Médicos cubanos só querem receber 2,5 mil reais
   27 de julho de 2013   │     12:00  │  30

Uma amiga minha, a Aidê, funcionária aposentada da Câmara Federal e que foi secretária do então deputado José Thomaz Nonô, quando ele presidiu a CCJ, viajou a passeio a Cuba.

E voltou embasbacada.

Ela conheceu um casal de médicos cubanos e viveu a rotina deles por quase uma semana. E me contou a seguinte história:

A renda mensal desse casal de médicos cubanos não passa de 100 dólares. Somando-se os salários dos dois!

Isso equivale a 200 reais por mês ou menos da metade do salário-mínimo brasileiro. Mas não é só isso.

A Aidê me disse que os dois, marido e mulher, saiam para o hospital no começo da tarde e voltavam às 11 horas da noite; no dia seguinte estavam em pé, às 5 da manhã, porque às 6 e 30 o ônibus vinha pegá-los e levá-los para o canavial onde ajudam “o coletivo” a cortar cana.

Ao meio dia estavam de volta e às 2 horas da tarde saiam para o hospital, e tudo isto para ganhar 200 reais por mês!

O programa Mais Médico do governo brasileiro é, para esse casal de médicos cubanos, a chance de ganharem 10 mil reais ou 5 mil dólares.

Pensem bem! Eles ganham em Cuba 100 dólares por mês e passarão a ganhar no Brasil CINCO MIL DÓLARES!

Ou 10 mil reais.

Mas sabem o que esse casal de médicos fez?  Eles têm direito a receber 10 mil reais por mês, mas já assinaram um documento declarando que só querem 2 mil e 500 reais!

Os 7 mil e 500 reais restantes, esses médicos cubanos vão destinar ao fundo de ajuda financeira a Cuba.

-“Eles ( os médicos cubanos ) são competentes e muito, mas muito disciplinados” – me disse a Aidê.

Está aí o “perigo” que os médicos cubanos representam. Um médico que reserva a parte da manhã para ajudar a cortar cana ( ou colher café ) não vai escolher local para trabalhar.

E aí, locais como Santa Cruz do Deserto, em Alagoas, e outros locais perdidos no interior ou no Norte do país, onde o médico só passa na televisão, vão poder vê-los agora ao vivo atendendo a população.

A discussão sobre a vinda dos médicos estrangeiros, para trabalharem onde os médicos brasileiros não querem ir, tem sido mesquinha.

Discute-se o bem-estar, mas não é o bem-estar da população. Até agora, ninguém se levantou em defesa da população, especialmente daqueles que moram longe e ganham mal.

E para esses excluídos que morrem à míngua, a única esperança é o médico cubano. Ou alguém tem a salvação?

COMENTÁRIOS
30

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. EXISTE QUERER EM UMA DITADURA??

    QUEREM??? VEJA O QUE ACONTECEU COM A BOLÍVIA E A VENEZUELA QUE IMPORTARAM “MÉDICOS” CUBANOS: http://brasildefesageo.blogspot.com.br/2013/07/medicos-de-venezuela-e-bolivia-criticam.html

    Em Cuba não existe querer sem a permissão da DITADURA CASTRO. Eles são mandados para cá, e terão que ficar mesmo contra vontade, independentemente do salário. Na Bolívia e na Venezuela, os cubanos ficavam à noite ficavam presos com capatazes à porta. Com o tempo muitos foram fugindo, e agora o “mais médicos cubanos” na Bolívia já está encerrado como um grande fracasso. Além disso,A FAMÍLIA DESSES MÉDICOS CUBANOS FICA DE REFÉM, qualquer desobediência, não apenas o médico poderá ser torturado ou morto (por traição), mas a família sofrerá também diversas sanções (desde uma menor oferta de ração à humilhações e à uma menor posição no regime cubano).

    1. cesar

      Vc já esteve em Cuba?
      Acredito que não. Com certeza é mais um educado plena “Vênus Platinada” e pelas “vejas” da vida.

