Dilma, a Comissão da Verdade e a verdade de Lobão, o cantor
   22 de maio de 2013   │     13:55  │  3

Não partiu de um militar, mas de um cantor engajado a critica mais contundente até agora à Comissão da Verdade – que foi criada para apurar os crimes durante os governos militares.

Trata-se do Lobão, o roqueiro, que disparou referindo-se à presidente Dilma.

-“ Ela já foi terrorista. Ela sequestrou avião, ela pode ter matado. Como ela pode criar uma Comissão da Verdade e, como presidente, não se colocar? (para ser investigada) Deveria ser a primeira pessoa a ser averiguada”.

Lobão comprou uma briga feia, com essa entrevista que concedeu à Folha de S. Paulo.

Embora a abrangência da Comissão da Verdade venha de antes do golpe de 1964, o foco da investigação tem sido mesmo o pós-64 e, especialmente, o governo Medici e Geisel.

Foi nesse período que a repressão política foi mais violenta, mas há de se convir que se tratou de reação às ações mais ousadas dos opositores do regime – que chegaram à guerra de guerrilha.

Os excessos foram das duas partes.

A guerrilha do Araguaia, por exemplo, foi uma irresponsabilidade que os responsáveis não assumem.

Aqui em Brasília conheci o hoje oficial da reserva do Exército e na época 2º sargento de Artilharia, que prendeu o José Genoíno.

Ele diz que não é modéstia, mas conserta:

“Eu não prendi ninguém. Ele (José Genoíno) estava sentado embaixo de uma árvore, na beira da estrada, pedindo para ser preso.”

Depois de preso, o Genoíno foi colocado num helicóptero e entregou todo mundo. Esse amigo é sincero e procura fazer justiça, quando retira dos guerrilheiros a culpa pela morte de um sargento do Exército.

-“Quem matou o sargento (diz o nome) não foram os guerrilheiros não. Nós levantamos tudo; quem matou o sargento foi um mateiro conhecido por ( diz o nome ), porque o sargento estava tendo um caso com a mulher dele (mateiro). Foi coisa de chifre e nada tem a ver com a guerrilha.”

Foi sim uma época pesada, porque o mundo ainda estava dividido pela Cortina de Ferro e a guerra fria prosperava criando o verdadeiro clima de paranoia internacional.

Vários soldados do Exército foram assassinados enquanto tiravam guarda, e era simples recrutas que prestavam o serviço militar obrigatório.

E muitos jovens embalados pelo ideal marxista-leninista sonhavam mudar o país, sem perceberem que estavam segurando o rabo do foguete.

Há muito o que se apurar nessa Comissão da Verdade, mas já se sabe que há esse limite tácito que não convém ultrapassar.

Claro, é  preciso apresentar um culpado. E esse é o xis da questão: mas quem?

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Veron

    Mais por trás do que não vemos:

    Que estropiação psicológica e civil isso dessa lei do “nascituro”.

    Imagine uma geração de filhos de estupradores bancados pela “governança”.O intento de tortura e massacre “assistido” das mulheres surgiu na cabeça de um do PT, que se escondeu depois dentro de um grupelho talebã no PMDB; e o “borrão” dito “lei” vai ficar à espera da “salvação” do boneco de saia que preside a corrupção pulhítica no Brasil.

    Sem nada pra fazer, patifes-vagabundos forjam “leis” e arrumam “auxílios” do tipo “cala-bôca” para vítimas de estupros.

    O NAZI-PETISMO-EVANGÉLICO reinante à custa de mentira, farsa, e corrupçâo, no Brasil, usa seu sequito de “esmolados” pedantes como drones entregadores de pizzas à Nação Brasileira.

    Num País em que um “juiz” é indicado por um boneco/a que presidencia a corrupção, e não sabe nem a conceituação primacial da Justiça, imaginando que “quantidade de votos” (ou imposição de maioria enganada por mentiras) pode impor-se sobre a ponderação judicial máxima efluída do brio e da mentalidade incorrupta de uma Nação, nesse País a pouca-vergonha mascarada pela crença evangélica que destroça cada dia mais o povo, faz o joguinho do faz-de-conta no amancomunamento com a “governança” PúTrida para desgraçar o povo brasileiro, já esfolado, arriado, com cada vez mais gente a se consolar apática e acabada como babá-de-cachorros-bibelôs.

    Ninguém se dá a ver que, se a “governança” não deixa o cidadão honesto receber um salário honesto e justo, por que teria de obrigá-lo a aceitar ser comprado por um “bolsa-miséria”, para comer na mão de uma “governança” corrupta?

