Renan denuncia que Alagoas paga juro da dívida maior que São Paulo
   25 de março de 2013   │     8:49  │  8

Uma audiência pública marcada para a noite desta segunda-feira, 25, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, vai discutir a dívida dos estados – e entre eles, o que está em pior situação é Alagoas.

Além do valor da dívida que já ultrapassa os R$ 7 bilhões, Alagoas paga juro maior que São Paulo.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, defende a mudança do indexador da dívida; Renan considera o indexador atual “injusto e absurdo” porque não ajuda a amortecer a dívida e sim a ampliá-la.

“O indexador atual, que é baseado no IGP-DI mais juros que variam de 6 a 9 por cento ao ano, é uma verdadeira prática de agiotagem oficial.  A presidente Dilma já sinalizou que deseja rever essa situação e vamos propor as mudanças necessárias” – disse o senador Renan.

A proposta é para trocar o IGP-DI pelo IPCA e fixar os juros em 4% para todos os estados. No caso de Alagoas, além do IGP-DI, que foi corrigido em mais de 120% nos últimos dois anos, o Estado ainda paga 8% de juro ao ano, enquanto São Paulo só paga 6%.

Com a troca do indexador, o senador Renan acredita que Alagoas terá uma folga de caixa de no mínimo R$ 20 milhões mensais.

COMENTÁRIOS
8

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. alex

    Todos os alagoanos sabem que o senador Renan votou favorável ao aumento do endividamento do estado e tem lutado – e vai conseguiu, com toda a certeza – reduzir o índice de correção aplicado para o nosso pobre estado.

    There is an excellent cheap iphone 5 store. They wholesale iphone 5, wholesale original iphone. The price is excellent. This http://www.elecsstock.com/ is the best. We ordered one cheap original iphone 5, and they shipped immediately. Shipping is free and so fast. Thank you and your excellent return department staff.

  2. Clara

    Concordo plenamente com vc Gomes!!!
    Sou Alagoana, Confio no Senador Renan Calheiros e tenho certesa que ele vai arrumar um jeito de resolver essa questão, pois sempre está trabalhando encasavelmente por Nosso querido estado!!!

  3. palmeirense dm

    Senador Renan como presidente do senado vai conseguir junto com a presidenta Dilma, resolver o problema de Alagoas e de outros estados que estão em situação parecida.

  4. Gomes

    O custo da dívida é absurdo! Todos os políticos alagoanos, especialmente o senador Renan, têm defendido novos parâmetros na correção, pois o que é cobrado pela União a Alagoas é uma espécie de agiotagem das mais onerosas existentes em todo o país. É interessante, porém, que o governo Teotonio Vilela Filho evite e seu sucessor evitem novos endividamentos, porque o dinheiro que é destinado a este pagamento faz falta na educação, na saúde e no desenvolvimento do estado como um todo. O próprio senador Renan já advertiu sobre isto, apesar de ter votado favorável, para não prejudicar os planos do atual governador, no pedido de empréstimo de quase um bi no final do ano passado.

  5. Santos

    Todos os alagoanos sabem que o senador Renan votou favorável ao aumento do endividamento do estado e tem lutado – e vai conseguiu, com toda a certeza – reduzir o índice de correção aplicado para o nosso pobre estado.

  6. Jairo Santos

    Alagoas paga uma taxa maior que São Paulo e é justo, pois os bons pagadores pagam menos que os maus pagadores. Infelizmente Alagoas é o Estado mais
    mau administrado do Brasil.

  7. Josiel

    Isso mesmo,prepare o seu “terreno” fazendo uma “terraplanagem”,pois,2014 se aproxima,e nada como governar um estado falido como este com um pouco mais de caixa,se bem ,que acredito que NÃO mudará em quase nada.Vocês vejam,um estado como o nosso tem milhares de cargos em comissão alguns recebendo da ALE e da câmara Municipal de Maceió(acumulação ilícita) como noticiou outra fonte jornalística, e como bem sabemos, todos os poderes estão INCHADOS de comissionados,NÃO falarei da ALE ,pois, ali o caso é de polícia, e se temos que começar alguma mudança, teria que obrigatoriamente ser feita por aí,pois ,com certeza é um dos ralos do dinheiro público,servindo também para as práticas ilícitas de desvios que bem conhecemos: um fulano diz” você terá um salário de três mil reais,porém,vou te dar hum mil,o resto é meu”e você que está desempregado aceita,é isso que temos que acabar.A economia está nestas ações,e não nos tostões.

  8. fred

    Agora senador é sua vez, pois os governadores que foram até LULA pedir não conseguira, o senhor tem esse cabedal, e vamos cobrar por isso, Alagoas não pode ser refem de uma divida impagavel, e que nos traz prejuízo.

Comments are closed.