A volta por cima de Renan e o desejo da presidente Dilma
   25 de maio de 2013   │     13:04  │  1

O senador Renan Calheiros deu a volta por cima. Foi essa a nota publicada na principal coluna política do “Correio Braziliense” e assinada pelo jornalista Luiz Carlos Azedo.

Há ainda contra o presidente do Senado e do Congresso Nacional uma certa discriminação, mas isto faz parte do jogo.

Renan é alvo do chamado “fogo amigo”, que é disparado porque ele não aceitou o acordo de alternância de poder que deixaria a presidência do Senado com o PT.

-“A Câmara é a Câmara e esse acordo é lá da Câmara. Aqui no Senado é diferente” – posicionou-se Renan desde o inicio da discussão sobre quem iria presidir a Câmara e o Senado.

No Senado, o PT e todos sabiam que seria impossível derrotar Renan no voto. Aí tentaram o golpe sórdido das manifestações nas redes sociais e faniquitos de manifestantes chinfrins.

Renan se elegeu presidente do Senado com mais de 60 votos dos 81 existentes. E começou a colocar em prática o que havia prometido para enxugar as despesas na Casa.

São medidas que mereceram elogios até dos adversários, como o senador Randolfe Rodrigues, que é do PSOL e a voz mais contundente da oposição.

E medidas que ficaram no imaginário popular. Quando assumiu a presidência da República, na sexta-feira, o comentário em Brasília em tom de piada era:

Pronto. Agora o Renan vai devolver o avião da Dilma…

Isto em alusão humorada às medidas que adotou, ao colocar à disposição do SUS os médicos do Serviço Médico do Senado e doar os equipamentos hospitalares para os hospitais públicos, no seu propósito de economizar R$ 300 milhões.

A rigor, dos 81 senadores apenas 1 se mantém com o discurso radical – mas não é por princípio e sim por estratégia. Trata-se do senador pernambucano Jarbas Vasconcelos, cujo mandato termina em 2014 e ele já sabe que não vai se reeleger.

Jarbas perdeu a eleição duas vezes para o irmão do Renan, na disputa pela Prefeitura de Olinda; e Jarbas não conseguiu sequer eleger o filho vereador em Recife.

Está mal de votos e descarrega no Renan, porque não pode atacar o governador Eduardo Campos e matar a esperança de salvar o mandato na reeleição.

No mais, o senador Renan deu mesmo a volta por cima. E essa condição chamou a atenção da presidente Dilma, que por duas vezes já comunicou que deseja vê-lo disputando o governo de Alagoas em 2014.

Renan ouve e desconversa. Ele diz que só discute 2014 em 2014.

 

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. NETO BARROS

    POR MAIS QUE SE QUEIRA, NÃO PODE-SE ADMITIR O CONTRÁRIO O CARA REALMENTE É UMA ÁGUIA, RENAN COMOM NINGUÉM É O POLÍTICO MAIS EXPERIENTE E MATREIRO QUE O BRASIL JÁ PODE VER, NÃO EXISTE POLÍTICO MAIS PODEROSO NO SENTIDO DE SABER QUE RENAN, ATÉ OS ADVERSÁRIOS RECONHECEM ESSA ASTÚCIA , SÓ FALTA TRAZER FONTES DE EMPREGO PRA ALAGOAS , PORQUE AS QUE TEM, É MUITO POUCO.

Comments are closed.