  2. S.F.ALMEIDA.

    VOCÊS TODOS QUE FAZEM COMENTÁRIOS INFANTIS PRINCIPALMENTE PESSOAS FORMADAS OU ALUNOS DE MEDICINA,ESTÃO MUITO PREOCUPADOS COM O AMANHÃ,POIS POR AÍ VEM DIVERSAS FACULDADES DE MEDICINA A SEREM ABERTAS.EM JOÃO PESSOA TEMOS DUAS PARTICULARES,UMA TAMBÉM EM CAMPINA GRANDE E EM MACEIÓ BREVEMENTE O CESMAC ABRIRÁ VESTIBULAR DE MEDICINA COM TREZENTAS VAGAS PARA ALUNOS DE MEDICINA.
    É PRECISO ESPERAR ,POIS EM POUCO TEMPO VAMOS TER MÉDICOS VENDENDO PICOLÉ NAS ESQUINAS DE ALAGOAS.
    TENHAM PACIÊNCIA MINHA GENTE BOA DE ALAGOAS O CAMINHO NÃO É LONGO COMO SE PENSA,PROVAVELMENTE IREMOS RESOLVER ESSE PROBLEMA JÁ E JÁ.

  3. OLIVARES ROCHA

    Vergonhosa matéria dilmistica. O argumento maior é trazer os médicos brazucas formados na ilhota que não conseguem passar no Revalida. Centenas de MSTsanos, filhos de ativos MSTsanos forma “encubanados” como presente por bom comportamento e serviços prestados ao “são” MST e lá estudaram a dita Medicina socialista. Mas na hora de fazer a avaliação brazuca: choque! Não conseguem revalidar seu diploma comuna!!! Ai num passe de mágica estes “médicos” MSTsanos irão enfileirar-se junto aos nativos da ilha e disseminarão, com certeza, os princípios igualitários que joga num canavial mão de obra qualificada para fazer $ pro ditador de plantão!!!! E, felizes (como são desprendidos e amam a pátria/líder) “doam ” “voluntariosamente” 70% do justo salário ao seu líder/guru/mestre/ditador!!!
    Discuros de comuna movido à wiskye 12 anos e que tem casebres como a nossa ilibada presidentA tem avaliada em alguns milhões de reais… (na hoa da doença, procura o Sìrio-Libanes, mas oferece aos pátrias, médicos e HOSPITAIS DE CAMPANHA, pois parecem que stão num país em guerra, tamanho abandono precariedade e descaso como os upas da vida…
    Quanto maniqueísmo…

  4. Ariston Nunes dos Santos

    Oh, inocentes úteis: Serão?Esse pessoal vem com o intuito de engrossar
    as fileiras do MST e ajudar a revolução bolivariana tão sonhada pela atual ocupante do Palácio do Planalto. Ou será que a ilha é tão autossuficiente em médicos? Desconfio dessa ação orquestrada.

  5. Pedro Valente

    QUE TAL PAGAR 2.500 A UM JUIZ, DESEMBARGADOR, SENADOR, DEPUTADO, VEREADOR, PREFEITO, GOVERNADOR, SENADOR?????? MEDICO É A PROFISSÃO NUMERO 1 DO MUNDO, LIDA COM HUMANOS…. VCS PAGAM 27 MIL PARA TE ROUBARAM A TODOS ESSES QUE CITEI ACIMA.

    E UM DETALHES, NÃO ESTAMOS PRECISANDO DE POLÍTICOS E SIM DE MÉDICOS.

