Pena de morte ou prisão perpétua? Quem é favorável?
   22 de março de 2013   │     11:29  │  13

Enquanto no Brasil não vigorar a pena verdadeiramente exemplar para punir criminosos, não se fará justiça jamais.

No Brasil não há condenação por crime e sim penalidade. Um ser humano, se é que se pode chamá-lo assim, que comete atrocidades; que mata por prazer; que sevicia a vítima antes de eliminá-la é no máximo penalizado com 1 terço da condenação – logo, não foi condenado e sim penalizado.

Exemplo: uma condenação de 30 anos resulta na prática numa penalidade de 8 anos. A lei favorece o criminoso e não podemos esquecer que a lei garante que todo o brasileiro tem o direito de matar um. Só um.

Não conheço se tal lei vigora em outros países, mas acho difícil. Nos Estado Unidos, um bandidinho jovem foi condenado à prisão perpétua; se fosse no Brasil o máximo de tempo que ficaria na prisão seria 8 anos.

Dir-se-á que a pena de morte, a prisão perpetua ou medidas punitivas duras não acabam com o crime. Claro; ninguém de sã consciência pode esperar que o crime seja banido completamente, porque isto é impossível.

Mas a certeza de que o bandido vai morrer no paredão ou na cadeia conforta a família da vítima e aproxima mais da verdadeira justiça – que começou na “Lei de Talião” e foi aperfeiçoada, mas em alguns casos, como no Brasil, para pior.

Além da demora no julgamento, tem a condenação que não condena. E assim, a sensação de que o crime vale à pena é a lógica que move os bandidos.

COMENTÁRIOS
13

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. westzem

    é realmente e um pais da impunidade, concordo mais quando a polícia tem sorte de pegar um maniaco que mata mais de uma pessoa, a gente deveria punir com rigor, a pena e para esse criminoso jamais fazer isso de novo.

  2. ANTONIO SIDNEY HERTEL

    LEDO QUE ENGANO DE QUE SOMENTE OS POBRES É QUE SERIAM CONDENADOS A MORTE.EM CASOS DE DÚVIDA PRISÃO PERPÉTUA, CASO NÃO HAVENDO DÚVIDA O QUE REALMENTE ACONTECE EM 99% DOS CASOS A PENA CAPITAL DEVE SER APLICADA.

  3. Julio Barros

    Se pena de morte ou prisão perpetua resolvesse a diminuição dos crimes existentes no mundo muitos dos países que utilizam esse método de punição no intuito de repreensão e exemplo às pessoas para que não cometessem crimes, esse países não teriam crime cruéis e outros países utilizaria. No entanto como se resolveria a questão do sistema judiciário como no que é moroso omisso em certos caso e o principio da igualdade como reza na Constituição que na verdade é desigual aos desfavorecido economicamente falando pagariam por não poder ter condições de contratar bons advogados ou esperariam pela defensoria publica que é escarça e sem funcionários gabaritados para defende-los, eles seriam mortos pela sintema em alguns caso ate mesmo inocentes, exemplos de muitos que por erro da justiça cumpriram pena sem mesmo ter cometido uma infração de transito, e quanto aos políticos que desviam verbas publica, na China a pena é bem clara desviou verba publica morre no Brasil se essa pena fosse aplica teriam que jogar uma bomba inteligente no congresso só matar os ladrões ou em caso de prisão perpetua faria-se um muro ao redor do Congresso e Câmara dos Deputados Federais.

  4. Gustavo

    Com todo respeito, esse foi um dos piores texto que já li na Gazeta. Essa visão de metrópole x colônia não faz qualquer sentido, como se as nossas leis não prestassem, e o que é bom é que vem de fora. Sem falar que você trata a vingança como a verdadeira justiça! Que absurdo.

    A justiça afasta a vingança. A justiça deve punir, mas também tornar o criminoso uma pessoa que possa conviver em sociedade. Uma sociedade que prega a vingança não pode repousar sobre a justiça.

    Outra coisa: de onde você tirou que um condenado a 30 anos fica somente 8 anos preso? Ou o problema é de matemática ou de desconhecimento legal, porque a progressão de regime (que não é liberdade), para uma condenação de 30 anos, se dá com 5 anos (crime comum) ou 12 anos (crime hediondo), no mínimo.

    Não foi nesse blog que a utilidade da pena de morte começou a ser discutida. Isso já é assunto há mais de 500 anos e nunca se chegou a se entender sua efetividade.

    O problema não está na pena, mas na certeza do cumprimento. Você, por exemplo, que admira o que vem de fora, pode observar a legislação europeia, e verá que as penas são parecidas ou até mais brandas que as brasileiras. E por que lá a criminalidade é bem menor? Com certeza por causa da menor desigualdade social, mas também porque a probabilidade de impunidade é muito menor.

    No mais, todo esse debate sobre pena de morte e prisão perpétua é inócuo, pois a nossa Constituição sabiamente as proíbe.

    Por falar em Constituição, fico satisfeito se apenas der uma lida no meu comentário, mas se a respeitar, favor publicar.

