A medicina capitalista versus a medicina socialista. Quem ganha?
   24 de agosto de 2013   │     12:00  │  12

Podemos registrar a origem de tudo lá no tempo do Império Romano, com o imperador Marco Antônio – que não gostava da maneira como Hipócrates tratava os soldados feridos.

O imperador precisava de soldados para garantir o Império e os soldados feridos em combate demoravam a sarar porque Hipócrates os tratava à base da homeopatia.

Hipócrates ia fundo nas causas e só liberava o soldado para lutar novamente quando estava certo de que tratou dos efeitos e das consequências do ferimento.

O imperador Marco Antônio mandou procurar outro médico que fosse mais rápido e sugeriram-lhe Galeno – que estava revolucionando a medicina com o método de cura rápida.

Galeno virou então o médico do exército romano e o seu método prosperou no mundo capitalista, de modo que hoje o médico presta o juramento de Hipócrates, mas a esmagadora maioria segue Galeno – que é o que dá dinheiro e enriquece.

O método de Galeno fez florescer a indústria farmacêutica, de modo que mesmo num consultório particular o representante de remédios tem prioridade; ele entra na sua frente.

Ainda que na alopatia a cura da doença, de ordinário, implica no comprometimento do organismo – o remédio químico para os rins ataca o fígado, por exemplo – a própria velocidade da vida moderna obrigou a maioria a buscar essa cura rápida.

Ninguém suporta ficar numa cama, em repouso, por muito tempo.

Do método de Galeno nasceu a medicina capitalista, que, por ser capitalista, também segrega e discrimina os que não têm liquidez para pagar as consultas e o tratamento.

A medicina capitalista privatizou o direito à vida e socializou o direito à morte, numa inversão de valores que tem agora o preço altíssimo e impagável para muitos.

Com o programa Mais Médico, a presidente Dilma pretende mudar essa brutal realidade. E eu entendo as reações contrárias ao programa, como a reação de quem sabe que vai perder regalias, privilégios e dinheiro.

É conversa! Ninguém está preocupado com a população. Isso é balela, é discurso falso para escamotear a verdade.

Ninguém nunca quis saber como está dona Maria e seu João lá nas quebradas! Lá na periferia! Ninguém nunca se preocupou com os segregados que não têm direito a médicos, e só agora que aparecem os paladinos dizendo que a população corre riscos?!

Hipocrisia, pura hipocrisia.

Todos esses segregados que o programa Mais Médico, finalmente, vai amparar são vítimas desse sistema que privatizou o direito à vida. E ainda há quem lute para que não tenha esse direito – iguais a esses, que reagem ao programa.

Ah! Os médicos cubanos vêm com uma visão socialista da medicina – dizem os contestadores. Que bom que venham, porque é urgente reverter os valores para se socializar o direito à vida e privatizar o direito à morte.

Ou seja: morrer agora, como diz o Caetano Veloso, só de susto, bala ou vício. De descaso, não!

COMENTÁRIOS
12

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Serafim Dutra Cavalcante

    Bobão, me censurando. Que coisa feia. Publica meu comentário. sua escola de jornalismo foi no Granma, porta vocero del Partido Comunista de