  6. RAIO

    Ao invés de trazer os médicos pra cá, o governo deveria liberar a auto-hemoterapia e curaria muita doença

  7. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    CUBA LIBRE
    Desde que me entendo por gente que ouço falar e leio sobre a tal de “Cuba Libre”!
    Todavia, há algo que me tira do sério ou até mesmo – admito – não consegui entender ou crer que haja a mínima racionalidade, néscia inteligência ou uma ínfima lógica ou mínima coerência em certos seres intelectuais adeptos e seguidores do superado, arcaico ou retrógrado manifesto de Karl Marx – Karl Heinrich Marx & Engels -, marxismo ou do leninismo e outros ismos – que, confesso, eu logo cismo -, a saber:
    a) Por que é que esses adeptos, séquitos, súcias, uns pândegos e outros nem tanto, e toda caterva dita socialista ou esquerdista que louva, enaltece e tanto defende ao venerável Grande-Comandante-Castrista permanentemente homiziado em Havana, na ilhota de Cuba que lhe serve de valhacouto, que – como apregoam seus fãs e no dizer dos ditos cujos – é um paraíso, mas não se mudam de uma vez por todas, e, preferentemente, todos eles, para lá? Nada os impede de que se MUDEM; sigam para lá?
    b) Mas não, não se mudam, preferem tentar ou teimam em QUERER MUDAR os países de seus nacionais, no caso, o nosso Brasil, que é dos nossos brasileiros e de nossas brasileiras DE BEM, pois desde os idos da década golpista-revolucionária de Che que insistem e não desistem; é uma ideia fixa! Entenderam? Ideia fixa, imutável, renitente e alienadamente a mesma tal quais aos portadores de idiotias congênitas ou adquiridas imbecilidades estagnadas, retardadas e retrógradas.
    Ora, ora! Se a Cuba é LIBRE e um paraíso comunitário, coletivo, geral e todos, consabido que nada e nem ninguém os impedem: SIGAM TODOS PARA LÁ, e JÁ! “Cuba es libre, adelante”!
    PARA QUE E POR QUE TRAZER OS DE LÁ PARA CÁ? NÃO OS IMPORTEM. Exportemos, pois, os ditos sábios, inteligentes e iluminados políticos daqui para o parlamento de lá, ou não?
    Vão para lá, e já!
    Agora, praticar caridade de magnânima bonomia com Erário do povo brasileiro é, no mínimo, desigual ou um odioso DESVIAR de nossas riquezas haja vista que quase ou nenhum HOSPITAL SE CONSTRUIU NESSES DEZ ANOS. Já em Gaza e em Cuba e na África se DOOU rios e mais rios de nosso amargo, sofrido e suado dinheiro, coletado por extorsivos e abusivos impostos e taxas escorchantes, para alimentá-los e mantê-los. Assim é fácil se autodenominar de MÃE, AÍ É DILMATAR!
    Assim não dá! Chega!
    Abr
    JG

  8. Impostos são dos Brasileiros e não dos Médicos

    Em 10 anos, foram mortos 158 mil brasileiros que não tiveram dinheiro para pagar médicos que se recusaram a atender pacientes sem recursos.
    Em 10 anos, foram mortos 12 mil brasileiros vítimas de erros de médicos ,formados em faculdades brasileiras.
    Médicos brasileiros agem igual a sequestradores; se não tiver 5, 10 , 20 mil reais para pagar o resgate , mata.
    Médicos brasileiros não me representam.

    1. Estatística de Cuba neh

      Em mais 10 anos o PT não fez NADA pela saúde!!!! Reduziu o investimento per capita em saúde, o que vem levando à redução de quase metades dos leitos nas principais cidades não obstante o aumento da população. Vejam em suas cidades, não há hospitais fechando?? Culpa de quem? Querem culpar os médicos, mas não tem nem idéia de quanto a tabela do SUS paga por procedimentos. Saiba que muitos procedimentos a remuneração é tão baixa que o hospital precisa literalmente pagar para trabalhar e esperar que algum outro procedimento dê alguma margem de lucro. Mas tudo isso você não sabe né, pq no mínimo só quer saber de futebol e big brother. Hoje não temos nem 1/3 do que a Argentina e o Uruguai investe por indivíduo em saúde. O Brasil é reconhecido mundialmente por ser um dos países onde se tem o menor retorno pelos impostos cobrados. De um lado o salário do PARLAMENTAR e do outro os salários PARA LAMENTAR. Se você não identificar o inimigo nunca irá derrotá-lo e será sempre vítima dele, no teu caso o inimigo antes de ser o governo é sua própria ignorância.

