Quem sabe faz. Quem não sabe ensina e essa é a nossa sina
   26 de maio de 2013   │     0:05  │  2

Oh! Menina me vê nesse almanaque

Como foi que tudo começou

Quem foi que inventou o analfabeto

E ensinou o alfabeto ao professor?

Me diz, me diz, me responde por favor!

Porque hoje é domingo, que pede cachimbo e o cachimbo é de barro, tai para o Chico Buarque do Holanda mandando a gente refletir como tudo começou; quem foi que ensinou o professor?

A resposta está num comentário no blog do meu primo-sobrinho Léo Villanova, quando questionou a arrogância de uma “doutora” contra um jovem inventor ainda em processo de alfabetização.

– “Quem sabe faz. Quem não sabe ensina.” – disse o autor do comentário no blog do Léo, e cujo nome cometi o erro de não anotar e peço desculpas.

Eu sempre fiquei a matutar sobre isso. Quem foi que ensinou ao Pitágoras que a hipotenusa ao quadrado é igual à soma do quadrado dos catetos?

E é. Vejamos:

A hipotenusa é igual a 5 e os dois catetos são iguais a 4 e 3, respectivamente. 5 ao quadrado é igual a 25; e 4 ao quadrado é igual a 16, que somado com 3 ao quadrado, que é 9, vai dar igual a 25.

Está provado o Teorema de Pitágoras. Mas quem foi mesmo que ensinou o Pitágoras? O Pitágoras tinha mestrado, doutorado ou prestou vestibular? Fez o TCC?

Não é incrível?!

Só pode ser os desígnios de Deus, esta Força que muitos acreditam e até os que dela duvidam é sim acometido às vezes de dúvidas atrozes.

Imagine o Edison. Quem foi que ensinou o Edison a fazer lâmpada? Se não foi o Aladim, então está provado: quem sabe faz, quem não sabe ensina.

E os nossos pneumáticos de cada dia? O pneu do nosso carro, do ônibus, do caminhão e do trator, quem foi que ensinou o John Boy Dullop, em 1888, a fazê-lo?

Ah, foi a necessidade.

É o seguinte: na época as rodas eram de ferro ou de madeira, e o filho do Dunllop estava participando de uma corrida de triciclo – e o pai, naturalmente, queria que fosse o vencedor.

Isto foi na Irlanda, em 1888.

Aí o Dunllop pensou em revestir a roda de madeira com uma borracha comprimida, capaz de amenizar o atrito com o solo. E nasceu assim o pneu.

Não é interessante isso?

Pois é; quem sabe faz, quem não sabe ensina porque nós vivemos sobre os escombros do conhecimento de civilizações pretéritas. Alguém já falou com propriedade que aprender é recapitular.

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Paulo Targent

    Bob, mais interessante ainda é o caso do GALINHA TONTA

    entre no google pesquise e veja um vídeo o cara simples , um capias, sem os dentes da frente….aprendeu 3 idiomas , ingles, alemão e japones.. veja e me diga alguma coisa.O MAIS INCRÍVEL A FORMA COM APRENDEU

  2. Henrique

    Sobre os inúteis professores, leia a respeito do de Ernest Rutherford:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ernest_Rutherford
    Além de ganhar um prêmio Nobel, orientou outros 9 ganhadores da premiação mais importante da ciência moderna, coincidência, pura sorte.
    O Edson, nunca ganhou o nobel, não há dúvida que a sua lâmpada foi fundamental, mas não se equivale aos NOVE prêmios em que o Rutherfod teve participação, como réles professor, porque não sabia nada.

Comments are closed.