  2. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    MEDICINA POPULISTA VERSUS MEDICINAS SOCIALISTA OU CAPITALISTA (?)
    A enaltecida, elogiada, admirada, destacada e premiadíssima medicina cubana trata, cura, salva e o ELEVA rapidinho, imediata e instantaneamente, célere mesmo, bem ligeirinho se torna ou se vira logo uns anjinhos ou santinhos juntos ao el dom san chavito ou sto chaves – só para citar um exemplo-, lembram?
    O que é incompreensível ou ininteligível ou que me agasta e preocupa é simples: Por que todos os defensores ou adeptos ou amantes ou fanáticos seguidores apaixonados de la suprema medicina cubana e de el regime de grande-comandante-eterno NÃO SE MUDAM PARA HAVANA? Vão para casa do CARIBE! Vão tomar, lá em CUBA, o que lhes faltam aqui! Vão beber conhaque ou vermute ou caldo-de-cana e fumar uns deliciosos havanas cubanos!
    Independentemente da medicina socialista ou capitalista ou comunista ou petista ou o raio-que-o-parta, a grande verdade é que a nossa querida e amada e idolatrada Pátria AMADA Brasil, mas espoliada e mal gestada não dispõe de 5.669 HOSPITAIS ou nosocómios para todos esses e nesses respectivos municípios e nem mesmo Unidades-de-Pronto-Atendimento ou centros-de-saúde ou ambulatórios correspondentes aos 5669 municípios desse imenso País. É FATO!
    Nesses tais municípios ou ditas brenhas – aonde os nossos médicos não querem ir – não há nem mesmo uma sala ou compartimento ou um cubículo ou um cantinho coberto com água e luz, cadeira, maca ou mesa ou medicamentos, para uma simples anamnese precisa, decente condizente ou mesmo um mero exame clínico mais acurado.
    Ridícula, imoral ou acintosa hipocrisia cínica de escamoteados ou pseudos-socialistas ou uma quimera imbecil que reflete simplesmente, pura canalhice demagógica que é construir hospitais noutros países ou DOAR nossas riquezas ou PERDOAR DÍVIDAS DE DITADORES CRUÉIS e desdenhar, espezinhar ou humilhar ou deixar nosso povo à mingua, isso sim é a mais odiosa e vil hipócrita demagogia populista socialista ou comunista, ou não?
    Usar de meios ilegais, como no caso em comento – onde tentam AMOLGAR LEGALIDADE aos espúrios “contratos” de espúrios doutores -, numa afronta ao Estado Democrático e Humanitário e de Direito ou deliberadamente fraudar, ofender, afrontar e DESCUMPRIR LEIS e CONSTITUIÇÃO beira aos CAOS de uma odiosa DITADURA FACISTA ou contra os sacrossantos direitos trabalhistas desses “ditos médicos” importados ou escravizados pelo regime de lá e BURLAR o revalida dos repatriados.
    Autoritarismo de medidas ilegais, arbitrárias e abusivas, que afrontam às Leis e à Constituição de uma Nação beira à odiosa ditadura desse executivo intransigente, indolente e incompetente e os demais Poderes Legislativo e Judiciário não podem e nem devem ficar inertes, silentes e moucos ou surdos aos anseios do povo e em defesa de seu arcabouço jurídico: SUAS LEIS, SEUS DIREITOS E, SOBRETUDO, SUA CONSTITUIÇÃO.
    Acordem: brasileiros do Legislativo e Judiciário! Estamos à beira do abismo e diante do caos, urge que nossas forças institucionais demonstrem seus valores enquanto INSTITUIÇÕES REPUBLICANAS E DEMOCRÁTICAS.
    É hora de instarmos nossas forças de defesa internas e externas: AS FORÇAS ARMADAS!
    ACORDA BRASIL!
    Abr
    JG

  3. jonas antonio de freitas

    Que venha médicos de aonde vier…O importante que tenha médicos nos hospitais e postos de saúde com todas as condições de trabalho.O resto é conversa para boi dormir.

  4. lourenco

    jornalista tem que ser livre p/traduzir com coerencia e respeito as suas opiniao e pesqisa,.No caso en questao nos nao presisamos chegar ate longe so e ir nas Universidades de Alagoas que vs vao ver as diferenciais dos alunos de medicina,direito c/os alunos dos outros cursso por ar vs,tira o que vao ser e querem.

  5. Brasileiro Consciente

    Gostaria de parabenizar Roberto Villanova, pois ele está retratando fielmente o que a maioria dos brasileiros acha desses médicos brasileiros, que possuem como filosofia de trabalho a cura imediata, onde a preocupação é fazer com que o paciente retorne ao consultório e, consequentemente, voltem a pagar pelos maus serviços desses profissionais.
    Bob, gostaria que vc investigasse a seguinte situação que está ocorrendo: Bob, caso qualquer usuário de plano de saúde vá marcar uma consulta em um neurologista, por exemplo, as atendentes logo te perguntam se é pelo plano ou particular. Por que? Porque se for pelo plano, a consulta só poderá ser realizada para daqui a 1, 2 meses. Já se for particular, a consulta pode ser agora. Isso pode? Até quando teremos que conviver com essa classe capitalista, cujo objetivo não é salvar vidas, mas GANHAR DINHEIRO.
    Vlw BOB

  6. jonas antonio de freitas

    Na medicina cubana…do segundo ano em diante é entregue um paciente para os acadêmicos cuida-los e sara-los…O acadêmico cuida exclusivamente daquele paciente…

    Que venha médicos de aonde vier…O mais importante é o governos dar as devidas condições, tanto para os médicos, como para os técnicos que irão trabalhar com ele (médicos).

  7. Heloísa

    Eu quero ver como é a Medicina Cubana. Tenho esse direito. Se for melhor do que o capitalismo brasileiro, que tem barrado a necessária CPI DOS ERROS MÉDICOS, está bom. Caso contrário, nas próximas eleições eu escolho outro caminho. O que não pode é esse corporativismo patrimonialista e egoísta dizer que não vai para os lugares pobres e não deixar que outros médicos vão. Isso é mais do que hipocrisia. Isso é, na minha opinião, PERVERSO!!!

    1. edson ferreira

      Parabéns pelos sábios argumentos, suas palavras relatam os fatos verdadeiro do que ocorre com a classe médica e a sociedade brasileira. Suas palavras também descreve o que penso sobre esse assunto.

Comments are closed.