  9. Fernando

    Roberto,
    O que o governo quer que um médico faça com um estetoscópio e uma caneta? Dê impressões diagnósticas? Isso é coisa do século passado onde o diagnóstico era dado com cabo de guarda chuva.
    O conceito de saúde vai além do médico. Claro que a ausência de médicos é sentinda, mas ninguém quer ser sujeitado após, no mínimo, 10 anos de estudo, a trabalhar em condições precárias, sem o básico necessário para salvar vidas, dar diagnósticos errados, tratamentos errados e pessoas morrerem por SUA culpa. Essa responsabilidade o governo não assume!
    A ausência dos exames complementares para fechar o diagnóstico, do suporte farmacêutico para garantir que os remédios serão dados, dos agentes comunitários de saúde para checar se os pacientes estão tomando os remédios de forma correta e ajudar na prevenção de doenças, do apoio da equipe de enfermagem no controle das principais doenças crônicas da população, da rede de reabilitação (fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia) apoiando o paciente na sua recuperação, do sistema de referência e contra-referência, dos leitos de internação por falta de funcionários, dos famigerados leitos de UTI, é que impossibilita a formação da equipe multiprofissional e de um SUS de qualidade.
    Mesquinho, mentiroso e incompentente é o governo que culpa o médico por todas as mazelas da saúde da população. E, sinceramente, essa medicina dos anos 50 não é a que a população merece! O programa Mais Médicos atesta, desta forma, que o governo não é capaz de oferecer o mínimo de dignidade ao ser humano e rasga a constituição no seu artigo 5 (afirma indiretamente que os ricos são melhores que os pobres por terem atendimento de saúde diferenciado) e 7 (essa bolsa não será regida pela CLT, uma vez que se você entra, não pode sair, a não ser que pague tudo o que recebeu trabalhando).
    Reflexão que fica é a interferência do lobby dos planos de saúde privados neste projeto miraculoso com intuito de diminuir o custo do médico, aumentando o ganho. Afinal, somos um pais rico e houve aumento expressivo da classe média e prováveis consumidores…

  10. Sergio Rocha

    Os médicos cubanos “doarão” 90% dos ganhos a serem recebidos no Brasil. Serão dinheiros dos brasileiros a financiar a ditadura cubana.

  11. Andrei

    Caro Roberto, então você resume o debate aos salários que os cubanos querem ganhar? Só uma pergunta, quanto você acha justo um médico ganhar aqui no Brasil? Lembre-se que atravessamos 6 anos de faculdade, temos família e filhos a sustentar (educação, saúde e lazer – que o Estado não fornece a contento para TODOS os brasileiros). Com 2500 reais, como se pode manter uma família no Brasil?
    Sinto muito, mas você está sendo tendencioso e perverso com a classe de médicos no Brasil.

  12. jonas antonio de freitas

    Ótimo, que venham os médicos cubanos…Só assim esses médicos, têm um grande objetivo,tratar da população desse grande Brasil carentes…Outra coisa, temos muitos brasileiros estudando em Cuba…Será, que eles quando terminarem o curso e, fazer o REVALIDA,vão querer trabalhar aonde se precisam de médicos?…Vamos pensar…

  13. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    PARA CORREÇÃO DO ANTERIOR

