Médicos brasileiros sofrem duas derrotas seguidas
   22 de agosto de 2013   │     12:42  │  39

A classe médica brasileira sofreu duas derrotas seguidas este ano: a contratação de médicos estrangeiros e a manutenção do veto da presidente Dilma ao Ato Médico.

A contratação de médicos estrangeiros para trabalhar onde os médicos brasileiros não querem trabalhar porque é longe vai acirrar a competição na classe.

E o veto ao Ato Médico, mantido pelo Congresso Nacional, retira do médico a exclusividade no diagnóstico das doenças e da profilaxia.

A vinda de médicos estrangeiros para trabalhar na periferia e no interior, onde os médicos brasileiros não querem ir, vai reduzir a demanda de pacientes nas capitais e grandes centros – onde os médicos brasileiros se concentram.

A manutenção do veto ao Ato Médico foi uma vitória dos nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos – que estariam na condição de submissos se o veto não fosse mantido. A proposta do Conselho Federal de Medicina para derrubar o veto não obteve o apoio do Congresso.

E não obteve o apoio do Congresso porque também não tem o apoio da população, que sofre à falta de assistência médica e iria sofrer muito mais se não pudesse ser tratada por um enfermeiro, por exemplo.

Se o veto não fosse mantido, um paciente que chegasse ao posto de saúde com dor-de-cabeça não poderia ser medicado por um enfermeiro – este teria que aguardar o médico chegar.

O Programa Saúde da Família também estaria comprometido, se o veto não fosse mantido.

A classe médica brasileira se tornou carrasco e vítima do próprio mecanismo que ela fomentou, defendeu e tenta desesperadamente manter agora – que é se utilizar da Medicina para enriquecimento rápido com as doenças.

É claro que não se deve generalizar, mas, de ordinário, a prática da Medicina no Brasil tem sido nessa direção. E a pressa é tão grande, que a residência médica se tornou optativa quando deveria ser a condição “sine qua non” para o exercício da profissão.

O médico que não fez residência só difere de um balconista de farmácia porque este não precisa do CRM para trabalhar. Em termos de conhecimento, o balconista sabe mais devido ao cotidiano.

Surpreendida pela ação do governo, a classe médica busca agora se ajustar a essa realidade porque já não há mais esperança de que possa reverter o quadro na justiça.

Afinal, o juiz sabe que o médico que a população precisa e procura na periferia e no interior não está lá e nem quer ir.

E decidir pela manutenção do “status quo” é condenar a população à morrer à míngua.

Está surgindo, pois, uma nova Medicina brasileira que vai fazer a diferença porque, nessa nova Medicina, o médico estará onde o povo está.

Diferente da Medicina que vigorou até agora.

COMENTÁRIOS
39

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Danilo Assis

    Respeito o artigo, mas discordo de alguns pontos. O primeiro diz respeito com relação da não ida dos médicos para algumas “brenhas” do país. O que o médico poderia fazer por lá? Qual estrutura se tem lá nas “brenhas” para exercer a medicina? Sejamos sinceros, cada um dentro de sua esfera profissional e salvaguardando as devidas proporções se habilitaria a trabalhar nessas condições? O problema não é falta de profissionais e sim de condições de trabalho dignas para se exercer a medicina. Agora, o que esse governo está fazendo é importando verdadeiros “escravos” a serviço de uma ditadura caquética. Na verdade, tenho até pena desses médicos cubanos que vem para o Brasil forçados pelo o “maravilhoso” governo cubano. Vocês gostariam de trabalhar sob essa condições? O senhor mesmo autor do blog gostaria de ter sua remuneração sendo “repassada” por um governo comunista? Ah! claro que não, mas pimenta nos dos outros é refresco. A hipocrisia nessas horas rola solta. Sinto profunda tristeza e vergonha do meu país.

  2. Cristiano

    olha o nivel que chegamos….tem a te a foto do cara sendo preso!!!!!

    FALSO MÉDICO SELECIONADO PARA O PROGRAMA “Mais médicos”.