  5. nada disso

    caso houvesse pena de morte no BR a mesma somente serviria para os coitados de cristo. em um país onde existe marginal de todo o tipo, esse tipo de castigo não serviria. corruptos, ladrões dos cofres públicos, politicos desonestos e principalmente deputados e senadores os autores dos projetos, com certeza já inventariam uma maneira de não serem penalizados. o negócio passaria para os menos favorecidos. de acordo com a ignorancia, pena de morte teria sim, porém, feitas pelas própris mãos;

  6. NETO BARROS

    PRISÃO PERPETUA, OU PENA DE MORTE : É RELATIVO, BASTA QUE COPIEMOS AS LEIS AMERICANAS , OU OUTRO MODELO QUE FUNCIONE VERDADEIRAMENTE EM OUTROS PAÍSES , PRA COMEÇAR , ESSA “JUSTIÇA” QUE TEMOS NESSE BRASIL , COM ESSA “CONSTITUIÇÃO ” QUE MAIS PARECE UMA PENEIRA, CHEIA DE BRECHAS , ESPERAMOS O QUE? SEMPRE DIGO; VIVEMOS NUMA DITADURA CIVIL DESFAÇADA, PQ ENGOLIMOS TODAS IMPOSIÇÕES A NÓS ATRIBUÍDAS OU NÃO? QUANDO DIGO QUE FIDEL, UGO CHAVES E MAIS ALGUNS AÍ DESSA LINHA SOCIALISTA TINHAM E TEM RAZÃO, ME CHAMAM DE DITADOR, PORÉM, AO LOGO DA HISTÓRIA VEMOS AS COISA TOMAREM RUMOS ADVERSOS, QUANDO OS EUA QUERIA INVADIR O IRAQUE , ERA O PETRÓLEO A CAUSA MAIOR DELES, QUANDO DA VENEZUELA TAMBÉM O PETRÓLEO , COMO TEVE RESISTÊNCIA NA VENEZUELA , SE NÃO FOSSE UGO CHAVES HOJE SERIA UM DISTRITO DOS EUA. ENTÃO VAMOS PRIMAR POR UMA CAUSA QUE VENHA FUNCIONAR , E NÃO QUERER ILUDIR MAIS UMA VEZ. SOU A FAVOR DE UM REGIME QUE FUNCIONE E OS CULPADOS SEJAM PUNIDOS SIM.

  7. ALAGOANO

    QUANTO A PENA DE MORTE AÍ MUDA UM POUCO, QUEM NÃO VAI QUERER , SÃO OS ADVOGADOS, PORQUE VAI PERDER OS CLIENTES, E ISSO NÃO QUEREM JAMAIS , POIS DE MENTIRA VIVEM ELES “ADVOGADOS”. PENA DE MORTE COM ESSA “”JUSTIÇA” ? COMO IRIA FUNCIONAR? SERIA DE BOM TAMANHO QUE A JUSTIÇA FOSSE IMPORTADA, JÁ QUE A NOSSA ´É CORRUPTA , ACHO SINCERAMENTE QUE AS PUNIÇÕES DEVERIAM FUNCIONAR ASSIM: PRENDE , REINCIDIU PENA DE MORTE, SEM DIREITO A DEFESA, COMETER UMA VEZ , SOMOS PASSIVOS DISSO , MAIS DEPOIS DA PRIMEIRA NÃO TERIA PERDÃO.EM QUALQUER CASO O QUE FALTA É SERIEDADE NESSE PAÍS. OU SE TEM E CUMPRE AS LEIS OU NADA FUNCIONA.

  8. ALAGOANO

    TENHO QUASE CERTEZA QUE MUITOS DOS SEUS COLEGAS VÃO LHE IMPRENSAR NA PAREDE, DIZENDO: VOCÊ TA DOIDO BOB? IÉ ASSUNTO PRA SE DISCUTIR? ONDE FICA A LIBERDADE DE IMPRENSA? ISSO SE JÁ NÃO O FIZERAM. ACHO QUE IMPARCIALIDADE É COISA RARA, VEJAMOS O SEGUINTE: PERPETUA COMO? AQUI NO BRASIL O PRESO TEM DIREITO A TUDO QUANTO É REGALIA, TV, CELULAR COM CRÉDITO, VISITAS FEMININAS, TRATAMENTO AMBULATORIAL SEM ESPERA ALGUMA E MÉDICO A DISPOSIÇÃO , COMO NENHUM PLANO DE SAÚDE TEM, SALÁRIO RECLUSÃO, AGORA SÓ FALTA UMA CASA SEPARADA DENTRO DO PRESÍDIO, SE É VERDADE? PROCURE SE INFORMAR E DEPOIS PUBLIQUE ISSO , ATÉ O PRESO VAI QUERER PENA PERPETUA , MAIS SEGURO QUE O CIDADÃO BRASILEIRO , TRABALHADOR, E PODE FAZER UMA ENQUETE PRA VER QUEM QUER SAIR DE LÁ? DIGO : DOS PERICULOSOS, QUEM?
    VOU CONTINUAR

  9. Carlos

    Dependendo do tipo de crime e FICANDO TOTALMENTE COMPROVADA (SEM RESTAR NENHUMA DÚVIDA) a PARTICIPAÇÃO do (s) criminoso (s), independentemente dele ser MAIOR INFRATOR ou MENOR INFRATOR (muitos destes hoje em dia, são até chefe de quadrilha) a punição devia ser Pena de Morte (paredão). Aí, eu queria ver se o FUTURO INFRATOR não ía pensar n (ene) vezes antes de cometer atrocidades/barbaridades/brutalidades. No caso de Prisão Perpétua, o CRIMINOSO devia produzir/trabalhar na cadeia se quizer comer. Caso contrário, que morra de fome e que não seja bancado pela sociedade.

  10. S.F.MENDONÇA

    LAMENTAVELMENTE A PENA DE MORTE NÃO PODE SER ADOTADA NO BRASIL,POIS CASO ISSO ACONTECESSE SOMENTE OS POBRES SERIAM PENALIZADOS.

  11. Rômulo Uchôa

    Muito bom esse seu comentário, meu caro Roberto Viilanova. Essa também é a minha opinião. Gostei demais do seu texto, tanto que – mesmo sem consultá-lo – postei na minha página do facebook e vou reproduzi-lo no meu blog. Parabéns pela matéria.Um abraço

Comments are closed.