    Por que a mesma bancada petista-evangélica insufla o povo a criminalizar os jovens, enquanto corruptos CONDENADOS e chefetas-ladrões-canalhas zanzam soltos, se desbocando, e enriquecendo à custa da tortura psicológica e escravizamento da nação brasileira?

    Chegou o dia em que uma filha logo vai entrar em sua casa “abençoada”, e dizer:

    “Pai, o estuprador que a ‘governança” me obrigou a gerar um filho, está aí pra almoçar. Escondam os outros menores e a mamãe, porque ele vai comer tudo em nossa casa”.

    E o pai e a mãe vão tirar a mochila da escola da filha e deixá-la se acabando com o engulho, a revolta, o desespêro, num canto. Enquanto o criaturo gerado pelo estuprador cresce agradecido à peversão da “governança” teo-pulhítica que o bancou.

    Esse mesmo “criaturo” verá a “governança” tutora como “divindade” e ficará prontinho para esmigaçalhar a Sociedade que, com ferrolhos sexuais fez um estuprador, e esmagaçou sua mãe, e o gerou como “benção”, conforme o ‘formato” teo-pulhítico-nazi-evangélico-talebã-petista.

    E o estopim da desgraça de uma geração tão “divinamente criada” poderá ser quando o “criaturo” berrar por uma “lei” pra casar com um cachorro pelo qual se apaixonou, e lutará fielmente por isso, escorado nos seus padrinhos, refestelados pela corrupção sobre os governos dos países.

    Embora gente até dentro do campo das reportagens danem a se enganar e a querer enganar sobre a pregação dessa “lei do nascituro”, talves seja este o momento de os crentes-evangélicos verem que eles mesmos estão sendo usados para “matar, roubar, e destruir”. E essa “lei” mata a dignidade da mulher, rouba o brio da Sociedade Civil, e destrói o futuro que os pais sonham para os filhos.

    Numa Sociedade em que os ditadores mascarados de políticos metem a mão não só no nosso dinheiro, mas até em nossas correspondências, nossos e-mails, é hora de rebuscarmos os responsáveis pelo 11/09, e vermos a Justiça mais de perto antes de ela se toda comida também pelos corruptos, e antes de nos tornarmos de vez escravos de bandidos, com nossas mães e filhas sob a tara de estupradores com “pompa” de “varões abençoados”.

    Requer-se ler A importância da Femina.

