Não quero saber de onde o médico veio. Eu quero é ser atendida no posto
   9 de julho de 2013   │     12:07  │  10

A reação das entidades dos médicos à proposta de importação de médicos estrangeiros para trabalharem onde os colegas brasileiros não querem ir, nem mesmo com o salário-mínimo de 17 mil reais, vem na contramão dos gritos da rua.

Primeiro disseram que a questão era a revalidação do diploma obtido no estrangeiro, mas na verdade a questão é outra; a questão é salarial, porque o governo fixou o piso de 10 mil reais e os médicos cubanos, portugueses e espanhóis já disseram que aceitam.

E sabe-se que, no modelo atual e contra o qual a população saiu às ruas, as variáveis salariais podem garantir salário-mínimo de até 30 mil reais.

Em segundo vem a falta de condições de trabalho na periferia e no interior dos estados. Se essa falta de condições de trabalho se refere a ausência de hospitais de ponta, tal alegação também vai de encontro ao grito das ruas.

Vejamos o que disse uma manifestante:

-“Eu não quero saber de onde vem o médico. Eu quero é ser atendida no posto”.

Observe que essa manifestante não se referiu a hospitais, até porque a proposta não é mandar à periferia ou ao interior mais distante nenhum cirurgião ou anestesista. O que o povo está exigindo, e com razão, é o médico no posto para prestar o primeiro atendimento.

E isso, convenhamos, a população não tem porque a maioria dos profissionais está concentrada nas capitais e nas grandes cidades.

Toda essa reação contrária à proposta do governo só tem uma explicação: a importação de médicos estrangeiros levou à fixação do piso salarial de 10 mil reais. E imagine que os médicos cubanos aceitaram receber apenas 2,5 mil reais, para doar os 7,5 mil reais restantes ao fundo de ajuda à Cuba.

Nessa reação não entrar a preocupação com a população e muito menos com a saúde do povo. Toda questão é a Lei da Oferta e da Procura, ou seja: se a oferta do serviço médico cresceu, isto significa que o preço da consulta terá de diminuir.

E mais: com a medicina interiorizada, isto significa que a demanda de pacientes às capitais e grandes cidades vai diminuir.

Fiquemos, então, com o grito daquela manifestante:

-“Eu não quero saber de onde o médico veio. Eu quero é ser atendida no posto”.

COMENTÁRIOS
10

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Santana

    Caro Bob muito se fala na falta de condições e infraestrutura no interior do Brasil, mas não é bem assim. O governo construiu um hospital novo em Palmares, lá tem até tomógrafo e um dia um parente meu sofreu um acidente grave com lesão na cervical o equipamento não estava funcionando porque não tinha pessoal para trabalhar. O povo não quer saber de onde vem o médico ele quer é ser atendido e bem e se médico da Espanha não presta que dizer dos formados aqui? o que querem é cobrar 300 reais por uma consulta de 15 minutos e nem sequer olhar pro paciente e de quebra morar na capital. Se a moda pega Juiz, Delegado, Promotor vão ter que trabalhar na capital porque no interior não tem infraestrutura.

    1. Márcio Rocha

      Vá se informar um pouquinho meu filho!!!!! Quem opera o tomografo é o tecnico em radiologia!!! O MEDICO radiologista apenas da o laudo!!! E o Juiz, o Delegado, o promotor trabalham no interior com salarios em dia, direitos trabalhistas (ferias, 13º, INSS, e todos os beneficios), perspectiva de evolução para outra comarca mais central em 2 ou 3 anos. Vá olhar os foruns, mesmo no interior, se nao tem um minimo de infraestrutura!!!
      O medico vai enfrentar uma estrada perigosa, sendo que se ele se acidentar vai deixar a familia sem nenhum benefico, e ainda por salario semelhante ao que pode ganhar na capital? se liga!!!!
      Todo ser humano quer viver bem e evoluir!
      Um mendigo muda de ponto se nao ganhar mais esmolas…um petista larga o emprego para virar assessor com salario de 25 mil reais…um motorista compra um caminhao melhor quando consegue…so medico tem que viver de brisa…
      Este pais tem que parar de beneficiar “o esperto”, “o vagabundo”. Tem que ser valorizado quem estuda 8 a 10 anos para entrar no mercado de trabalho. Maus profissionais existem em todas as profissões!!!!

  2. Márcio Rocha

    Post totalmente ignorante, que demonstra a total falta de conhecimento sobre o assunto, sobre a realidade do atendimento medico diario. Dizer que so importa que exista um medico no posto para atender as pessoas. Que nao tem importancia se ha medicamentos, se existem meios para diagnosticar, se ha para onde mandar os doentes apos o diagnostico (referencia/contra-referencia). dizer que nao tem importancia a qualidade dos medicos??
    Santa ignorancia!!!!!!!!