    O Ministério da Saúde selecionou para o programa Mais Médicos um “profissional” estrangeiro acusado de exercício ilegal da medicina. Trata-se de José Miguel Arregui Arata, que iria para Bonito, na Bahia. Há cerca de seis anos, um site chileno noticiou que ele foi preso na cidade de Angol, no Chile. No fim de semana, um blog recuperou a história. No mesmo dia, o Ministério da Saúde informou que ele tinha sido barrado no programa do governo e divulgou uma nova lista em que o nome dele não aparecia mais. A nova lista também excluiu o nome de outra médica estrangeira, Jelena Cvetkovic. Assim, a lista com 1.618 médicos, entre brasileiros e estrangeiros, selecionados para o programa caiu para 1.616 graças a astúcia de um blogueiro

    http://www.renacerdeangol.cl/prontus4_noticias/site/artic/20050830/pags/20050830024944.html

  3. Heloísa

    Excelente artigo!!! E muito corajoso, além de coerente. Parabéns!!! Porém, mais importante ainda é a CPI DOS ERROS MÉDICOS, que o lobby corporativo-patrimonialista está barrando no Congresso Nacional. Essa CPI é muito importante, para investigar por que tantos erros de… MÉDICOS BRASILEIROS. Tanta negligência, imperícia e imprudência, que abarrota os Tribunais com causas desse tipo. Fora a mentalidade mercenária de vários. É preciso investigar os CRIMES DO JALECO BRANCO com determinação e vontade política. O Povo Brasileiro apoia essa medida. E o próprio Conselho Federal de Medicina também deveria apoiar, pelo bem dos bons profissionais que são muitos.

  4. melo

    Já que vc Sr Bob não quer se dar ao trabalho de pesquisar antes de emitir suas opiniões no mínimo estapafúrdias, sugiro que pelo menos ouça um
    jornalista de verdade. ALEXANDRE GARCIA, METRO 1, RADIO METRÓPOLE

  5. senae

    Bob,
    Vá beber sua cervejota quietinho. Depois dessa, quando você se prostrar numa cama, somente os estrangeiros vão te receitar. Mas uma coisa me espanta aqui nos comentários: como os médicos justificam um usuário de um plano de saúde demorar tanto para ser atendido? E se pagar a consulta é atendido no ato? Afinal de contas o que é um doente para um médico? Uma mercadoria? É preciso se repensar a medicina brasileira. Não seria mais econômico ao governo abrir 30 ou 40 mil vagas, através de concurso, para todo o Brasil? Acredito que aquele profissional da medicina, calejado, já financeiramente equilibrado, não vai se interessar num concurso que vai mandar gente para as brenhas deste país. Noticiário do rádio CBN diz que em Minas Gerais o médico que for trabalhar lá vai ser preso por exercício ilegal da profissão. Os Conselhos Regionais serão pressionados a aplicar a lei. A situação é grave. Vai ser um prende e solta danado. A bomba vai explodir no colo do STF

  6. Bruno

    Eu já li e ouvi várias asneiras,mas nenhuma como esta.
    Uma simples dor de cabeça pode ser uma trivial cefaleia tensional,mas pode também ser um aneurisma;e este,caro jornalista,se não diagnosticado com eficiência,é fatal.Um desconforto no estômago,pode ser um infarto em curso,e isso não se cura dando ao paciente uma ranitidina,uma falta de ar pode ser um edema agudo de pulmão…Afirmo com absoluta certeza,se eu tivesse um parente meu com uma dessas patolgias,eu queria que ele fosse diagnosticado por um médico.
    Na parte do texto que você compara balconistas de farmácia a médicos recém formados,você deveria ter a dignidade de se desculpar,pois para se formar estes profissionais passam 6 anos em uma faculdade,os 2 primeiros vendo todas as matérias básicas de saúde com cargas horárias que chegam a 600 horas anuais,em período integral,os dois anos seguintes passam por aulas práticas e teóricas sobre todas as especialidades médicas e os dois últimos são práticas atendendo em hospitais do SUS.
    Desde o seu primeiro texto você não tem intenção de informar,e sim de atacar a classe médica e defender suas ideologias.
    A melhor contribuição que a medicina cubana deu para o mundo foi o tratamento do Hugo Chaves

  7. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    ERRATA:
    PROGRAMA MAUS MÉDICOS MÁ SAÚDE (?)