  2. Sergio Tasso Vásquez de Aquino

    Estamos caminhando celeremente para nos transformarmos numa república ”socialista popular”, cujo grande modelo é Cuba dos “hermanos” Castro, objeto da reverente adoração dos atuais donos do poder em nossa Terra, sendo utilizados os recursos e facilidades da própria democracia para solapá-la.
    O Partido dos Trabalhadores-PT é um partido revolucionário marxista-leninista-maoista-castrista-trotkysta-anarquista-gramscista, de acordo com as diversas linhas e “movimentos” de que é constituído, todos visando à complementação do “trabalho” iniciado em 1935, continuado com quase sucesso em 1963 e nunca abandonado ou arrefecido, de sufocar a liberdade e de assumir o mando ditatorial absoluto sobre nós. E sabendo perfeitamente que, uma vez caído o gigante Brasil, o domínio de toda a América do Sul estará garantido, sendo mera questão de tempo, segundo o acordado no “Foro de São Paulo”, que visa à institucionalização da União das Repúblicas Socialistas da América Latina, que hoje já conta com Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua, e Cuba, estando Argentina quase lá e Brasil a caminho…
    O curioso é que, com evidente molho à brasileira, nossa trágica revolução segue um caminho e tem personagens assemelhados aos da Revolução Soviética: o ataque sem quartel às Forças Armadas, visando a apequená-las, enfraquecê-las, desmoralizá-las, indispô-las com a opinião pública, pela clara percepção, com fundada razão, baseada em nosso glorioso passado, de que têm sido as guardiãs intimoratas da soberania, da independência, da honra, do patrimônio e das instituições nacionais. Carregados de toques macunaímicos, embora, vislumbramos a existência e a ação concatenada ou sucessiva, todas deletérias, dos menchevistas, do Kerensky, dos candidatos a Lênin, Suslov, Stalin brasileiros… no determinado afã de destruir tudo o de bom que nossa Nação logrou construir nos planos físico, moral, espiritual ao longo dos séculos, para mais facilmente dobrá-la, a fim de impor a diabólica e cruel nova ordem.
    Os revolucionários do PT, da mesma forma que aqueles de outras siglas da extrema esquerda, embora de militância guerrilheira e terrorista na luta armada por eles iniciada, jamais declaram ou admitem que agiam, de armas na mão e perpetrando assaltos, expropriações, sequestros, assassinatos seletivos e coletivos, atentados a bomba, “justiçamentos de companheiros desviados’’ para implantação do comunismo no Brasil, mas sim se apresentam como idealistas puros e inocentes, defensores e batalhadores pela democracia, num revisionismo histórico mentiroso de livre curso na mídia, nos livros didáticos e na cátedra, que faz a cabeça da juventude estudantil, em todos os níveis, e do povo em geral, para que se influencie e aceite e aplauda a revolução diuturna e silenciosa, à maneira preconizada por Gramsci.
    O ex-Presidente Lula, em seu período de governo, utilizando-se do populismo, da demagogia, da mentira como arma política, perdulariamente dos recursos do Estado realizou trabalho magistral para o avanço do extremismo esquerdista no Brasil, tudo coroando com o atropelo sistemático às posturas da legislação eleitoral, para facilitar e garantir a vitória de sua candidata escolhida a dedo na disputa presidencial, para dar continuidade tranquila à sua “obra”. Ele próprio definiu-se como “metamorfose ambulante”, para a qual todos os meios são válidos para atingir os propósitos colimados. Ou, como ensina sua ideologia orientadora, “os fins justificam os meios”.
    O aparelhamento petista do Estado, com mais de 20.000 seguidores colocados em posições-chave de todos os setores e níveis hierárquicos, contribuiu decisivamente para a realização de diversos propósitos revolucionários: o enriquecimento do partido, via contribuições compulsórias dos aquinhoados com rendosos empregos públicos, o aumento vertiginoso dos recursos de toda a ordem disponíveis para fomentar e fortalecer a revolução, a perda da eficiência/eficiência do Estado e do serviço público em geral, contribuindo para a desmoralização de ambos e para a descrença e o abaixamento da auto-estima e do moral do povo, requisitos também essenciais para fazê-lo aceitar e até clamar pelo advento dos tempos messiânicos anunciados pelos porta-vozes da nova ordem…
    Existe corrupção no Brasil, envolvendo em perversa promiscuidade agentes públicos e interesses privados, sempre em prejuízo do Erário e da busca da realização do Bem Comum, desde o tempo das Capitanias Hereditárias. Em todo o período anterior aos atualmente vividos, porém, dava–se em níveis e aspectos digamos artesanais, tipo corporações de ofício, juntando como “famiglias ”mafiosas regionalizadas os “coronéis”, sacripantas que detinham o poder político de decidir e comandar a máquina do Estado, seus familiares, apadrinhados, lacaios, associados, enfim, os clãs criminosos, debochados e pervertidos que se espalhavam como sanguessugas e ervas daninhas por todas as partes do nosso imenso território, entravando o progresso, ferindo a paz social e atrasando a afirmação da democracia. A chegada do PT ao governo trouxe o advento da corrupção em doses gigantescas, em termos digamos industriais, para o cerne do Estado, das atividades políticas, econômicas, psicossociais… Justamente ele, que, na oposição se declarava campeão da ética e da moral públicas, o grande censor de tudo e de todos, com quadros constituídos apenas de vestais impolutas e incorruptíveis… E a maioria dos brasileiros acreditou na lenda!
    Ë preciso reenfatizar que a corrupção, para o PT , é magistral arma política, usada para desmoralizar a democracia e preparar o terreno para a aplicação sem resistência, antes sob entusiasmado aplauso popular, da ditadura vermelha entre nós. Aí se inserem todos os movimentos de compra de parlamentares e de partidos para a base aliada, que faz os Parlamentos municipais, estaduais e federais malquistos pelo povo, que chega a considerá-los valhacoutos de malfeitores, que só pensam e atuam em benefício de si mesmos e de seus umbigos, pouco se lixando para a representação que recebem da Nação. Quando esta chega a acreditar que o Parlamento é desnecessário, por pervertido e inútil, e que todo político é um bandido, o fim da democracia está próximo!
    Outros mitos propagandísticos que precisam ser exorcizados são os da pretensa excelência administrativa da Presidente Dilma Rousseff, sobejamente desmentida pelos fatos correntes, e do seu compromisso com a reafirmação da moralidade pública. Em verdade, a “faxina” que teria realizado no início do governo, defenestrando ministros e auxiliares corruptos herdados do período anterior, foi por pressão da mídia e popular, estando já hoje a maioria deles de volta ao ninho governamental, para fortalecer alianças necessárias ao processo de reeleição, em curso a todo o vapor e por todos os meios, também.
    O alinhamento ideológico da Presidente, inarredável, é com seu modelo e guia, o ex-Presidente Lula, com o PT e em coerência com seu próprio passado. Com seu jeito pessoal de ser, deu um incremento notável à pretendida e programada guinada à esquerda do País, realizada cada vez mais de forma explícita, sem rodeios ou tergiversações. Aí se inserem, por exemplo as marchas retumbantes e aceleradas da “Comissão da Verdade”, cuja finalidade real é anular, unilateralmente, a legislação da Anistia Ampla, Geral e Irrestrita, para somente indigitar e penalizar os agentes do Estado que, na Guerra Interna de 1960/1970, cumprindo ordens das autoridades constituídas e atendendo ao anseio manifestado publicamente pela Nação, defenderam a democracia e combateram o comunismo, e a pretendida importação de 6.000 médicos cubanos, para atuar no interior do País, onde, eventualmente, poderiam transformar-se em agentes insufladores, fomentadores e catalisadores da revolução, como ocorreu com outros cubanos, no Chile da época de Allende. Além do cerco ao STF e das pressões incessantes sobre ele, cujo pugilo de Ministros comandados pelo Presidente Joaquim Barbosa devolveu, solitariamente, a esperança de tempos melhores para o Brasil, em função do resultado em vigor para o Julgamento do “Mensalão”. Vítima, contudo, de frenética busca de reversão ou anulação pelo PT e seus aliados dentro e fora do governo, e por todos os corruptos e corruptores, aproveitadores e adoradores da impunidade absurda que tem caracterizado nosso ambiente político-econômico-social-criminal, no qual se cevam como autênticas flores do lodo.
    Quanto à mídia, em grande parte também dominada por simpatizantes ou seguidores fanáticos do credo vermelho, compraz-se em somente divulgar fatos negativos, com ênfase especial quanto à ampla, escandalosa e cansativa cobertura de crimes e atos criminosos em ocorrência por todo o território nacional e de fatos e ações imorais, pornográficas, aberrantes e pervertidos, tentando induzir comportamentos e fazer crer que são normais, naturais e salutares.. É realidade que não se observa, em tal absurda intensidade, em qualquer país do mundo, pelo menos aqueles muitos das Américas e da Europa que tenho visitado. Das duas, uma: ou nosso tecido social está, realmente, inexorável e doentiamente comprometido, pela ação diuturna, natural, continuada da prática gramscista entre nós, ou a mídia, principalmente a televisiva, escolhe só o que de ruim se passa para noticiar, em evidente e eficaz auxílio à revolução em andamento.

