As polícias que ninguém quer vieram de onde ninguém viu?
   9 de abril de 2013   │     8:40  │  8

A pesquisa do Datafolha sobre a credibilidade da polícia brasileira coloca a Polícia Militar de Alagoas entre as cinco “mais corruptas” do Nordeste.

A situação poderia ser ainda pior se a pesquisa fosse estendida à segurança pública como um todo, o que inclui a Polícia Civil.

O número de policiais punidos ou ainda impunes por envolvimento com crimes, o número de inquéritos policiais fictícios e o acúmulo de inquéritos não concluídos sem dúvida são recordes nacionais – o que elevaria Alagoas ao 1º lugar do ranking das irregularidades.

E o agravante dos inquéritos policiais fictícios é que são indiciados inocentes, sem que depois se puna os verdadeiros culpados – inclusive, pelos inquéritos policiais fictícios.

Há casos que só ocorrem em Alagoas porque parece existir uma cumplicidade generalizada, apesar da louvável atuação de setores do Ministério Público e  do Judiciário, e também de policiais que não compactuam com crimes e exercem os seus trabalho com competência e lisura.

Com quase 200 anos de existência, a Polícia Militar desempenhou papel relevante não só em Alagoas, mas na defesa dos interesses do país.

Tropas da PM alagoana participaram da Guerra do Paraguai; e foi a PM alagoana quem deu cabo do cangaço.

Há na PM e na Polícia Civil profissionais dedicados e honestos. E até mesmo os que se desgarraram dessas virtudes profissionais podem alegar em suas defesas a facilitação que adveio dos governos descompromissados com a lei.

Que outras policias no país tem tantos policiais candidatos a cargos eletivos? Que outras policias no país manipulam politicamente as instituições? Que outras policias no país registrou os extermínios de policiais se digladiando entre si? Que outras policias no país produziram criminosos com patente e distintivo?

Se a resposta for Alagoas, então está tudo explicado e o 5º lugar na pesquisa do Datafolha é até maneiro.

Pior será!

COMENTÁRIOS
8

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Márcio

    Apenas um reflexo da sociedade, de onde vieram os policiais de Alagoas??? Do meio de uma sociedade corrupta e nojenta, formada por pessoas que acham que com dinheiro se compra tudo… Os órgão públicos são apenas reflexos da sociedade local.

  2. Edson Bezerra

    ..meu caro Bob, como sabes, quease que diatiamente leio os seus textos. Pois bem, estou sentindo saudades de teu estilo anarquista e irònico de quando estavas a escrever no Cada Minuto. E então vale perguntar: o que aconteceu? Exigências da Redação ou simplesmemnte mundança de estilo?
    No somatório do todo, acho que todos nós perdemos um pouco, afinal, escrever literariamente como fazes é uma coisa reservada a poucos.

    No mais, abraços respeitosos de um fã das antigas.

    1. Roberto Villanova Post author

      Meu amigo e professor dons bons Edson Bezerra: é uma honra para mim tê-lo como leitor e crítico. Acho que a gente é meio jogador de futebol, que tem de se adaptar ao estilo do técnico, mas sem perder o foco. Mas não acho que mudou nada, embora isso não me livre de estar atento. Grato por tudo.

  3. O de sempre !

    O que se esperar de um Estado que o poder judiciário da salvo conduto a políticos corruptos que desviam milhões, o que dizer de políticos envolvidos com todo tipo de fraudes e peculatos, o que dizer de um governo que não explica onde aplicou mais de 2 bilhões em pouco mais de dois anos, o que dizer de UMA SOCIEDADE que é espelho dessa realidade pela omissão, ora se analisarmos o fiel da balança ainda saímos no lucro, se temos a classe política e alguns integrantes dos outros poderes em 1º lugar no Ranking desde que eu me entendo como gente.

  4. Edson

    Um estado que tem politicos indiciados por crimes e até o momento impunes, um estado que tem juízes punidos ou acusados de vender sentenças, o que se espera dos policiais que assistem a tudo isso?

  5. realidade

    SÓ EXISTE CORRUPTO SE TIVER O CORRUPTOR, PORTANDO A SOCIEDADE É TÃO CORRUPTA QUANDO OS AGENTES PUBLICOS ..ETC.., QUANDO SE VENDE E SE COMPRA VOTOS, QUANDO SE OFERECE PROPINA PARA SE SAIR DE UM PROBLEMA. A SOCIEDADE EM SI É CORRUPTA,

Comments are closed.