Lula deixa a Dilma numa enrascada e se escafede!
   6 de julho de 2013   │     14:53  │  7

Na onda do marqueteiro João Santana, o ex-presidente Lula colocou a presidente Dilma numa “camisa de onze varas”, com a solução bolivariana do plebiscito para a crise que veio das ruas.

Lula deu a ideia e se mandou.

Ao aceitar a idéia do plebiscito sem consultar os que realmente entendem do assunto, a presidente Dilma cometeu dois erros:

1)Mostrou que não tem assessoria política competente.

2)Deu munição à oposição, que já vivia alardeando isso.

E novamente coube – e ainda está cabendo – ao PMDB tentar consertar tudo, primeiro com o vice-presidente Michel Temer, depois com o presidente do Congresso, Renan Calheiros.

Temer não foi consultado sobre a ideia do plebiscito e se fosse teria dissuadido Dilma a propô-lo por razões óbvias: a intempestividade.

Pelo que se sabe no plebiscito cabe apenas as respostas sim ou não, e a presidente Dilma apresentou cinco perguntas.

Isto sem levar em conta que o plebiscito é uma idéia que tem de surgir no Parlamento e não no Executivo.

-“Sou favorável a todo tipo de consulta, mas o plebiscito não depende apenas do Senado. Primeiro é preciso que a Câmara vote, para depois o Senado votar. É assim que funciona” – ensinou o senador Renan.

Renan também foi claro na reunião com a presidente Dilma, quando advertiu que o plebiscito dificilmente seria aprovado na Câmara.

Dilma sentiu a mancada, mas todos concordaram que deveriam sair em seu socorro. O vice-presidente Michel Temer e o senador Renan trataram de não agravar a situação.

Recuar pegaria mal para a presidente, assim como insistir na idéia agravaria a crise na Câmara.

Há ainda de se considerar que a população que saiu às ruas não pediu plebiscito, e sim ações do governo nas áreas de saúde, educação,  transporte público e combate à corrupção.

E nesse particular, é mais fácil e mais rápido que o atendimento a essas reivindicações venha pelo caminho normal do parlamento.

Se for o caso, mais à frente, que se convoque o referendo para a população aprovar ou não.

Dilma sente falta do Lula, mas não é para seguir mais os seus conselhos – que, na verdade, são os conselhos do marqueteiro João Santana. A presidente senta falta do Lula, mas é para poder dizer:

Companheiro, tu me colocastes numa enrascada e correstes!

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Carlos

    Ele não quis aparecer porque quem está fazendo manifestações e protestos não é a CLASSE PAUPÉRRIMA (SEM RENDA – A qual eles distribuíam bolsa disso, bolsa daquilo, vale disso, vale daquilo, para ter sempre os votos dessa classe e ganhar as eleições. E tinham tanta certeza disso que andavam se gabando dizendo que elegiam até um poste) e sim, as “CLASSES MÉDIA E BAIXA”. São justamente “ESTAS” que Dilma e Lula se esqueceram e que sentem nos bolsos o aumento do preço das coisas; que por terem um grau maior de instrução, ficam sabendo da corrupção nos 2 governos do PT e da impunidade que campeia; que veem a situação precária nas áreas de educação, habitação, saúde, segurança e transporte. Eu sempre achei estranho esse alto índice de popularidade da presidenta Dilma. O resultado está aí!

  2. José Renato da Rocha

    Na verdade, Lula nunca entendeu de política. E sempre foi sindicalista, sempre oposição radical aos governos passados sem entender como legalmente funcionava a política. Ele é e sempre será um semi-analfabeto querendo agir como intelectual e por ter o status de ex-presidente acha que sabe tudo e tenta ensinar a Presidenta Dilma, que ouviu seus conselhos e se de mau.
    Não creio que o Lula tenha agido de má fé(obra de seu marqueteiro)…Se isso for verdade, com certeza ele quer voltar ao planalto na próxima eleição.

  3. Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Espécie de bispo aproveitador, este molusco não tem nada de bobo. E que se dane a Presidenta!

  4. Abelardo

    Agora se com uma pessoa BEM ÍNTIMA como a Presidenta Dilma o senhor Lula faz isso imaginem com o povo……….kkkkkkkkkkkkk .Pense num governo esse do PT,só se lembraram dos pobres até hoje para poderem se perpetuar no poder,e,esqueceram dos que pagam seus impostos E SUSTENTAM A ROUBALHEIRA DOS SENHORES POLÍTICOS NESTE PAÍS, A NÃO SER QUE O INTUITO FOSSE TRANSFORMAR TODOS EM POBRES ,OU SEJA,A SOFRIDA CLASSE MÉDIA TAMBÉM.Quase conseguiram onde,servidores federais amargam quase 4 anos sem qualquer reajuste(ex.Professores Federais) só tem propaganda mas SEM REAJUSTE(tenho AMIGOS nesta situação).o POVO MAL SERVIDOS DE TODOS OS SERVIÇOS PÚBLICOS(educação,segurança e saúde).Portanto,NÃO fará falta nenhuma este governo do PT,que venham novos ares para que a DEMOCRACIA possa ser passada a limpo.

Comments are closed.