Congressistas temem votar a PEC 37. É melhor jogar no lixo
   20 de junho de 2013   │     16:10  │  5

A votação da Proposta de Emenda Constitucional 37 está mantida para o dia 26, quarta-feira que vem, mas já não há mais tanta certeza de que a data será cumprida.

A maioria dos congressistas aconselha não alimentar mais a chama das ruas; a derrubada da PEC 37 é um dos itens de reivindicação dos manifestantes, e a tendência no Congresso é pela aprovação.

A PEC 37, também conhecida como “PEC da Impunidade”, impede o Ministério Público de continuar investigando e fixa a investigação como privilégio exclusivo da polícia, ou seja, do delegado.

Foi criada uma comissão para discuti-la e, depois de longos debates, o texto que vai à votação mantém o poder do Ministério Público de investigar, mas só nos casos considerados especiais.

Ninguém soube definir exatamente o que é “caso especial”, até porque todo crime deve receber o mesmo tratamento investigatório.

Oriunda da bancada dos policiais na Câmara Federal, a PEC é considerada um retrocesso. E, no momento atual com as manifestações populares em todo o país, muitos veem como risco a sua aprovação.

A sociedade perdeu a confiança nas instituições públicas e o Ministério Público, juntamente com os Bombeiros, são (ainda) as duas únicas instituições em que a sociedade confia.

A polícia não tem dado o resultado que a sociedade exige no combate a criminalidade e um exemplo bastante ilustrativo está em Alagoas, com o Gecoc. Se não fosse o Gecoc, muitos crimes não estariam sendo apurados.

Apesar da data para votação estar mantida, há uma corrente que defende a transferência para depois do recesso do meio do ano, ou seja, agosto ou setembro.

Mas, pelo que se está vendo nas ruas do país, o prudente seria jogar esse PEC no lixo.

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. breno

    Esse Eraldo Basilio devia tá bêbado qdo viu a manifestação em nossa capital, pois foi exatamente ao contrário do que ele falou, eu estava lá e vi.

  2. MARIA TEREZA

    A democracia só existe quando ela sai do papel para a participação popular, as manifestações populares nesses dias confirmam que agora entendemos o que é democracia,” É O GOVERNO DO POVO PELO POVO PARA O POVO”(ABRAHAM LINCOLN). A PEC/37 não poderia ter vindo em melhor momento pois o tiro saiu pela culatra,o que teremos agora e no futuro é uma posição mais participativa dos brasileiros em todas as decisões que o Congresso se manifestar contra nossos direitos, esse é um momento histórico e de orgulho nacional.

  3. jonas antonio de freitas

    Esse modelo de socialismo que os petralhas quer implantar no Brasil, não funciona…Não deu certo em cuba , não deu certo na Rússia, na Venezuela, idem…O Brasil, com toda a sua riqueza, queremos coisas mais justas…Políticos corruptos na cadeia.Temos que convocar uma nova constituinte, já.Independente de partidos políticos…Essas manifestação é, e será as das maiores dos quinhentos anos.Quer apostar…

  4. A inércia dos políticos x Povo

    Um dia transborda a paciência do povo e o que está ocorrendo no BRASIL nada mais é que estávamos MERGULHADOS NA LAMA DA CORRUPÇÃO e em uma GUERRA CIVIL(violência urbana)onde só quem não tomava conhecimento era a classe política,agora estamos em via de uma REVOLUÇÃO SOCIAL para que tenhamos mais saúde,segurança e educação.FOOOOOOOOOOOORA CORRUPTOSSSSSS,e aprovação imediata de leis anticorrupção enérgicas,leis penais eficazes e FAXINA no Congresso Nacional.

  5. Eraldo Basílio

    Tenho acompanhado todas essas manifestações pelo BRASIL afora e o que chama atenção em nossa capital é os que se dizem caras pintadas. Em todas as manifestações no maximo se viu um carro ou outro de som. Os caras pintadas aqui em Maceió estavam em trio elétrico. Pergunto: quem esta financiando os mesmos? Vocês que se dizem caras pintadas respeitem a HISTÓRIA do Brasil. OS VERDADEIROS CARAS PINTADAS NÃO FORAM FINANCIADOS POR NENHUM POLÍTICO. Estudantes, trabalhadores, empresários, Alagoanos em geral vamos a rua não pedir, mas exigir que nossos direitos sejam respeitados. Lembrei-me os caras pintadas são financiados por um político que mora em Miami e passeia em Alagoas. ACESSIBILIDADE, um direito de todos.

Comments are closed.