    Antes, concito aos demais leitores visitarem ao nosso Blog aqui, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/07/ma-vontade-de-medicos-maus-ou.html; http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/07/cuba-libre.html e http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/07/um-programa-que-e-de-tirar-o-chapeu-mas.html etc. dentre outros mais sobre o tema!
    Aos que assistiram o ENTRE ASPAS de ontem, da apresentadora MÔNICA WALDVOGUEL, pela Globo-News, devem ter concluído, pelo debate entre o nosso alagoano Téo Fortes – Conselheiro do Conselho Federal de Medicina, e o um senador do PT e ex-ministro da saúde do molusco, Humberto, de PE, o qual sempre se saia com a uníssona cantilena deles e aquele o velho jargão do molusco barbudo iletrado cachacista inveterado, inculto, oculto ou escondido ou sumido – que só se encontra em hotéis com sua criatura em colóquios privados, não se sabe se com ou sem roses ou rosês ou outros “més” e drinques: “NUM SEI; NUMVI; NUM SABIA; NUM OUVI; SEINAUNS, DISCONHEÇU e etc.” -, era a resposta a cada indagação ou proposição ou contestação do Conselheiro ou da jornalista, que os punham no canto da parede e, também, da patente, confessa ou manifesta ignorância às medidas contra legem, ora adotadas, nesse tal programa que nomino de “MAUS MÉDICOS” – que não passa de um urdido engodo ardiloso de maquiavélica sinecura, bonomia ou benesse aos seus apaniguados para:
    a) ENVIAR nossas riquezas ao GRANDE COMANDANTE deles – dois terços serão de El Comandante;
    b) para TORNAR médicos, mediante fraude à CF/88, que exige CONCURSO PÚBLICO, para ingresso o serviço público, portanto, nada mais ‘que um meio de burlar aos legais concursos públicos ao CONTRATÁ-LOS, temporariamente, e;
    c) REPATRIAR todos aqueles que fugiram aos exames seletivos ou vestibulares às universidades e faculdades brasileiras nas quais nunca lograram êxitos;
    d) EVITAR subsunção à Lei de Diretrizes e Bases Educacionais – Lei Federal 9394/1996 – Art.48, ou driblar ao chamado REVALIDA, a saber:
    Art. 48. Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.
    §1º Os diplomas expedidos pelas universidades serão por elas próprias registrados, e aqueles conferidos por instituições não-universitárias serão registrados em universidades indicadas pelo Conselho Nacional de Educação.
    §2º Os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras SERÃO REVALIDADOS por universidades públicas que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação.
    §3º Os diplomas de Mestrado e de Doutorado expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior.
    e) Daí, como foram “financiados” pela caterva de petista e séquitos seus e LÁ se “formaram”, na ilhota caribenha e noutros cursos latinos, de carga horária aquém de nossa formação médica – mas sempre se tratam aqui no Brasil e, sempre, no “seu Zé-libanês”, quando dodóis, e sempre às custas do seu, do meu, e do nosso espoliado, sofrido e suado dinheirinho constante, permanente e sempre escorchado pelos altos impostos que os mantêm lá, inalterados e usufruindo, fruindo e gozando do bem bom.
    E o povo? Este que se exploda, como diria “Justo Veríssimo”!
    Enfim, triste de uma Nação que descumpre suas leis e, sobretudo, aqueles que as juraram respeitar são os primeiros a olvidarem-nas e seus aos próprios juramentos tão-só para albergarem aos que não tiveram e ainda não têm competência para lograr êxito em vestibulares nacionais, os quais receberam bolsas-de-estudos em Havana e noutras plagas de medicinas mais evoluídas como Bolívia, Portugal, Venezuela, Peru, Argentina, Paraguai e Uruguai – porém, todos os chefes-de-estado de lá acorrem sempre aos hospitais do Brasil quando dodóis. Ou não?
    Abr
    JG

  8. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    PROGRAMA MAUS MÉDICOS MÁ SAÚDE (?)

