Combater a corrupção com a PEC 37 é píada
   25 de junho de 2013   │     9:28  │  2

O combate à corrupção é o item mais importante na pauta de reivindicações dos manifestantes, que voltam às ruas nesta quarta-feira, 26.

Mas, como combater a corrupção se a PEC 37 for aprovada? Não dá. É igual a descobrir um santo para cobrir outro; não há como se combater a corrupção sem o Ministério Público.

Daí, a Proposta de Emenda Constitucional número 37 também é conhecida como PEC da Impunidade.

A Constituição de 1988 deu ao Ministério Público o status que deveria ter desde os primórdios. Mas, depois se descobriu que se poderia ser vítima do MP e aí propuseram tolher seu poder.

Dizer que o promotor não tem conhecimento técnico-policial para investigar é uma mentira deslavada; o promotor só não recebeu treinamento de tiro, o que, convenhamos, é desnecessário para a missão de investigar.

Não se investiga com uma arma em punho; esse tipo de investigação é que é, sim, da alçada da polícia e se refere ao crime do cotidiano. E é bom lembrar que a polícia perdeu a luta para a violência do dia a dia; a polícia não se desincumbiu com eficiência da missão para a qual a sociedade lhe paga.

Já o Ministério Público tem realizado um trabalho exemplar. Se não fosse o Ministério Público nenhum dos escândalos a partir de 1988 teriam sido investigados.

Há que se ressaltar o papel da Polícia Federal, que também tem participado por iniciativa própria, mas as polícias estaduais todos sabem são mais suscetíveis às manipulações políticas.

Não dá para confiar. Infelizmente.

Pretender combater a corrupção com a PEC 37 é igual a pretender combater o roubo de galinha pedindo auxílio à raposa.

A votação da PEC 37 foi adiada, mas o prudente é arquivá-la. Para séculos sem fim, amém!

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Eraldo Basílio

    Sabemos que você é um blogueiro bem articulado Bob. Por favor, nos informe a posição de nossos deputados e senadores quanto a PEC 37. Quem é a favor e quem é contra a PEC 37. Desde já todos Alagoanos ficam agradecidos. ACESSIBILIDADE, um direito de todos.

  2. M Silva

    Confesso não entender, embora ouço ou leio a todos que são favorávei à aprovação, como podem se deixar levar por interesses tão vergonhosos. Aqui em nosso estado, certa autoridade, defende a pec 37, como se após sua aprovação, sua instituição fosse ter poderes para elucidar todos os crimes de colarinho branco. Falacioso, demagogo, ele não investiga crimes chulos, quem dirá com autoridades envolvidas. Delegado, tome conta dos inquéritos em sua gaveta.

Comments are closed.