O boato que abalou Dilma pode ter vindo de fogo amigo
   27 de maio de 2013   │     9:51  │  1

Muitos sustentam que foi o teórico da comunicação do nazismo, Joseph Goebbels, quem inventou que uma mentira repetida vinte vezes vira verdade.

Mas não é assim. O ministro da Comunicação de Hitler apenas deu forma ao que se sabe desde o começo da humanidade – que é atingir o inimigo por meio de factoides.

Ou seja: criando-se fantasmas e situações.

O general Sun Tzu ensinava 2 mil anos antes de Cristo que você deve espalhar a notícia de que é fraco quando está forte, para atrair o inimigo à cilada.

E o próprio Jesus foi vítima de um factoide, quando seus inimigos espalharam que ele estava criando um governo paralelo à Roma dos Césares – o que O levou à prisão.

O boato sobre a extinção do programa Bolsa Família, que provocou pânico entre os beneficiários de 13 estados, é sem dúvida produto dessa prática comum de atingir o inimigo.

Mas, ao contrário do que o governo pensou – e ainda deve estar pensando, mas na surdina -, o boato não deve mesmo ter partido da oposição oficial.

Sim, porque está em gestação uma oposição que recebe o rótulo de “fogo amigo”, e isto devido a aproximação da eleição em 2014.

A suspeita de que o boato partiu de dentro da própria Caixa Econômica no Rio de Janeiro leva a essa reflexão, porque é lá, no Rio, onde a presidente Dilma e o ex-presidente Lula enfrentam a maior ameaça de cisão na base aliada, ou seja, o PMDB.

Há problemas com o PMDB em vários estados, mas no Rio a solução parece mais difícil. É que o governador Sérgio Cabral não abre mão de indicar o candidato dele ao governo do Estado, e não aceita o senador Lindeberg Farias, que o ex-presidente Lula quer impor.

O boato teria partido do Departamento de Marketing da CEF no Rio, mas só ganhou consistência porque a Caixa liberou o saque de dois meses de benefícios, fato inédito – imagine se adiantar o pagamento!

Nunca se viu isto.

Ressabiados, os beneficiários correram para os saques. Ora, se estão adiantando um mês é porque o Bolsa Família vai acabar mesmo. Qualquer um pensaria isto.

Quer dizer: o boato foi apenas um aviso ao governo e ao PT, que se fez e chegou ao poder (também) criando factoides.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Carlos

    Desde o início que eu comentei que esse boato tanto podia ser da oposição, como do próprio PT a fim de querer tirar proveito em cima do boato ou seja : Gritar mentindo aos 4 cantos desse País que quem espalhou esse boato foi a oposição e que se outro partido ganhar a eleição presidencial em 2014, “o bolsa família” vai ser extinto. ESTÃO QUERENDO REELEGER A PRESIDENTA DILMA DE QUALQUER MANEIRA. NÃO SOU SIMPATIZANTE DE PARTIDO ALGUM porém, temos que ter cuidado para “não virarmos” uma Venezuela onde, ali parecia que só existia o tal do Hugo Chavez. Partidos e políticos devem ser alternados no Poder para o bem do Povo e da Democracia.

Comments are closed.