Quando o Nonô chutar o pau da barraca do Biu
   19 de agosto de 2013   │     18:46  │  4

O senador Benedito de Lira diz que não abre da candidatura a governador em 2014 nem para o trem – e poderia ser para o VLT também.

Mas não é bem assim, pois ele precisa se entender com o vice-governador José Thomaz Nonô – que é candidato também.

O governador Téo Vilela sabe que qualquer tentativa dele é para protelar o confronto; quando disse que não seria candidato em 2014, Téo não convenceu a ninguém.

Ocorre que a guerrinha já começou. Quanto mais o senador Benedito de Lira se expande no governo, mais se afasta do vice Nonô.

E o Téo segue fazendo de contas de que nada está acontecendo, o que tem irritado Nonô – que precisa de mais paciência para esperar até março.

Se quiser ser candidato em 2014, Téo terá de se desincompatibilizar do governo até o final de março. Nonô assume e chuta o pau da barraca que Benedito de Lira armou para si no estado.

Essa é a leitura que se faz sobre a eleição no ano que vem em Alagoas, que será sem dúvida a mais concorrida dos últimos tempos. São três ex-governadores no pleito: Fernando Collor, Ronaldo Lessa e Téo.

E um ex-prefeito: Cícero Almeida, que ainda é bem avaliado e precisa de um mandato para escapar do ostracismo fatal.

O senador Renan Calheiros, que é embalado à disputar o governo do estado, vislumbra esse quadro de dificuldade interna no governo e sabe que qualquer que seja a sua decisão, a cisão é inevitável – exceto se Nonô desistir de disputar a eleição para governador.

Por isso Renan sabiamente informa que só discute a eleição de 2014 em 2014. Há também de se acrescentar à reação de Renan a importância dele e do PMDB na República; Renan ainda se divide entre o chamamento nacional e o chamamento estadual.

E a oposição? Há de se perguntar.

A oposição se resume a vereadora Heloísa Helena, que deseja voltar ao Senado, mas não sabe ainda se a sua aposta está certa. Heloísa aposta no acirramento da disputa pela única vaga de senador entre o senador Collor e Téo, para se apresentar como terceira via.

É uma aposta que tem certa lógica, mas a premissa que se apresenta hoje como verdadeira pode ser falsa em 2014. Ou seja: os votos de Heloísa já estão contados e não garantem a sua eleição por si só.

E tem mais: Collor está embalado. A recepção que está obtendo nas visitas ao interior é o aviso de que ele continua com receptividade nas ruas.

E é um candidato majoritário de peso.

Mas pelo sim, pelo não, é aconselhável esperar que o Nonô chute o pau da barraca que o Benedito de Lira armou dentro do governo Téo. Ou não.

Porque só assim a biruta da eleição vai apontar a direção certa das urnas.

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Marcos

    Só tem sobrenomes malditos( era o pai, que colocou o filho e vai passar para os netos no futuro). Olhando bem, nós não somos vítimas, não. Quando elegemos esses crápulas, somos cúmplices.

  2. Leo Alves

    Gostei do post. As eleições vão ser acirradissímas mesmo !!! Mas entre as opções citadas para o cargo de senador de Alagoas,o candidato que está mais preparado sem sombra de dúvidas é Collor, vejo que ele tem conseguido trazer muitas melhorias para o nosso estado, e tem sido investimentos em vários setores de interesse dos alagoanos e ajuda desde empresários à famílias carentes, tenho admirado bastante a atuação dele como senador.

  3. Ana Gabriela Hernandez

    Estou de acordo!! Collor é um candidato de peso. Ele tem se dedicado muito ao interior do estado esua receptividade tem aumentado ainda mais. Tenho certeza que ele ganha disparado da Heloisa Helena.

  4. Joana Macedo

    Acredito que o Collor esteja com larga vantagem em relação aos seus concorrentes. Se for escolher entre Collor, Heloísa Helena e Vilela, acho que o Collor ganha com ampla vantagem. Teo Vilela tem sido essa vergonha como governador, a Heloísa Helena por outro lado anda meio apagada na política, não sabe ao certo em qual partido vai ficar,ao meu ver esses dois HH e Vilela, não tem chances contra o Collor.

Comments are closed.