  3. jorge adriano

    Não devemos aceitar médicos com formação no espaço que é classificados com a saúde mais conceituada do mundo? será que médicos querem ser classifcados como um seme-deus? tem que ganhar rios de dinheiros, porque quer ostentar poder com seus carros possantes e seus casarẽos?
    É bem verdade que precisamos rediscutir funções em nosso país. Salários até 6 mil reais. Pra todas as funções públicas, garanto que acabaria com essas frescura de falta de profissional. Médico não deixa de trabalhar porque não tem estrutura, deixa porque não ganha muito dinheiro.

  4. jonas antonio de freitas

    O que está faltando neste Brasil, estado e município é, competência, ética…Quando os analfabetos funcionais aprenderem a votar nos seus representante, hoje os nossos políticos não nos representa e, representa a si mesmo…Se, não fizermos uma reforma política profunda, não vamos sair do lugar.Vai ser mais uma década perdida.

  5. Danúbio Carvalho

    Que história é essa de “Eu não quero saber de onde o médico veio. Eu quero é ser atendida no posto”, isso é uma tolice de quem não conhece como funciona um sistema de saúde. Médico não é mágico, ele precisa de infraestrutura para trabalhar, senão vejamos: de que adianta ter o médico no posto, e não ter o exame complementar para fechar o diagnóstico? Ter o posto e não ter a medicação? Ter a consulta mas não ter a cirurgia necessária? Pois é, a questão não é apenas a falta de médico, mas sim o DESCASO DE UM GOVERNO CORRUPTO, IMORAL E INCOMPETENTE. Quanto aos médicos estrangeiros, todos poderão vim “se prostituir” no Brasil, desde que tenham os diplomas revalidados, É LEI. Só gostaria de saber que qualidade terá o atendimento de um médico que mal fala português, ou o fala com sotaque, para uma população pouco alfabetizada, será hilário.

  6. S.F.LIMA

    PARABÉNS A PRESIDENTA,OS MÉDICOS DEVER VIR DE CUBA,POIS LÁ ENTENDEM MUITO BEM DAS DOENÇAS TROPICAIS.

    1. Danúbio Carvalho

      Parabéns realmente a nossa “presidenta”, que um dia foi “estudanta” e hoje é uma “jumenta”.

  7. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Sr Bob, todos sabemos que és um BOB, mas não é UM BOBO! Ou o és? Serás?
    A “manifestante” até que estaria certíssima na resposta desde que houvesse um para atendimento dela e demais do povo, médico não é mágico senhor, e sabes muito bem disto!
    MAIS: não há esses médicos todos na dita decantada e propagada “ilha dos sonhos”; mas que nenhum deles quer viver lá!
    Nossos vivos e doentes, ainda que sobrevivos – mas amargando torturados em intermináveis ou quilométricas filas do SUS “destipaís” -, é que deles (dos médicos) precisam, sobretudo, de MAIS e melhores hospitais, leitos, equipamentos, medicamentos e unidades ambulatoriais ou de pronto-atendimento e SOCORRO!
    Quantos hospitais gerais públicos e gratuitos existem “nestipaís”, senhor Bob? Não seja BOBO e nos informe!
    Mais: SAÚDE para todos os brasileiros requer HOSPITAIS, AMBULATÓRIOS, MEDICAMENTOS, MÉDICOS E ENFERMEIROS, há?
    Não seriam esses “médicos” ou pseudos-médicos verdadeiros ou reais integrantes alienados das forças revolucionárias de guerrilhas castristas ou bolivarianos, bolivianos, equatorianos, colombianos das FARCs aliados dos “guvernus” que aí estão, “atual e anterior”?
    Leia em nossos Blog http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/06/reducao-de-tarifas-nao-basta-e-mais-que.html
    f) Saúde: Modernização, reformas, ampliação e construção de unidades hospitalares, ambulatoriais e de pronto-socorro e sanitárias, além da valorização, qualificação, capacitação e contratação urgente de médicos, enfermeiros e auxiliares de saúde brasileiros para os brasileiros – deixem os “hermanos” cubanos, bolivarianos, bolivianos e outros hermanos nos seus devidos Países. Uma Saúde no padrão FIFA! 😉
    Abr
    JG

  8. Guilherme

    Caro Bob,
    Eu quero sim saber de onde vem o médico que vai me atender, o que se discute é esta “importação” de Cuba, Espanha e Portugal ou de onde vierem. A questão é porque que sempre este governo procura o “puxadinho” e não o planejamento é notório que o sistema PT de governar faliu, assim como faliram tantos outros, e que se briga é por melhoria continua e não os paliativos. O que este país precisa e de bons Administradores em todas as áreas, federais,estaduais e municipais valorizem uma classe que pode concretizar o avanço desta nação os Administradores.Nós sim possuímos competência para fazer desta nação um pais de verdade , o que se vê são “profissionais” de outras áreas exercendo de forma errada uma profissão que é de suma importância para o desenvolvimento do pais .Aprendemos a planejar, dirigir e controlar fomos forjados pelos estudos.Trabalhamos com planos e metas, com a meritocracia com o conhecimento para transformar de fato esta nação.

Comments are closed.