    Antes, concito aos demais leitores visitarem ao nosso Blog aqui, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/07/ma-vontade-de-medicos-maus-ou.html; http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/07/cuba-libre.html e http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/07/um-programa-que-e-de-tirar-o-chapeu-mas.html etc. dentre outros mais sobre o tema!
    Aos que assistiram o ENTRE ASPAS de ontem, da apresentadora MÔNICA WALDVOGUEL, pela Globo-News, devem ter concluído, pelo debate entre o nosso alagoano Téo Fortes – Conselheiro do Conselho Federal de Medicina, e o um senador do PT e ex-ministro da saúde do molusco, Humberto, de PE, o qual sempre se saia com a uníssona cantilena deles e aquele o velho jargão do molusco barbudo iletrado cachacista inveterado, inculto, oculto ou escondido ou sumido – que só se encontra em hotéis com sua criatura em colóquios privados, não se sabe se com ou sem roses ou rosês ou outros “més” e drinques: “NUM SEI; NUMVI; NUM SABIA; NUM OUVI; SEINAUNS, DISCONHEÇU e etc.” -, era a resposta a cada indagação ou proposição ou contestação do Conselheiro ou da jornalista, que os punham no canto da parede e, também, da patente, confessa ou manifesta ignorância às medidas contra legem, ora adotadas, nesse tal programa que nomino de “MAUS MÉDICOS” – que não passa de um urdido engodo ardiloso de maquiavélica sinecura, bonomia ou benesse aos seus apaniguados para:
    a) ENVIAR nossas riquezas ao GRANDE COMANDANTE deles – dois terços serão de El Comandante;
    b) para TORNAR médicos, mediante fraude à CF/88, que exige CONCURSO PÚBLICO, para ingresso o serviço público, portanto, nada mais ‘que um meio de burlar aos legais concursos públicos ao CONTRATÁ-LOS, temporariamente, e;
    c) REPATRIAR todos aqueles que fugiram aos exames seletivos ou vestibulares às universidades e faculdades brasileiras nas quais nunca lograram êxitos;
    d) EVITAR subsunção à Lei de Diretrizes e Bases Educacionais – Lei Federal 9394/1996 – Art.48, ou o chamado REVALIDA, a saber:




    e) Daí, como foram “financiados” pela caterva de petista e séquitos seus e LÁ se “formaram”, na ilhota caribenha e noutros cursos latinos, de carga horária aquém de nossa formação médica – mas sempre se tratam aqui no Brasil e, sempre, no “seu Zé-libanês”, quando dodóis, e sempre às custas do seu, do meu, e do nosso espoliado, sofrido e suado dinheirinho constante, permanente e sempre escorchado pelos altos impostos que os mantêm lá, inalterados e usufruindo, fruindo e gozando do bem bom.
    E o povo? Este que se exploda, como diria “Justo Veríssimo”!
    Enfim, triste de uma Nação que descumpre suas leis e, sobretudo, aqueles que as juraram respeitar são os primeiros a olvidarem-nas e seus aos próprios juramentos tão-só para albergarem aos que não tiveram e ainda não têm competência para lograr êxito em vestibulares nacionais, os quais receberam bolsas-de-estudos em Havana e noutras plagas de medicinas mais evoluídas como Bolívia, Portugal, Venezuela, Peru, Argentina, Paraguai e Uruguai – porém, todos os chefes-de-estado de lá acorrem sempre aos hospitais do Brasil quando dodóis. Ou não?
    Abr
    JG