    UM PROGRAMA QUE É DE TIRAR O CHAPÉU, MAS NÃO É DE TV E NEM PARA VER

    Ah! Aplausos! Muitos aplausos! Hip urras! Hip urras! Que beleza! Que inteligentes!
    Enfim, tá explicado a razão maior do tal “Programa mais médico mais saúde”, sou muito grato ao dileto bloguista Bob por esclarecer as premissas reais, verdadeiras prioridades sociais do atual “governo”, com as suas medidas solidárias e altruísticas cujas finalidades, do tal “Programa de Saúde Mais médicos mais saúde”, de “seu” Padilha e de D. Dil (“mãe dos brasileiros”- mataram a questão?) é a de assistir, acudir, socorrer e amparar aos ilhéus; notaram?
    Esse belíssimo programa tem um desiderato claro, objetivo e finalístico: salvar aos excluídos que morrem à mingua lá em sua ilhota e aos de Cuba. Perceberam?
    Os médicos virão para cá com um único fito: para remessa de dois terços de seus salários, para sua paradisíaca ilhota castrista, que deve ter a medicina mais avançada do planeta e uma “mão-de-obra” mui baratíssima haja vista que são abnegados, dedicados e vocacionados socialistas que, nas horas vagas, também, cortam cana e aram seus imensos campos ou partidos de tabacos ou plantações de fumo, que só auferem míseros salários, como destaca o arauto ou sucursal “dilmortiano”, a saber:
    (..) ganham em Cuba 100 dólares por mês e passarão a ganhar no Brasil CINCO MIL DÓLARES!
    Ou 10 mil reais.
    Mas sabem o que esse casal de médicos fez? Eles têm direito a receber 10 mil reais por mês, mas já assinaram um documento declarando que só querem 2 mil e 500 reais!
    Os 7 mil e 500 reais restantes, esses médicos cubanos vão destinar ao fundo de ajuda financeira a Cuba”.(Sic.)
    Notem que, além de altamente competentes – como o diz o paladino defensor do indigitado “programa” -, inteiramente cidadãos abnegados, humanos dedicados, camaradas patriotas ou soldados solidários e altruísticos são, sobretudo, samaritanos caridosíssimos e de uma bonomia exemplar porquanto amantes apaixonados por sua paradisíaca ilhota ou amantíssimos fiéis camaradas “fidelistas castristas” – só faltam ser da “fiel do timão”, para terem mais fidelidade ainda…
    Creio, também, ou imagino ou desconfio ou suponho que, na pior das hipóteses, também, sejam prestidigitadores ou tenham divinos dons ou santas habilidades de curandeirismos ou detenham poderes mágicos de eflúvios sanativos, pois tratarão aos enfermos daqui e dos mais longevos e mais miseráveis locais de nosso imenso interior, sobretudo, nos lugares aonde os médicos daqui desdenham a essa “fortuna de dez mil reais” e sem a necessidade de existir os adequados nosocómios, hospitais, ambulatórios, unidades de ou postos de saúde com imprescindíveis medicamentos, equipamentos, instrumentos e/ou os efetivos corpos técnicos de enfermagens, laboratoriais e de seus respectivos auxiliares e nem precisão de esparadrapos, mercúrio, álcool ou algodão e nem seringas ou luvas, penso eu!
    Ou estarei errado? Como sou maldoso, não?
    É a mais sutil, dissimulada ou escamoteada forma ludibriada de DOAR nossas riquezas à falida, moribunda e arruinada ilhota do suserano zumbi-comandante eterno que vive num passado e sequer notou que o muro caiu ou, também, uma maneira de fraudar à lei e à Constituição que exigem concursos públicos para que o Estado remunere-os ou contrate servidores públicos e, também, como ressabido e circulante na grande rede mundial de informações: amparar aos séquitos incompetentes que não logravam êxitos nos vestibulares daqui e “foram se formar em Cuba”, sem vestibular, claro! Ah! E com tudo pago pelo partidão, esse que pensa que governa há dez anos e nem fez nenhuma reforma, mormente a agrária, mas a remunera e enche as burras das ONG’s e só constrói hospitais em Gaza e noutros países de sua ideologia…
    Digam-me: quem poderia imaginar uma ideia brilhante dessas?
    É ou não é de tirar o chapéu, mas nunca “no Gil”?
    Reitero o que disse antes!
    Ah! Aplausos! Muitos aplausos! Hip urras! Hip urras! Que beleza! Que inteligentes!
    É um Nobel da Medicina ou seria da PAZ?
    Abr
    JG!

