Feliciano e a democracia de uma versão só
   27 de março de 2013   │     12:38  │  9

Você pode não concordar com o que o deputado Feliciano diz, mas não deve impedi-lo jamais de ter a liberdade de se expressar.

Afinal, não foi pela liberdade de expressão e pelo estado democrático de direito que muitos lutaram e muitos morreram?

E que democracia é esta de uma versão só?

Quero reiterar que não concordo com o deputado Feliciano, nem acredito no pastor Feliciano. Noé e o dilúvio, para mim, são tão verdadeiros quanto a Caipora e o Saci Pererê.

Mas, mesmo se Noé e o dilúvio não fossem lenda ou ficção religiosa; mesmo se Noé tivesse existido, que honra que é descender de uma raça amaldiçoada por ele!

Imagine um pai que se embriaga, dá alteração em casa e fica nu. Este pilantra não tem autoridade moral.

Outra coisa é que eu procurei na Bíblia e não encontrei nada relacionado a isso que o pastor Feliciano diz; pelo menos na minha Bíblia não tem.

O pastor Feliciano está sendo processado pelo Supremo Tribunal Federal por estelionato e que responda pelo crime.

Até ser condenado, nada o impede de assumir a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias na Câmara Federal; nem mesmo o seu posicionamento homofóbico e racista.

Nem isso!

É exatamente na comissão que se vai debater essas diferenças e, para ser legítima, a comissão tem sim de estar composta por Felicianos e Bolsonaros – ainda que não se concordem com eles.

A lei garante ao deputado Feliciano a presidência da comissão e a lei tem que ser respeitada, senão vira anarquia – e é isto o que se assiste com as manifestações de faniquitos por parte de alguns ativistas.

Estamos perigosamente caminhando para a anarquia.

Lembrem-se: quando se impede o outro de falar é porque perdemos os nossos argumentos. Quem se levanta contra o deputado Feliciano, para impedi-lo de se manifestar está indiretamente anunciando que teme os seus argumentos – logo, o argumento contrário ao dele é falho.

É isso?

Não existe democracia de uma versão só, e é imperioso para a sociedade que prevaleça o debate e que se vença pela argumentação.

A Câmara Federal, o partido do deputado Feliciano e o próprio deputado Feliciano estão corretos em reagir a não ceder. Se cederem se desmoralizam.

Essa é uma questão de preservar as instituições, porque só quem tem direito de interromper a liberdade de alguém é a Justiça e somente só a Justiça.

E ainda assim, baseada no processo onde se tem o direito ao contraditório. O resto é ditadura das minorias.

COMENTÁRIOS
9

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Engulir goela abaixo nem sempre é muito fácil. Lá atrás como agora, engulindo a seco Lula, Dilma, Sarney e tantas outras que pensam muito pouco em brasilidade verdadeira.

  2. Valdeck

    Caro Bob, vivemos 20 anos de ditadura militar onde fomos cerceados de direitos, enquanto as botinas engraxadas desfilavam seu despotismo de modo físico e psíquico. A escola nessa época foi um instrumento a serviço dessas patentes, bem como o rádio. Passados 28 anos, ainda paira nas mentes e corações de grande parte da sociedade, o preconceito, o racismo, e a segregação religiosa, sexista e de classicista. Tudo que aprendemos na família, na escola, nas igrejas e templos, nas associações, na faculdade não são verdades absolutas, e nem tem a pretenção de sê-las, mas há que se separar a dualidade entre o bem e o mal, o certo e o errado, o lícito e o ilícito. Contudo, os sujeitos são livres de escolhas, mas espera-se no mínimo bom senso em seus pensamentos e atitudes, principalmente quando ocupam profissões ou cargos políticos, religiosos, magistrativos, pedagógicos, porque representam o anseio da sociedade e da população. Usar a democracia de forma perniciosia, é como dormir com Hitler, trocar ideias com Idi Amin, Garrastazu, Stalin, reproduzir frases, pensamentos e atitudes do Mengele, Pinochet, Borba Gato ou Domingos Jorge Velho, alguns desses infelizmente são nomes de avenidas ou viadutos no nosso país. Esses foram intolerantes a ponto de matar milhões, de segregar massas populosas, de excluir etnias, populações camponesas, de cercear e pilhar o direito e bens de muitos. Pensar na democracia e no direito de expressão livre quando os problemas não nos atinge é confortável, o que nos falta é se por no lugar do outro, ter ideia do que sentem essas minorias que foram e continuam desprovidas e desassistidas pelo poder público nos âmbitos federal, estadual e municipal. O Brasil não é homogêneo, e essa heterogeneidade tem de ser respeitada não só pela sociedade, mas pelo poder público e de quem os representam com os votos que lhes são dados.