  9. Cristiano

    Acho que não devemos nos preocupar mesmo…com esses cubanos, bolivianos, argentinos lutadores de Jiu jitsu de Ipanema, curandeiros….uma vez que, no máximo devem saber prescrever Plasil e Dipirona para o povo, e na hora que o bicho pegar vão correndo atrás de médico de verdade………Quem vai sair perdendo e a população carente, imagine quantas crianças no Brasil terão febre reumática, com sequelas graves no coração……. por falta de diagnóstico, imagine quantos hipertensos morrerão de AVE, (dor de cabeça ….dipirona…KKKKKK)…e isso que querem! O problema não é o médico..e sim a estrutura do local…e isso que vai acontecer com os estrangeiros…eles vão trabalhar em locais, com péssima infraestrutura + com duvidosa formação…..imagine o resultado…muitas mortes poreriam ser evitadas, falo isso de coração; me doi ver quanta ignorância pode fazer os políticos, DEUS ME LIVRE DE UM FAMILIAR MEU CAIR NA MÃO DE UM DESSES CURANDEIROS….mas as pessoas carentes serão obrigadas. O governo ao invés de dar condições de trabalho ao médico brasileiro, prefere encher os postos de sáude COM CURANDEIROS.
    A VIDA É O BEM MAIOR QUE O SER HUMANO POSSUI, 1 ERRO PODE CUSTAR MUITO CARO……… EXEMPLO: ESSA SEMANA ATENDI UM PACIENTE QUE FOI ADIMITIDO COM QUADRO DE DOR ABDOMINAL EM ANDAR SUPERIOR, VOMITOS E SUDORESE
    (PARA MINHA SURPRESA NA ELABORAÇÃO DO DIAGNOSTICO) ALTERAÇÕES NO ECG, ENZIMAS CARDIACAS POSITIVAS= DIAGNOSTICO
    (ENDOCARDITE BACTERIANA)….dali mesmo foi para o CTI um jovem de 26 anos….agora deixa um cubano, um venezuelano…. um curandeiro, um erveiro….ou um enfermeiro mesmo….(PLASIL, E NO OUTRO DIA,.. morreuuuuu)

  10. FABIANO FRANCA

    CARO JORNALISTA, PROCURE FALAR SOBRE ASSUNTO QUE CONHECE. NÃO EMITA OPINIÃO SOBRE ASSUNTO O QUAL É LEIGO.
    COMPARAR UM MEDICO A UM BALCONISTA DE FARMÁCIA É O MESMO QUE COMPARAR UM JORNALISTA A UM VENDEDOR DE JORNAL DE ESQUINA.
    NÃO QUEIME SEU FILME COM TÃO POUCO….

  11. S.F.ALMEIDA.

    TEMOS ATÉ POBREZA GRAMATICAL NA ESCRITA POR CERTAS PESSOAS
    DESSE BLOG ESPECIALMENTE DA ÁREA MÉDICA..OS MÉDICOS BRASILEIROS NÃO ACEITAM TRABALHAR EM CIDADES MUITO DISTANTES,PELO MENOS DEIXEM OS ESTRANGEIROS PRESTAR UM GRANDE FAVOR AOS MISERÁVEIS BRASILEIROS.
    O TEMPO VAI DIZER QUE A PRESIDENTA DILMA ESTÁ TOTALMENTE CORRETA,TEREMOS COM CERTEZA, UM ESQUECIMENTO POR PARTE DE SEUS OPOSITORES,NO DIA QUE MELHORAR A ASSISTÊNCIA MÉDICA NO PAÍS.

  12. Usuário do SUS

    O título da matéria está errado, deveria ser assim: O SUS no Brasil sofre duas derrotas seguidas. Lamentável este país com este governo…

  13. CÉSAR PEREIRA DE ARAÚJO

    Prezado jornalista.
    O senhor é oligofrênico, com o perdão da palavra.
    Já frequentou alguma classe de Medicina ou tem algum filho que a frequenta?! Creio que não, pois não escreveria tanta idiotice se a resposta fosse positiva.
    Convido o senhor a frequentar alguma universidade pública, a qual me formei, para saber que o médico recém formado difere, e muito, do seu menosprezado balconista de farmácia.
    Além de ignorante é preconceituoso. E em pleno século 21. Que vergonha.

    Espero que quando os senhor necessitar de algum tratamento de saúde, alguma intervenção cirúrgica ou algum diagnóstico que exija as “horas-bunda” que o currículo de Medicina impõe aos bacharéis, lembre-se das suas opiniões aberrantes e grotescas. E espero que encontre um médico exemplar, que o faça refletir sobre suas idéias. Exemplar como os mestres que me ensinaram e exemplar como um que almejo ser todos os dias com os meus pacientes.