  14. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Um programa que é de tirar o chapéu, mas não é de TV e nem para ver
    Ah! Aplausos! Muitos aplausos! Hip urras! Hip urras! Que beleza! Que inteligentes!
    Enfim, tá explicado a razão maior do tal “Programa mais médico mais saúde”, sou muito grato ao dileto bloguista Bob por esclarecer as premissas reais, verdadeiras prioridades sociais do atual “governo”, com as suas medidas solidárias e altruísticas cujas finalidades, do tal “Programa de Saúde Mais médicos mais saúde” de “seu” Padilha e de D. Dil (“mãe dos brasileiros”- mataram a questão?) é assistir, acudir, socorrer e amparar aos ilhéus, notaram?
    Esse belíssimo programa tem um desiderato claro, objetivo e finalístico: salvar aos excluídos que morrem à mingua lá em sua ilhota e aos de Cuba. Perceberam?
    Os médicos virão para cá com um único fito: para remessa de dois terços de seus salários, para sua paradisíaca ilhota castrista, que deve ter a medicina mais avançada do planeta e uma “mão-de-obra” mui baratíssima haja vista que são abnegados, dedicados e vocacionados socialistas que, nas horas vagas, também, cortam cana e aram seus imensos campos ou partidos de tabacos ou plantações de fumo, que só auferem míseros salários, como destaca o arauto ou sucursal “dilmortiano”, a saber:
    (..) ganham em Cuba 100 dólares por mês e passarão a ganhar no Brasil CINCO MIL DÓLARES!
    Ou 10 mil reais.
    Mas sabem o que esse casal de médicos fez? Eles têm direito a receber 10 mil reais por mês, mas já assinaram um documento declarando que só querem 2 mil e 500 reais!
    Os 7 mil e 500 reais restantes, esses médicos cubanos vão destinar ao fundo de ajuda financeira a Cuba”.(Sic.)
    Notem que, além de altamente competentes – como o diz o paladino defensor do indigitado “programa” -, inteiramente cidadãos abnegados, humanos dedicados, camaradas patriotas ou soldados solidários e altruísticos são, sobretudo, samaritanos caridosíssimos e de uma bonomia exemplar porquanto amantes apaixonados por sua paradisíaca ilhota ou amantíssimos fiéis camaradas “Fidéis-castristas” – só faltam serem da “fiel do timão”, para terem mais fidelidade ainda…
    Creio, também, ou imagino ou desconfio ou suponho que, na pior das hipóteses, também, sejam prestidigitadores ou tenham divinos dons ou santas habilidades de curandeirismos ou detenham poderes mágicos de eflúvios sanativos, pois tratarão aos enfermos daqui e dos mais longevos e mais miseráveis locais de nosso imenso interior, sobretudo, nos lugares aonde os médicos daqui desdenham a essa “fortuna de dez mil reais” e sem a necessidade de existir os adequados nosocómios, hospitais, ambulatórios, unidades de ou postos de saúde com imprescindíveis medicamentos, equipamentos, instrumentos e/ou os efetivos corpos técnicos de enfermagens, laboratoriais e de seus respectivos auxiliares e nem precisão de esparadrapos, mercúrio, álcool ou algodão e nem seringas ou luvas, penso eu! Ou estarei errado? Como sou maldoso, não?
    É a mais sutil, dissimulada ou escamoteada forma de DOAR nossas riquezas à falida, moribunda e arruinada ilhota do suserano zumbi-comandante eterno que vive num passado e sequer notou que o muro caiu ou, também, uma maneira de fraudar à lei e à Constituição que exigem concursos públicos para que o Estado remunere-os ou contrate servidores públicos e, também, como ressabido e circulante na grande rede mundial de informações: amparar aos séquitos incompetentes que não logravam êxitos nos vestibulares daqui e “foram se formar em Cuba”, sem vestibular, claro! Ah! E com tudo pago pelo partidão esse que pensa que governa há dez anos e nem fez nenhuma reforma, mormente a agrária, mas a remunera e enche as burras das ONG’s e constrói hospitais em Gaza e noutros países de sua ideologia…
    Digam-me: quem poderia imaginar uma ideia brilhante dessas?
    É ou não é de tirar o chapéu, mas nunca “no Gil”?
    Reitero tudo o que disse antes!
    Ah! Aplausos! Muitos aplausos! Hip urras! Hip urras! Que beleza! Que inteligentes!
    É um Nobel da Medicina ou seria da PAZ?
    Abr
    JG

