Completamos 400 mil mandados de prisão que não podem ser cumpridos
   28 de maio de 2013   │     16:03  │  3

Existem 400 mil mandados de prisão em todo o país, que não podem ser cumpridos porque não existem vagas nos presídios.  Esse número foi apresentado pelo senador Tião Viana (PT-AC), vice-presidente do Senado.

Seria cômico, se não fosse trágico, essa realidade brasileira onde a polícia prende, o Ministério Público denuncia, a Justiça condena, mas todos ficam soltos.

Há o acordo tácito sobre o seguinte: a prisão só deve ser efetuada se o denunciado vacilar e for flagrado em crime. Fora disso, deixa tudo como está.

E nós ficamos discutindo “o endurecimento da lei e a redução da maioridade penal”, como se o problema fosse de literatura penal.

O país esgotou a sua capacidade prisional. A população carcerária brasileira é, hoje, de 500 mil e está superlotada. Os 400 mil mandados de prisão se fossem executados resultariam na implosão do sistema.

E assim caminha, não a humanidade, mas a sociedade brasileira rumo à hecatombe.

Acompanhando o noticiário dos portais de notícia, o amigo internauta pode fazer ele mesmo a pesquisa e chegar a absurda conclusão de que vivemos sob os auspícios do cão mordendo o próprio rabo.

O ano tem 365 dias e a polícia prende em média 2 traficantes por dia. No final do ano serão 730 traficantes presos, em cada um dos 27 estados, e ninguém dá conta do tráfico.

O que é que está errado?

Ora, com certeza, no modelo de segurança pública que ainda está alicerçado no “combate à subversão”.

Arma-se a polícia como quem se arma um exército – e ainda assim a polícia perde a guerra; pune-se com o rigor de “estado de sitio” – e ainda assim não se vence essa guerra.

E mente-se desbragadamente.

Desde 2011 que as autoridades cariocas alardeiam a pacificação do Complexo do Alemão e sabe-se agora que se trata de blefe. Para que a “corrida da paz” pudesse ser realizada foi necessário se mobilizar mil policiais e o batalhão de choque.

E ainda assim, muitos dos maratonistas desistiram porque estavam na dúvida sobre a capacidade da autoridade que mente.

É estarrecedor assistir os programas policiais de televisão, pois a cada dia descobre-se que a engenhosidade criminosa do brasileiro está ilimitada; a cada dia surge uma nova modalidade de crime.

Mata-se de faca, de fome, de pau, de tiro e, agora, mata-se também com álcool e isqueiro.

Para onde vamos?

Ah, isso eu não sei não. É melhor perguntar lá no Posto Ipiranga…

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. jonas antonio de freitas

    Correção:Ah!, meus amigos,temos que mudar esse modelo de segurança pública…Temos que importar novos modelos de segurança e políticos…

  2. jonas antonio de freitas

    Ah!, meus amigos,têm esse modelo de segurança pública…temos que importar modelos de segurança e políticos…

  3. NETO BARROS

    NÃO SOU DO POSTO IPIRANGA BOB, (muito bem colocada a pergunta) MAS, REALMENTE EXISTE MANEIRAS SIM, O HECATOMBE , SERIA UMA ALTERNATIVA SIM,ISSO CHEGA A SER UM SONHO DO BRASILEIRO SABIA? É QUE O POVO DE HOJE, SE DIZ MUITO PACÍFICO,EDUCADO, CIVILIZADO, MAIS NÃO PARA DE ESBRAVEJAR,NO BOTECO, NA MESA DE BAR, É COMO FILA DE BANCO, TODOS RECLAMAM, MAIS NENHUM, (exceto eu) VAI AO GERENTE GERAL DO BANCO, PRA RECLAMAR OS 20 MINUTOS AO QUAL TEM DIREITO, MAIS FICA CHUTANDO A PAREDE DE TANTO RECLAMAR, MAIS A FAMIGERADA “EDUCAÇÃO” PRINCÍPIOS VERGONHA E TUDO MAIS , IMPEDEM DE RESOLVER A SITUAÇÃO. QUANDO IMPLODIRAM O CARANDIRU, FIZERAM ERRADO , ERA PRA IMPLODIR COM TODOS DENTRO, OU SE TOMA REMÉDIO AMARGO OU NÃO CURA A DOENÇA VC SABIA QUE O PÁSSARO CANTA MELHOR QUANDO COME JILÓ? POIS BEM, ACHO QUE O REINCIDENTE DEVERIA IR PRA ESPINGARDA, COMO FAZEM OS CHINESES ETC E TAL, QUEREM CONSTRUIR PRESÍDIOS TODOS NÓS SABEMOS PRA QUE,A SITUAÇÃO SE TORNOU, CAMPO MINADO , IGUAL AOS SEM TERRA , SEM TETO, E DO BOLSA FAMÍLIA OU NÃO? FAZ DE CONTA QUE SOU O POSTO IPIRANGA KKKKKKKKKKKKK ME PERGUNTA QUE DIGO NA HORA KKKKKKKKKK

Comments are closed.