    Deves estudar um pouco mais a história da Medicina e ler melhor as notícias da tua imprensa. Após o veto presidencial à lei “Ato Médico” não são mais privativos do Médico Diagnóstico e PRESCRIÇÃO de doenças e não profilaxia, que, se o senhor tivesse o trabalho de buscar em qualquer dicionário de português, empregaria melhor as palavras nesse conjunto de palavras que chama de nota. Ignorante. Leia e releia suas escritas antes de postá-las, por favor.

    O diagnóstico nosológico – sim, pode ir ver no dicionário o que significa – ainda compete aos médicos e a prescrição de medicamentos que não configuram a lista GITE (pesquise no site da anvisa, sr. Jornalista), também. Inclusive a prescrição médica em pacientes internos que, consta na lei, são de orientação médica.

    O que você e muitas pessoas estão fazendo é configurar o médico como grande vilão para o caos da saúde brasileira.
    Convido o senhor a passar um mês em alguns interiores que trabalhei, onde deveria tratar doenças das mais complexas e difíceis com Dipirona; onde os pacientes não tinham leitos em hospitais terceirizados porque o governo que eu e o senhor elegemos não destina sequer o que é previsto em lei (12% para os estados) para a saúde.

    O senhor deveria ler mais um pouco sobre saúde. Compareça ao cotidiano de uma semana de um graduando do curso médico em uma universidade pública. Peregrine as cidades do interior do nosso estado e veja as condições que médicos, enfermeiros, dentistas são obrigados a trabalhar.
    Vá ao site da OMS e compare os indicadores de saúde de Cuba e os países do primeiro mundo e procure saber, em bioestatística, porque alguns indicadores simplesmente não constam.

    Senhor jornalista, com o perdão da palavra, oligofrênico.
    Por favor, use seu instrumento para informar as pessoas e não deformar.
    Poste sua opinião, sua indignação.

    Em nome da classe médica, perdão se um dia não foi tratado dignamente por algum colega médico. Mas, com seus cabelos brancos já deveria saber que toda generalização é burra.
    Faça o que senhor é pago para fazer: jornalismo.

    Leia outras fontes antes de escrever qualquer coisa sobre qualquer assunto.
    Já deveria ter aprendido isso na universidade ou na vida.
    Afinal, o jornalista que não pesquisa bem suas fontes antes de emitir qualquer comentário não passa de um fofoqueiro.

    Boa noite.

  14. Serafim Dutra Cavalcante

    Bobão, deixa de escrever besteira. Quando tiver uma doença séria vá se tratar com um para médico. Senador Collor, demite o bobão. Não sei como se aceita um preconceituoso como você ter um blog na Gazeta.

  15. Serafim Dutra Cavalcante

    Bobão, deixa de escrever besteira. Quando tiver uma doença séria vá se tratar com um para médico. Senador Collor, demite o bobão. Não sei como se aceita um preconceituoso

  16. NALFABETO MÉDICO

    BOA BOB, ESSES MÉDICOS CUBANOS SÃO EXCELENTES (LEMBRA DO TRATAMENTO DE HUGO CHAVEZ), ALEM DO MAIS VEM SEM AS FAMILIAS E NÃO VÃO PODER DESERTAR.
    E NÃO FAZENDO O REVALIDA, TOME ANALFABETISMO MÉDICO PARA OS POBRES MÍSERAVEIS.
    MÃE DILMA, PAI LULA, TIO SARNEY, CUEQUEIRO GENUINO, A PARTIR DE AGORA VÃO ABANDONAR O SIRIO LIBANES E VÃO PROCURAR ESSAS ASSUMIDADES.
    VIVA A PROGRESSISTA E DEMOCRÁTICA CUBA !
    VIVA A ESCULHAMBAÇÃO.