  15. Monteiro

    Desculpa, mas observando seu blog encontrei contradições.
    No artigo “Médico inventa dedal de silicone para fraudar ponto biométrico” o sr. se posiciona a favor da vinda dos médicos.
    “A ideia do governo de trazer médicos estrangeiros é antiga, mas essa série de irregularidades apressou o projeto. E, de fato, não dá mais para esperar.

    Os médicos estrangeiros vão estar nos lugares que os médicos brasileiros não querem ir, mas não é por falta de condições e sim porque a clientela é pobre.””

    Estou tendo uma péssima impressão do seu blog! É a favor ou contra? Como bom jornalista não se contente apenas com uma fonte. Investigue mais,Vá conhecer e se o sr se depara com duas distintas versões e não sabe qual é a verdade seja neutro. É mais democratico!

  16. Monteiro

    Vivo em Havana a muitos anos e desconheço algum médico que vá cortar cana. E se fosse??? não teria nenhum problema, é um trabalho digno igual que o exercicio da medicina ou de qualquer outra profissão. Realmente ganham pouco, escolheram a medicina por se identificar com a profissão e não por questões economicas.

    As condições economicas lá são piores que as do Brasil, mas nem por isso os índices de saúde são os mesmos ou inferiores(consulta os dados da
    OMS, são mais confiaveis que os da revista Veja, TV Globo…)

    Senhor Roberto Villanova, escreva seu próximo artigo não sobre o “perigo”
    que os médicos cubanos representam, mas sobre o REAL perigo da formação dos futuros médicos brasileiros (formados aqui e não no exterior) veja por exemplo os resultados da prova do CREMESP, que é um desastre e essa prova não tem o mesmo rigor que a prova do REVALIDA, ou seja, os resultados seriam ainda piores.
    Site do Cremesp :
    http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Imprensa&acao=sala_imprensa&id=260

    Em relação ao fato destes médicos não regressarem ao seus países depois que termine o “contrato de 2..3 anos” pode ser que sim….pode ser que não. Ao menos a maioria irão regressar. Esse fato ocorre também com os brasileiros que ganharam as mais de 100 mil bolsas de estudos para mestrado, doutorado, etc… no exterior dadas pelo Governo. Se recebem uma melhor oferta de trabalho, si se adaptam ao país e a cultura e ver que é o melhor para sí irão ficar por lá mesmo e garanto que serão bem aceitos independente da nacionalidade.
    Os Cubanos são fanáticos pelo Brasil, principalmente pelo SAMBA, e acham que o BRasil é tão bonito quanto o que é mostrado nas novelas da Globo. Agora devem estar decepcionados com essa “calurosa Bienvenidas”,
    A discurssão chegou no nivel mais baixo. Xenofobia é crime!

  17. pontes

    Já que os médicos de cuba estão tão baratinhos, aproveite a promoção
    e leve uns dois para vc Sr jornalista !! Pode ser que eles te ensinem a
    cortar cana, que era o que o sr deveria estar fazendo.( me desculpem
    os cortadores de cana )

    1. médicos para o povo

      Você deve ser um desses médicos mazorros, mal-educados e preconceituosos que estamos cansados de encarar por aí. Boa parte de vcs só pensam em grana e no seu próprio bem-estar… Medicina é outra coisa.

