNCIAS NACIONAIS REGULADORAS e tantos outros CARGOS COMISSIONADOS de incomensurabilidade infinita, que em de nada nos servem e nem nos tem servido, nesses mais de dois lustros?
    Ah! Como vivemos num permanente estado de beligerância NÃO ADMITIDA ou NÃO RECONHECIDA ou VERDADEIRA GUERRA CIVIL, mormente nas nossas plagas caetés, será que “seu proficiente governo” IMPORTARÁ integrantes de LAS FARC’s? Ou virão, também, os FIÉIS SEGUIDORES DE EL GRAND COMANDANTE, o retrato do fracasso e da incompetência e da ignorância, MAS O SUPREMO ou suprassumo da ARROGÂNCIA!
    Responda-nos, caro arauto!
    Abr
    JG
    PS: tudo pela dialética! 😉
    PS: Ainda aguardando respostas ou informações, sim!? 😉 🙂

    1. melo

      Vamos parar de dar ibope a esse senhor que nem no Estado mora…
      Basta ver os comentários das postagens dele quando o assunto é
      outro que não OS ESCRAVOS CUBANOS

      1. Roberto Villanova Post author

        Melo, o Ibope se mede pelos cliques e não pelos comentários, assim como o Ibope na rádio se mede pelos ouvintes e não pelos que telefonam pra rádio. No jornal e na revista, o Ibope se mede pela vendagem na banca e não pela carta do leitor. Até porque tem gente que manda a família comentar, ligar o escrever. sabe disso? Posso lhe dizer que o número de cliques é muito bom. Digo: é bom demais, pois conta inclusive com o seu clique.

  6. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Bob, meu dialético, eclético e inteligente e por que não dizer “sábio BOB”, ainda que nada eidético, reitero aqui: quando irás responder-me às questões suscitadas, anteriormente, ou seriam esotéricas ou heteróclitas e não merecem respostas?
    Enfim, a INEXISTÊNCIA DE SAÚDE é por causa dos MAUS MÉDICOS?
    De que nos servem todos esses MINISTÉRIOS, SECRETARIAS, AGÊNCIAS NACIONAIS REGULADORAS e tantos outros CARGOS COMISSIONADOS de incomensurabilidade infinita, que em de nada nos servem e nem nos tem servido, nesse mais de dois lustros?
    Ah! Como vivemos num permanente estado de beligerância NÃO ADMITIDA ou NÃO RECONHECIDA ou VERDADEIRA GUERRA CIVIL, mormente nas nossas plagas caetés, será que “seu proficiente governo” IMPORTARÁ INTEGRANTES DE LAS FARC’s? Ou virão também os FIÉIS SEGUIDORES DE EL GRAND COMANDANTE, o retrato do fracasso e da incompetência e da ignorância, MAS O SUPREMO ou supra sumo da ARROGÂNCIA!
    Responda-nos, caro arauto!
    Abr
    JG
    PS: tudo pela dialética! 😉

  7. Senae

    Bob, pasme!
    Célia Rocha vai abrir concurso em Arapiraca para preenchimento de cargos na prefeitura. Esqueceu dos que foram aprovados em concurso feito recentemente e especificamente na área da saúde. Conheço uma dentista que passou em primeiro lugar na classificação. Mora em Maceió e até agora espera o chamado. Não seria mais decente e coerente a prefeita revalidar e chamar os concursados? Esses arrumadinhos é que envergonha a gestão pública e compromete a qualidade dos serviços.

  8. Perola

    Sabe por que nunca teve médico? Pergunte ao prefeito por que ele nunca fez CONCURSO. Emprego público é mediante concurso, mas pra que se prender a detalhes como uma boba Constituição… Eu tenho concurso a 180 km de Maceió, se ele abrisse em Mata grande, eu já estaria lá…

  9. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Bem lembrado, leitor Breno!
    Ademais, esse tempo todo, desde as sesmarias citadas, seus moradores nunca viram um médico por lá e a CULPA é única, exclusiva, todinha e somente só dos médicos brasileiros, que não quiseram e não querem e nem irão, por causa – segundo diz o Bob que não é bobo ou o Bobo que não é Bob ou seria o bobo da dilminha (?) – “da falta de dinheiro de seus moradores”.
    Quem teve a ideia, como, quando e por que de “transformar” um lugar miserável desses, que virou MUNICÍPIO num passe de magia, além de tantos outros dentre os mais de 5.669 existentes no País, que sequer seriam distritos ou povoados ou mesmo vilas numa NAÇÃO séria, decente e honesta, mas seus herdeiros, moradores e “munícipes” vivem dos repasses de FPM e FPE e tantos outros FUNDOS tal qual aos CRIADOS para acabarem com a seca desde o Império, mas que nunca chegam aos seus verdadeiros fins, cujos FUNDOS se perdem no meio do caminho, entre o DF e a “sede” sedenta, ávida e sequiosa dos “donos do município”.
    Os socialistas de botequins ou alienados mentais retrógrados de esquerda que estão no PUDER há mais de dois lustros no “PUDER” e os MÉDICOS É QUE SÃO OS CULPADOS DE NÃO TEREM LEITOS, NOSOCÓMIOS, HOSPITAIS, AMBULATÓRIOS ou mesmo POSTOS DE SAÚDE, nesses “locais miseráveis” e ora destacados pelo arauto de Dona Dil, dita MÁ “mãe-dos-brasileiros”, que não se cansa de ENVIAR nossas riquezas para os ditadores de sua ideologia socialistas e CONSTRUIR HOSPITAIS em GAZA, na Palestina, e até no Haiti – ainda a se confirmar – mas rola na grande rede www que se CONSTRUIU UM HOSPITAL DE ÚLTIMA GERAÇÃO no Haiti.
    No entanto, para os seus “filhinhos” brasileiros nada construíram desses mais de 10 anos e ainda trouxeram, temporariamente, MÉDICOS SEM REVALIDAR SEUS EXÍMIOS CONHECIMENTOS, SABERES E CERTIFICADOS E DIPLOMAS.
    Bobão Bob ou Bob bobão e ARAUTO dilmista já tá demais – até parece vindita aos médicos brasileiros – acusação demais já vira defesa, sabias?
    Ademais, esse programa pode ser tudo o que quiserem que seja, mas jamais reflete uma séria POLÍTICA DE SAÚDE, COISA QUE SEQUER IMAGINARAM OU PENSARAM NESSES MAIS DE DEZ ANOS!
    Para como isso, deixa disso!
    O engodo enganador e o falaz propósito de um débil plano ardiloso urdido somente para remessa de nossas riquezas ao seu fracassado El Grande Comandante já caiu por terra!
    Só a caterva de séquitos e súcia matula de socialistas é que acredita e defende essa falácia, por óbvias e ululantes razões sabidas de todos!
    Chega; seu Bobão Bob ou Bob bobão! Ah! Posso até estar enganado e/ou com surto de “lirismo pirado” – engraçado que sempre dizes que não há loucura (?) – mas esses “médicos” não passam de ALIADOS “cabos-eleitorais”, para tentarem REELEGER a Dil, aquela MÁ “mãe-dos-brasileiros”; querem APOSTAR? 😉
    Abr
    JG
    Ah! Nada dizes sobre o Saboia?

  10. breno

    Aproveite para publicar uma foto do posto de saúde de Santa Cruz do Deserto, mas só vale se aparecer na foto todos os medicamentos, equipamentos e material usado para atender a população.

Comments are closed.