  17. oliveira

    ATENÇÃO, DISENTERRAM O DIFUNTO ATO MÉDICO E TENTARAM DE TODAS AS FORMAS TRAZELO A VIDA, MAIS PARA O BEM DE 14 GATEGORIA E PRINCIPAKMENTE DO POVO BRASILEIRO NÃO CONSEGUIRAM E O ENTERRARAM DE VEZ, MAS UMA VES A ARROGÂNCIA, CORPORATIVÍSMO… DO CFM, QUE NÃO É APOIADO POR MUITOS MÉDICOS SÉRIOS, FOI DERROTADO.ORIGADO DILMA VOCÊ TEM SEPREOCUPADO COM O PVO…

  18. Leone Amorim

    Impressiona-me o nível de desinformação deste “brilhante”jornalista , quanta tolice. Emitir opnião sobre algo que não entende é comico se fosse trágico.A dor de cabeça que você poderá sofrer e possa ser por um AVC , você quer ser tratado por um enfermeiro ou por um neurologista? Penso que a organização Arnon de Mello, merece um blog com melhor nível de lucidez .Afirmo que, quem menos perdeu foram os médicos. Em tempo….quando você tiver infarte do miocardio procure um psicólogo ou quem sabe um enfermeiro. Ou quem sabe um pai de santo…..eu continuarei procurando os MÉDICOS pois, só eles foram preparados para DIAGNOSTICAR e TRATAR, principalmente as intercorrencias .Quando se constrói um edifício o calculo estrutural é competência do engenheiro ou do ” mestre de obra”.?Não sei se a analogia é compreendida por este blog.

    1. Danúbio carvalho

      Concordo com você, Leone Amorim. Além de que, com ou sem ato médico, enfermeiro(a) não pode medicar. E trazer médicos de Cuba, sem passar pelo revalida, é atentar contra a saúde e a vida dos brasileiros. E dizer que um Clínico geral (médico formado e que não fez uma residência) só se difere de um balconista de farmácia devido ao CRM é de uma estupidez tão grande, que só pode vim de alguém que, na certa, tem algum complexo por não ter capacidade para se tornar médico, e se diz jornalista e, porém, só escreve asneira.

    1. Roberto Villanova Post author

      Louco é invenção, prezado Melo. Na Itália, desde 1997, acabaram com “casa de repouso”; no Brasil, desde 2002, tem o projeto do deputado federal Delgado acabando com as clínicas de repouso – que são, na verdade, indústrias de loucos. Mas o lobby não deixa.

      1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

        Notaram, viram, perceberam que o Bob não é bobo? 😮
        Basta que se faça uma LEI, e pronto! Tudo sanado, sarado e curado! EUREKA!
        Artigo Primeiro e Único – Fica decretado, estabelecido, firmado e acordado GRAÇAS À MAGNÂNIIMA VONTADE de Sir Bob Bobo I, no SEU reino denominado reino do Sir Bob Bobo I, que, a partir desta lei e doravante para todos os séculos sem fim, NÃO HAVERÁ MAIS ESQUIZOFRÊNICOS, PISOPATAS, PSICÓTICOS, NEURASTÊNICOS, LOUCOS e NEM DOENTES MENTAIS E NENHUM DOENTE DE QUAISQUER ESPÉCIES ou FOME ou MISÉRIA ou POBREZA, dado e passado nesta corte real de Dom Bob Bobo I, PRÍNCIPE-MOR E PRINCIPAL ARAUTO do Reino Dil (morte) MÁ “mãe-dos-brasileiros-brasileiras” e oxalá de toda américa latina!
        publique-se, divulgue-se, cumpra-se e RESPEITE-SE!
        VIVAS, VIVAS, VIVAS AO BOB BOBO I!

  19. marcio ribeiro

    Sou psicólogo, estudei 5 anos e me preparei para realizar um psicodiagnóstico e nenhum médico vai jogar meu diploma no lixo. Em nenhum país civilizado uma profissão se sobrepõe a outra. Vcs médicos foram derrotados porque não são deuses!!