    2. Hélio Augusto Fonsêca Pereira

      Sr. Pontes,

      Favorável ou não a vinda dos médicos de outros países, acreditamos que a discussão deveria ser pautada, no mínimo, com um pouco de seriedade, se é que temos algum respeito pela população, que tanto necessita de uma melhor assistência na área da saúde.

      Nunca estivemos em Cuba, mas já moramos na Espanha e, neste período, tivemos a grata oportunidade de conviver com alguns cubanos que lá faziam doutorado ou que eram professores/pesquisadores em universidades espanholas.

      Podemos dar o nosso testemunho que são profissionais do mais elevado gabarito.

      Fugindo da discussão se devem vir ou não, temos a absoluta convicção que, se vierem, darão uma sobeja contribuição no município para onde forem e a sociedade somente agadecerá.

  18. Serafim Dutra Cavalcante

    Bobão, Cuba é UMA DITADURA.Qual é seu problema com os médicos? Fadas, políticos honestos e sua imparcialidade são uma piada. Abrir mão de salário e ir cortar cana como ato patriótico.Pelo amor de Deus, acorda Bobão.

  19. Mauricio

    Excelente observação, os médicos não na sua totalidade, estão interessados única e exclusivamente em seu bem estar e não no da população, sempre fui a favor da vinda dos médicos cubanos ou bolivianos, na verdade na vinda de todos aqueles que queiram ajudar, duvido que algum médico brasileiro queira cortar cana. vão dizer não estudei para isso, dai eu pergunto os médicos cubanos estudaram para que. serão todos “muy bienvenidos acá”

  20. Bruno

    Roberto,como não se discute o bem estar da população?Quando falamos que um hemograma leva dois meses para ter o resultado,uma exame de imagem quase um ano,que não há leitos em UTI,esses pontos se corrigidos beneficiam a nós ou a população?
    Se você se permite fechar esse pensamento baseado na opinião de uma única pessoa,tudo bem,vamos ver se esse médicos estrangeiros trarão consigo a solução para saúde brasileira.

  21. tania

    Não é a nossa realidade e acho que médicos sómente não vão resolver os problemas da populaçãp…..médicos sim mas com apoio laboratorial, radiólogico e garantia do encaminhamento aos hospitais com resolutividade, isso sim é o que precisamos!!!E medicamentos nas farmacias das USB……agora qto ao salário se o médico cubano so quer 2.500, é problema dele!!!!

  22. Carlos Adequan

    Eles vão doar R$7500(cada um) espontaneamente. Sr. Roberto vc deve achar que somos idiotas. O governo de Cuba não libera médicos para sair da ilha. Os que vem ao Brasil foram selecionados e obrigados a liberar esta parcela para governo Castrista. Eu venho acompanhado os seus comentãrios e observo uma drítica jornalística e sim uma visão ideolóico-partidária.

    1. Estatística de Cuba neh

      É tão espontânea a doação do salário quanto é os 2 anos de trabalho civil obrigatório dos alunos de medicina brasileiro no SUS (sendo que eles já fazem isso no internato). SE É ESPONTÂNEO POR QUE OS CUBANOS FICAM PRESOS E VIGIADOS NOS HORÁRIOS EM QUE NÃO ESTÃO TRABALHANDO??? DEIXE-OS À VONTADE!!! OU VOCÊS TEM MEDO QUE ELES VÃO FUGIR PARA OUTROS PAÍSES ASSIM QUE OS CAPANGAS COMUNISTAS PISCAREM OS OLHOS????

  23. Wesley

    Pois então se mude para Cuba e vá cortar cana pela manhã e escrever suas asneiras à tarde, na terra onde a saúde é perfeita. Deixe de ser tendencioso você sabe a realidade cubana e a brasileira, vivemos num Estado livre e temos outro modelo econômico, que você bem sabe a origem. Recaldo, tendencioso e imbecil esse seu post. Você tá falando isso porque tem seu plano de saúde e está “nem aí” para a saúde do povo… Antes de escrever sobre esse tema, procure médicos idoneos e ouça a opinião deles, professores universitários de preferencia.

Comments are closed.