  3. Zaneli Malta Prata

    Caro Bob, me custa acreditar que você tenha uma opinião tão distorcida da realidade política brasileira na época do golpe militar, bem como sobre a repressão que se seguiu à legitima luta dos jovens estudantes, guerrilheiros ou não, contra um regime que chegou ao poder utilizando-se, para tanto, de meios ilegítimos, porque não foi eleito pelo povo, e sem respaldo jurídico, mormente o respaldo da Constituição vigente à época. Pessoalmente, comungo do pensamento do senador Pedro Simon para quem a luta armada foi um erro, fruto de uma má avaliação da correlação de forças e dos arroubos próprios da juventude em busca de um ideal. Entretanto, ao não reconhecer a legitimidade da reação dos estudantes, em sua maioria, contra o golpe militar, você atenta contra o direito natural do povo de resistir contra governos autoritários e desprovidos, por isso mesmo, da necessária legitimidade política, social e jurídica, Não sei se você é formado em jornalismo, mas se o for, e tiver estado as matérias propedêuticas do curso, como, por ilustração, filosofia, sociologia e ciência política, só para citar algumas, veria que o direito de resistência de um povo contra governos autoritários e desprovidos de legitimidade popular (voto) é reconhecido até mesmo pelos mais empedernidos filósofos do absolutismo – regime autoritário por excelência -, a saber, Jean Bodin e Thomas Hobbes. Por derradeiro, não posso deixar de observar, por oportuno, que você, em seu texto, classificou a tortura como “excessos” cometidos pelos militares, o que é um absurdo sem tamanho. Nunca é demais lembrar que a tortura é tipificada em nosso ordenamento jurídico, assim como por diversos tratados internacionais, dentre os quais destaco o Pacto de San Jose da Costa Rica, como crime (hediondo) contra a humanidade e, por isso insuscetível de graça e anistia. No mais, a ditadura militar só é defendida por aqueles que dela fizeram parte ou se locupletaram com as benesses concedidas pelos militares, ou ainda, têm o escopo de perpetuar as desigualdades sociais que ainda persistem no seio de nossa sociedade, o que não é seu caso, pois costumo acompanhar seus textos, daí não entender a postura nele adotada.
    Cordialmente,

Comments are closed.