  20. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Vou ali, na farmácia da esquina, pedir um “ATESTADO-médico”, para protocolizar minha aposentadoria pelo INSS – o Padilha vai aceitar? -, e, se ele(o balconista) tiver tempo, vou marcar uma CIRURGIA, já que ele está de “jaleco-branco” e entende mais, tanto ou quanto ou melhor que um médico-residente! Que bom, né? Minha gente! Agora, o brasileiro terá SAÚDE!
    Ah! Ou vou esperar a chegada de “los hermanos” cubanos, bolivarianos, equatorianos, bolivianos, venezuelanos e outros ANOS – aliás, sabiam que eles já OPERAM ou ATUAM ou AGEM como se médicos fora, num vizinho estado limítrofe, e ocupam até diretorias de UPAs e de Centro-Médicos e Ambulatoriais, a despeito de “seu” PA(lestina)dilha e Dona Dil MÁ (mãe-dos-brasileiros) somente AUTORIZAREM suas vindas a partir de setembro?
    O Brasileiro, se adoecer terá o S.U.S. e esses “médicos” e, agora, “balconistas-de-farmácias” ou quaisquer um de jaleco branco para se TRATAR, enquanto o molusco, “a mãinha” – a MÁ “mãe-dos-brasileiros” e seus demais séquitos e apoiadores, como o “seu” Zé-dos-maribondos-de-fogo CONTINUARÃO sendo atendidos bem ali no tal de “seu” Zé-Libanês – aquela “farmácia” da esquina – para onde todos eles correm quando estão dodóis!
    Para os seus “filhos” brasileiros e brasileiras UPAs e outros ambulatórios ou “farmácias – segundo o Bob, que não é bobo – com a “excelência” de la medicina de los hermanos.
    Algo me diz: entramos pelo cano!
    Sem contar os gastos que temos ano-a-ano com todos os tipos de PLANO, mas nenhum é de SAÚDE, pois ESTÁ IGUAL OU PIOR AO S.U.S.
    S.O.S OMS! S.O.S Cruz Vermelha Internacional. S.O.S Cruz Vermelha!
    Help H.O.P.E.!
    Ah! Alguém conhece algum raizeiro ou curandeiro para indicar – quem sabe não saiba mais que os que virão para cá!?
    2014 TÁ VINDO AÍ, LEMBRE-SE DISSO! 🙁

  21. Daniel

    O sétimo parágrafo do seu texto diz o seguinte: “Se o veto não fosse mantido, um paciente que chegasse ao posto de saúde com dor-de-cabeça não poderia ser medicado por um enfermeiro – este teria que aguardar o médico chegar.”

    O detalhe é que o médico deveria chegar na mesma hora que o enfermeiro.

    A verdade é esta: Como se não bastasse os médicos receberem muito mais do que os outros profissionais de nível superior no PSF (Odontólogos e Enfermeiros), a carga horária deles é bastante diferenciada. Recebem “de mais” e trabalham “de menos”, ao contrário de nós, que recebemos “de menos” e trabalhamos “de mais”.

  22. CARLOS ENOCH BARROS

    MEU CARO BOB, ESSES MERCENÁRIOS MERECEM TODAS A DERROTAS POSSÍVEIS E IMPOSSÍVEIS, CONSEGUIRAM AO LONGO DOS ANOS SE TORNAREM ODIADOS E DESACREDITADOS PELO POVO. FAZEM UMA MEDICINA DE DESCASO, DE INCOMPETENCIA NO DIAGNOSTICO, DE DESPREZO PELOS POBRES. CADA ENTREVISTA DE ALGUM DE SEUS LIDERES ME CAUSA NOJO, EM ESPECIAL AO DO NOSSO ESTADO. ELES NÃO SÃO DEUSES APESAR SE ACHAREM, NÃO LOGRARÃO NENHUM EXITO, POIS CONTRA ELES TEM A LEI, A MÁ VONTADE DAS OUTRAS CLASSES E DO POVO, ÁVIDO POR SAUDE E TRATAMENTO DIGNO, QUE DIGA-SE DE PASSAGEM OS MÉDICOS MERCENÁRIOS BRASILEIROS NÃO ESTÃO INTERESSADOS EM DAR.

    1. Indigesto2013

      Prezados, imaginem que esses maus médicos recém formados rejeitam R$ 10.000,00 por mês para trabalhar 40 horas. Ficaria sobrando médico se todos eles batessem ponto sob vigilância para não fraudar. Tem cidade do interior que oferece R$ 30.000,00 por mês e não conseguem contratar um médico. Deve ser porque sentem falta da ‘mainha’ e do ‘painho’.

Comments are closed.