O Lula vem aí…
   16 de julho de 2013   │     19:42  │  3

Embora as pesquisas mostrem que a presidente Dilma se reelegeria no segundo turno contra qualquer dos adversários, o índice de rejeição superior a 40 pontos é o gancho pelo qual os lulistas tramam a volta de Lula à presidência.

Há um clima de trama no ar de Brasília.

Na pesquisa recente, outro resultado chamou a atenção: não é o Aécio Neves nem o José Serra, mas a ex-ministra Marina Silva, quem mais pode incomodar Dilma na disputa pela reeleição.

Esperta como é, Marina tenta conquistar o eleitor pela Internet.

Ainda é cedo para se projetar o resultado da eleição de 2014, mas para a presidente Dilma tudo pode ficar no tempo da velocidade da luz. Ela precisa atender aos gritos das ruas, sem comprometer o combate à inflação.

Até a Copa do Mundo de 2014, é possível que a sociedade se conforme com o padrão “mais ou menos” FIFA, mas é pouco provável que se cale diante da inércia do governo na saúde, na educação e no transporte público.

Dilma vai precisar muito, mas muito mesmo, do PMDB – e quando se fala em PMDB leia-se: Renan Calheiros, José Sarney, Michel Temer e Sergio Cabral.

Ao mesmo tempo, a presidente não sabe como se livrar do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. É possível até que ela o desejasse para vice, mas aí teria de combinar primeiro com o PMDB – que não abre mão de Temer.

Tem um caldeirão no fogo e se ainda não começou a ferver, isso está previsto para depois de setembro – quando o governador pernambucano terá de se decidir: fica no governo e mantém o Ministério da Integração Nacional ou se junta a oposição à pão e água.

Em São Paulo, quem está dentro do caldeirão é o  senador Eduardo Suplicy – que, ao se tornar folclórico, perdeu pontos e pode perder a vaga na disputa pela reeleição.

Suplicy percebeu a trama contra ele e se sentiu magoado pelo ex-presidente Lula ter reunido a cúpula do partido para discutir a eleição de 2014, em São Paulo, e não tê-lo convidado.

– “Mas eu só deixo de ser candidato ( ao Senado ) se o presidente Lula for candidato. O presidente Lula já manifestou o desejo de ser senador” – disse Suplicy.

Para o Lula, o cenário se desenha com a possibilidade de sua volta. A questão é saber como a presidente Dilma reagiria.

E, na dúvida, o melhor mesmo é o Lula dizer que não sabe de nada.

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Amigo do Povo

    O Rio colocou 1 400 000 pessoas na passeata .O Rio de Janeiro através do voto a Cabral foi quem colocou Dilma no poder no segundo turno. Como dizia o saudoso Nelson Rodrigues, se você quiser saber o que pensa este pais, vai tomar uma cerveja gelada em um botequim ordinario no meier, No Meier que nada tem a haver com sum paulo, new york dos nordestinos, o Governo da Dilma e o Sr. Lula andam por baixo. todos dizem que votam na Marina, mas votam mesmo eno Aécio, o mineiro mais carioca do Brasil, fala tudo com X. Tem muita agua pra rolar debaixo da ponte. Lá na Feira de São Cristovão a situação é pior se eu fosse a Dilma ou Lula não iria lá. E amigos o RJ para quem conhece, reflete bem o Pais. O negocio daquele povo e votar contra.

  2. Eraldo Basílio

    Analisando o momento político qual será a previsão do Aba Jur, o vidente da luz, para as eleições de 2014? Pela revolta do PMDB acho que o mesmo lançará candidatura própria. Ou o mesmo, que deveria se chamar PS (Partido da Situação, pois não importa quem vença, o que o mesmo quer é mamar) continuará a fazer negociatas? O lulinha vem ai…, mas será que o eleitor esquecerá que foi o mesmo que reivindicou a COPA (COM PADRÃO FIFA) e as OLIMPÍADAS para o Brasil gastar bilhões, esquecendo SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, MORADIA e INFLAÇÃO? Se o presidente do congresso realmente esta PREOCUPADO com o bem estar do brasileiro e quer realmente moralizar a política tupiniquim comece colocando em pauta a PEC 18 de autoria do senador Jarbas Vasconcelos e trabalhe para que a mesma seja APROVADA. Dou minha PALAVRA (de homem pobre do interior que sabe o valor desse gesto) que se o mesmo conseguir aprovar a PEC 18 serei seu CABO ELEITORAL numero um em nosso estado. ACESSIBILIDADE, um direito de todos.

  3. Carlos

    E Dilma vai querer perder o Poder ? Vai não! Eu duvido que se o tal do Lula pleitear candidatar se a presidente em 2014, o clima entre ele, Dilma e os petistas seja uma maravilha ? Não vai ser não! Só para dar um exemplo : Eu mesmo, já presenciei uma discussão entre 2 diretores de um determinado sindicato que se diziam amigos. Quando foi a vez de um deles, ceder a vaga, conforme acordo entre eles, para que o outro se candidatasse a presidente desse sindicato, foi um verdadeiro furdunço. Só não fizeram se atracar porém, veja a que ponto chegou : Um deles disse, fulano, faz 20 anos que eu sou seu amigo…e o outro disse, você pensou que era meu amigo. Sinceramente, não sou simpatizante de nenhum partido político porém, torço para que alguém do PT não seja eleito presidente do Brasil em 2014 senão, o Brasil vai ficar de vez, com ares de Venezuela. O ideal é que seja alguém de outro partido (PPS, PSB, PV, ETC.), com ideias diferentes e que atenda os anseios (controle da estabilidade econômica, melhores condições de salários, melhores condições nas áreas de educação, habitação, saúde, segurança e transporte, sem corrupção, sem impunidade, sem maracutaia, sem trambicagem, etc.) de todos os brasileiros bem como, seja transparente e sem aquela de “EU NÃO OUVI NADA, EU NÃO SEI DE NADA, EU NÃO VI NADA.

Comments are closed.