Decisão do TSE sepulta proposta para criar mais vagas de vereadores
   10 de abril de 2013   │     10:25  │  0

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral reduzindo o número de deputados estaduais e federais em 13 Estados, inclusive Alagoas, foi como um golpe nos que pressionam pela criação de mais dez vagas na Câmara de Vereadores de Maceió.

São 21 vagas, o que já é muito; se o critério do TSE for usado na Câmara de Maceió o número de vagas é 19.

A pressão pela criação de mais dez vagas é exercida principalmente pelos vereadores que não se reelegeram e que contam, obviamente, com a adesão dos que se enquadram na lista absurda de dez novas vagas – que elevariam o número de vereadores em Maceió para 31.

A decisão do TSE só vai valer a partir da eleição de 2014, mas a pressão para a sua revogação é grande. No caso de Alagoas, as 9 vagas estão sendo disputadas por pelo menos 12 fortíssimos candidatos.

Se baixar para 8 a situação de alguns dos atuais deputados federais fica ainda mais complicada, e o mesmo acontece na Assembleia Legislativa – que perderá 3 deputados. Pela decisão do TSE, serão apenas 24 vagas no Legislativo estadual.

Pronto! Argumento melhor não há; se o TSE está reduzindo vagas na Câmara Federal e na Assembleia, não faz sentido se propor e pior ainda aprovar a criação de dez vagas para vereadores.

Os dez novos vereadores iriam custar ao cofre municipal mais de R$ 2 milhões por mês, dinheiro que a prefeitura alega não ter para dar e que o maceioense teria de arranjar pagando mais impostos ao município.

Parece que escapamos dessa.