    1. LUIZ SANTOS

      concordo com o post do amigo

      e até agora a manifestação de defesa do Sr Feliciano é fraca e imatura por não reconhecer o desserviço que presta, conviva com as consequências de suas palavras

  3. fhranklyn

    Poxa!
    Comecei a ler este blog há pouquíssimo tempo.
    Gostei “de primeira”: posicionamentos novos; sem aquela ideologia da maioria; novas abordagens no pensar… Entre essas e outras, me cativou.
    Lendo essa nova reportagem, no início, quase desacreditava neste blog/autor, porém, como bom leitor, fui até o fim.
    Impressionantemente argumentativo e plural. Respeita as opiniões e enaltece a argumentação democrática.
    Parabéns Sr. Bob.
    Virei fã.

    1. Roberto Villanova Post author

      Caro Fhranklin: agradeço a participação e espero merecer a sua atenção sempre. Sinta-se à vontade. Suas palavras me gratificam, mas quero dizer que estou sujeito às correções e quando for necessário me corrija. Este espaço é para discutir e nos aperfeiçoar. Boa Pascoa para o amigo e família.

  4. NETO BARROS

    NA REALIDADE , ESSE EMBATE ENTRE ESSE FELICIANO E A SOCIEDADE, MOSTRA A FALTA DE DEMOCRACIA DESSE CIDADÃO, QUE USA A AUTOCRACIA COMO ESTEIO, E COMO OUTRAS INSTITUIÇÕES AQUI NO BRASIL , AO PONTO DE SE PASSAREM DESPERCEBIDOS.ONDE JÁ SE VIU UM FELICIANO DA VIDA PRATICAMENTE MANDAR , DIGA-SE DE PASSAGEM ELE POR SI JÁ É UM ATIVISTA OU NÃO? ORA TUDO ISSO, PORQUE TEMOS UM PAÍS FRAGILIZADO NA SUA BASE , “JUSTIÇA” TEMOS VÁRIOS EXEMPLOS : VEJAM QUANTO DE RELIGIÕES SE CRIA AQUI NO BRASIL? O NÚMERO É TÃO ALARMANTE QUE NEM ACIONANDO O GOOGLE, ELE NÃO DARÁ A RESPOSTA EXATA DE QUANTAS RELIGIÕES TEM AQUI NO BRASIL, ISSO TUDO PORQUE , NA FRAGILIDADE DA CONSTITUIÇÃO TODO CREDO É ISENTO , EU DISSE ( ISENTO ) DE TRIBUTOS (IMPOSTOS) É O TAL DE: SÓ ENTRA!!! QUANTAS FRANQUIAS SÃO VENDIDAS ?
    ENTÃO MEUS AMIGOS, QUAIS FORÇAS IRÁ DE ENCONTRO AOS DIREITOS HUMANOS? QUANTAS? ISSO NÃO SERIA AUTOCRACIA? KKKKKKKKKK GENTE; TUDO ISSO TEMOS QUE ADMITIR , NOSSO PAÍS É FRAGILIZADO POR ESSA COISA CHAMADA DE ” JUSTIÇA ” JÁ DIZIA … (BOB MARLEY ?
    ))QUE PAÍS É ESSE?

    1. Sandro

      Só uma coisa: o embate do Feliciano não é contra sociedade, mas sim contra um grupo de arruaceiros comandados pelos comunistas, que de modo algum representam a sociedade, e; Ele foi eleito de forma democrática, os arruaceiros é que trocaram a democracia pela intolerância.

Comments are closed.